TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS instrumentos tecnicos do serviço social

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4







                    INTRODUÇÃO

  • Neste trabalho estudaremos  a teoria e pratica profissional, quais as suas principais influências, a concepção do materialismo histórico-Dialético entre a teoria e a prática do Assistente Social, a diferença sobre unidade e identidade, como e porque a passagem da teoria a prática necessita das definições dos fins e da busca dos meios.Argumentos da importância de não se separar conhecimento, finalidades,valores e meio na efetivação da prática profissional, o que de fato podem acontecer nas tensões existentes na relação entre a teoria e a prática profissional.

 Relação entre a pratica e a teoria

    A alternativa encontra-se tanto na posição dos fins quanto na busca dos meios, implica “em escolhas. A articulação ontológica que conecta a totalidade da práxis social aos valore é a categoria da alternativa.

  •  Precisa conhecer a verdadeira constituição daqueles objetos que servem de meio para tal finalidade, onde entram também as relações, as possíveis conseqüências, a práxis é inseparável do conhecimento. (Lukács, 1988, p.112).

    Deve se escolher,  os meios, os procedimentos e os instrumentos adequados à efetividade da finalidade  ideal. Na acepção de Lessa (200, p.111) . Essa assertiva contém em si o caráter teórico e ético que subjaz a esses elementos. Caráter ético no sentido de que os juízos de valor.

     Ao se escolher um fim, há de se refletir sobre valores que estão impregnados nessa escolha, para que haja uma escolha consciente e coerente com referencial teórico utilizado no conhecimento dos meios necessários à ação, o processo de escolher requer, desde o princípio, avaliar entre certo e errado, útil e inútil. Para Heller (1992, p. 120), moral em Marx não concerne a qualquer domínio.

Relação entre a pratica e a teoria

      E no plano moral que se manifesta igualmente a sabedoria da vida no indivíduo, e manifesta a força, a resistência e a solidez do caráter.

     Assumir responsabilidades e ter um compromisso com algo ou alguém possui um caráter político, de forma que ética e política estão sempre juntas.

  • Tomar partido implica comprometer-se, para se comprometer é necessário inferir valores sobre o “objeto” de nosso comprometimento, daí  o caráter ético-político do  comprometimento .

  •  Para que o sujeito se responsabilize por sua ação, é necessário que tenha consciência desse caráter ético-político, assim, essa ação deve ser consciente, internacional e livre (entendendo liberdade como articulação limites/possibilidades) (Rio, 2001).

Relação entre a pratica e a teoria

        Os elementos técnicos existem num determinado processo histórico, a técnica não antecede o político, ao contrário, ao se escolher uma técnica já se esta exercitando uma certa concepção política, e o político que orienta toda técnica e instrumentação tenha-se ou não consciência disso.

     Saber fazer bem não é a mesma coisa que “conhecer o bem” e “fazer o bem”. Dessa forma, competência ética, política e técnica.  Essas dimensões são  estreitamente  articuladas por meio da dimensão ética, que por seus teor de responsabilidade e de compromisso, poderia evitar práticas politeístas e tecnicistas.

     Não se podem separar conhecimento, finalidades e valores e meios na efetivação da prática, sendo que nesse processo, contudo, é o fim que regula os meios.

   

A prática profissional, instrumentos, ações, e a abordagem teórico-metodológica

A prática profissional, instrumentos, ações, e a abordagem teórico-metodológica

  • C) quais as limitações que estou encontrando ? O instrumental técnico e abordagem metodológica do assistente social.

  • 1) qual a metodologia do trabalho no cras?A metodologia é a forma de como vou realizar o meu trabalho, com visitas domiciliares,busca ativa dos familiares,acolhimento das familías no  cras e atividades em grupos

  • 2) Qual o projeto ético política? Desenvolver o serviço de proteção e atendimento integral a famílias-PAIF buscando garantir a proteção social assegurada no SUAS.

  •  3) Qual o projeto técnico operativo da CRAS? Com entrevistas, visitas domiciliar,  Relatórios, grupos de convivências, planejamento através do conhecimento da realidade  e o diagnostico da situação.

O instrumental Técnico e abordagem metodológica do Assistente Social

     4) Os profissionais do serviço social vivem uma situação embaraçosa nos dias de hoje

      ( x ) sim

      (    ) não

      (    ) talvez

    5) O abrigo institucional resgate  recebe adolescente encaminhado de outras cidades:

      (    ) sim

      (  X  ) não

      Obs: Não pois é uma Política Publica do Município de Pelotas

  • 6) O centro POP é uma instituição que abriga moradores de rua:

     (   )sim

    ( x )não

 

 


     10) Além do conhecimento teórico qual outro conhecimento devemos ter:

        ( x ) o conhecimento procedimental

        (    ) o conhecimento de causa

        (    ) o conhecimento pessoal

CONCLUSÃO

  • Concluímos no final deste trabalho que, as influências entre a teoria e a prática são inegáveis, a teoria se transforma de imediato em ação e o instrumento e a técnica são conferidas diretamente de uma teoria. As influências ética-política e tecnico-operátivos são essenciais na atuação profissional do serviço social, a relação entre as extensões teórica, ético, política e técnico operativo na posição dos fins e na busca do meios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com