TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PLANEJAMENTO E GESTAO EM SERVIÇO SOCIAL

Exames: ATPS PLANEJAMENTO E GESTAO EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  5.844 Palavras (24 Páginas)  •  1.981 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

5ª SÉRIE - PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DO SERVIÇO SOCIAL

PROFESSOR A DISTÃNCIA: MS. ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES

ITAPIPOCA –24 ABRIL DE 2014

QUADRO ESQUEMÁTICO

ESCOLA E SOCIEDADE ESCOLA E DESENVOLVIMENTO

EDUCAÇÃO E INVESTIMENTO IGUALDADE SOCIAL

PLANEJAMENTO OPERACIONAL REALIDADE EXISTENTE- REALIDADE DESEJADA

SOCIEDADE DESEJADA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento torna-se importante na prática profissional do Assistente Social porque ele observa a sociedade existente e foca na sociedade desejada, e parti para a prática buscando assim a utopia, uma sociedade com uma renda bem distribuída, pessoas valorizadas.

QUADRO ESQUEMÁTICO COLETIVO

SOCIEDADE HIERARQUIA-PESSOAS CARENTES PROJETOS EDUCACIONAIS-

BUSCA DE IGUALDADE SOCIAL PRÁTICA TRANSFORMADORA SOCIEDADE COM OBJETIVO ALCANÇADO

Podemos e devemos como Assistentes Sociais produzir mudanças na realidade social existente tendo como meio o campo de trabalho em que se atua, é necessária uma proposta consistente e uma metodologia adequada para se alcançar algo. Existem na sociedade ideias divergentes, hierarquias de valores contraditórias, e é sobre esta situação que se dá a possibilidade original de transformação, esta possibilidade baseia-se na produção do diferente, do que não é hegemônico, para reforça-lo, para fazê-lo crescer, para contribuir na construção de uma nova sociedade, dentro é claro, dos limites de poder e força e, sobretudo, de convicção e de capacidade de luta de quem deseja a mudança.

PASSOS DO PLANEJAMENTO E SUAS ANÁLISES

A- Preparação

Esta etapa é totalmente necessária se a instituição ou o grupo está iniciando um processo mais globalizado e participativo do planejamento. O objetivo desta etapa é promover a análise dos pontos básicos de um processo científico e participativo, a fim de que cresça a motivação para o planejamento e para que se possibilite a eficiência nas etapas seguintes.

B- Elaboração do plano global de médio prazo

1-Elaboração de um marco referencial-

Distribuir aos participantes um conjunto de questões, cujas respostas, trazem material para a elaboração de um marco referencial, as perguntas devem ser em quantidade suficiente para permitir, aos participantes, a escolha de temas que mais interessam.

2-Elaboração do diagnóstico-

É indispensável que o grupo seja lembrado de que o diagnóstico não é uma descrição da realidade, mas um juízo sobre a instituição, resultante da comparação de sua realidade presente com a realidade desejada.

Tomar as questões para iniciar o diagnóstico e distribuí-las aos participantes, solicitando que individualmente, anotem pontos e ideias que respondam ás questões.

3-Elaboração de uma programação-

É a etapa em que mais necessários se fazem, das partes da coordenação, a precisão e o rigor técnicos. Esclarecer aos participantes, os principais conceitos: objetivos, políticas e estratégias, determinações gerais, etc. Isso tudo sem muitos detalhes, buscando-se a compreensão das ideias, não tanto das palavras.

4- Revisões gerais-

São prudentes, depois de preparados estes textos, cujo conjunto é um plano global de médio prazo, fazer revisão geral em grupos, com alguns possíveis acertos no texto.

C-Elaboração de planos globais de curto prazo

Planos de curto prazo é a especificação daquilo que, no período de curto prazo (um ano por ex) se fará do conjunto da programação constante no plano de médio prazo. Na prática, a elaboração destes planos de curto prazo assume uma conotação administrativa maior.

D- Elaboração de planos de setores

Não há necessidade de um novo roteiro para a elaboração de planos nos setores, a observação dos princípios até aqui serão suficientes para a tarefa nos setores.

Os passos imprescindíveis na elaboração do conjunto de planos de uma instituição que servirão á organização e á consolidação de um processo de planejamento:

• Preparação;

• Elaboração do plano global de médio prazo;

*elaboração do marco referencial;

*elaboração do diagnóstico;

*elaboração da programação;

*revisão geral;

• Elaboração de planos globais de curto prazo;

• Elaboração de planos setoriais.

O roteiro dá importância ao fazer, o que, naturalmente, não é suficiente. Seu objetivo é fazer frente á seguinte situação: uma instituição ou um grupo pretende dar a seu planejamento um sentido científico, mais global e mais participativo, estando à coordenação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com