TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Tecnologia De Gestão

Exames: ATPS Tecnologia De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  2.782 Palavras (12 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 12

1.0 - Introdução:

Para definir gestão, como conceito, devemos orientar-nos em termos gerais, que nos dizem que gestão são a ação e o efeito de administrar ou dirigir um determinado negócio.

A gestão também é o que nos leva a organizar, dispor, dirigir e dar uma ordem para que se consiga um determinado objetivo.

Ao tratar do termo deve-se mencionar que a gestão é uma tarefa que requer esforço, recursos, consciência e boa vontade para que se possa chegar ao objetivo desejado.

A gestão também é usada para referir-se a direção e administração que se realiza em uma organização, empresa ou negócio.

Mesmo não sendo perfeitamente possível encontrar uma definição que seja aceita de forma universal quando se trata do assunto, existe certo consenso que a gestão pode definir-se como um conjunto de tarefas que buscam garantir a execução eficaz de todos os recursos disponíveis numa organização para conseguir realizar objetivos propostos.

A função da gestão é a otimização do funcionamento dos negócios ou das organizações através da resolução de tomar decisões que sejam racionais e fundamentadas na coleta de informações que sejam consideradas de relevância, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.

Gestão também pode ser definida como um conjunto de regras que nos ajuda a executar um negócio ou uma atividade empresarial com maior eficácia; definitivamente trata-se de obter sucesso em qualquer empreendimento de caráter econômico, financeiro ou político.

O termo gestão vem do latim “gestio-gestionis”, que significa executar, obter sucesso com meios adequados.

Tendo uma gestão de boa qualidade pode-se obter êxito em tudo o que se propõem na vida.

A gestão é um meio pelo qual se consegue, também com planejamento, resultados de qualidade e, definitivamente a gestão faz com que os objetivos propostos sejam realizados.

O papel do gestor implica na liderança em sua essência, em muitas circunstâncias é preciso ser equilibrado, sabendo ouvir mais do que falar.

O Gestor que é líder influencia, propõe motivação, desafios em busca da construção voltados à diferença, através da cooperatividade.

O líder direciona ações, mas, sobretudo acredita no potencial da sua equipe.

A liderança é um convívio com métodos que viabiliza a reflexão-ação de forma solidária e somativa. O papel do gestor vai muito além de administrar.

De acordo com Leonel, Naiara as pessoas (colaboradores da empresa), dependem das organizações para atingir seus objetivos pessoais e as organizações dependem das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender os clientes e competir no mercado.

Para que ocorra a ligação eficaz entre os objetivos da organização e das pessoas que fazem parte dela é necessário que haja um intermediário.

Esse intermediário é o gestor, o qual tem por papel principal propiciar as condições necessárias para que os objetivos pessoais dos colaboradores se alinhem aos objetivos organizacionais, ou seja, gerir as pessoas de modo que estas consigam atingir seus objetivos pessoais sem deixar que os objetivos da organização sejam deixados de lado e deixem de ser o foco.

Vale ressaltar que não existe um livro mágico que ensine em dez passos como gerir eficientemente as pessoas, porém há diversas teorias, técnicas e estudos que auxiliam nessa difícil tarefa.

Cabe ao gestor analisá-las e com o seu auxílio desenvolver as técnicas adequadas para serem aplicadas na organização.

É de suma importância que na formulação dessa estratégia de gestão o gestor traga sempre em mente a cultura, visão, missão, valores e objetivos da empresa e principalmente que são as técnicas de gestão que devem se adaptar as situações vividas no ambiente organizacional e não o contrário.

1.1 – Mudança Organizacional:

Mudança organizacional é qualquer alteração planejada ou não na relação entre organização e o ambiente, visando sempre à eficiência e eficácia organizacional, garantindo a satisfação do cliente e superando seus concorrentes.

Toda mudança implica novos caminhos, novas abordagens, novas soluções.

Nas organizações, as mudanças estão ocorrendo a todo instante. Do lado de fora, clientes mudam seus hábitos de compra e de preferência, fornecedores mudam características e preços das matérias-primas. Concorrentes mudam suas estratégias, o governo impõe alterações nas leis, e isso tudo nunca acaba.

Do lado de dentro, os processos de trabalho precisam ser modificados, máquinas e equipamentos são substituídos por novos, as matérias-primas são alteradas, os padrões de qualidade sofrem melhorias, as pessoas precisam aprender novos conhecimentos e habilidades, as estratégias são aperfeiçoadas, e isso tudo também nunca acaba.

A mudança ocupa um importante lugar no estudo da viabilidade organizacional.

Quando feita adequadamente, a mudança capacita a organização a manter sua viabilidade e competitividade em um ambiente mutável e incerto.

Porém, quando feito de maneira, errada, a mudança pode destruir uma organização e levá-la à inviabilidade.

A mudança organizacional envolve toda organização, e exige certos passos gradativos, como o reconhecimento do problema, a identificação da suas causas, a busca de estratégias e a avaliação da mudança.

Reconhecimento do problema

Um dos sinais mais comuns dos problemas organizacionais aparece no processo de colheita de dados na rotina da organização. As estatísticas sobre rotatividade, absenteísmo, greves, disputas sindicais e produtividade são aspectos que refletem o estado geral da saúde da organização.

São medidas que fazem parte de qualquer sistema de controle organizacional.

Identificação das causas

Quando um problema é localizado e reconhecido, o passo seguinte é descobrir suas causas.

A técnica mais comum é perguntar as pessoas por que elas estão insatisfeitas, estressadas ou infelizes.

Trata-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com