TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL

Artigos Científicos: ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  3.313 Palavras (14 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 14

Importância do Serviço Social

Introdução:

Nos dias de hoje o perfil que o Assistente Social possui é uma soma das experiências que outros profissionais das áreas absorveram ao longo de pouco mais de um século. Hoje, o Assistente Social modifica a sua atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder as exigências e as contradições da sociedade capitalista. Contudo, nem sempre foi assim. No passado o Serviço Social era completamente influenciado pela doutrina social da Igreja Católica, pode-se perceber que outras correntes influenciaram o processo de profissionalização, cujas bases possuem um forte relacionamento com o monopolista absorvendo os princípios da filantropia. Ação é orientada a um fim como resposta às necessidades sociais, materiais ou espirituais essa abordagem do exercício profissional em sua dimensão de trabalho concreto, útil. A Divisão Social do trabalho na medida em que a satisfação e as necessidades sociais se tornam mediada pelo mercado, pela produção, troca e consumo das mercadorias.

Ação Social é todo comportamento cuja origem defende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas. Essas “outras partes” podem ser indivíduos ou grupos, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos por quem realiza a ação. O elemento que incide sobre o trabalho realizado no âmbito do aparelho do Estado é burocracia. A metamorfose dos espaços ocupacionais do Assistente Social são estratégias para responder a questão social.

2 ) Ação em prol de pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda tende a se sentir valorizado e útil em poder amenizar o problema de alguém alheio a ele. Pode ajudar pessoas quem não tiveram, talvez, a mesma sorte ou oportunidade que ele teve, pode trazer sentimentos de gratidão e satisfação, já que está doando seu tempo a seus esforços para um bem maior, ali ele pode perceber seus problemas talvez não sejam tão grandes quanto aparentam ou que não são impossíveis de serem resolvidos.

A Pedagogia da Participação e a Pratica do Assistente Social.

O Serviço Social Brasileiro, neste sentido busca resgatar a força do pensamento deste ator italiano no “fazer” nesta profissão a partir do que esta expressa na literatura profissional desde a década de 1970. Quando Gramnci passa a ser um marco teórico no exercício profissional do Serviço Social, assim, o perspectivo sócio educativo assumido pelos profissionais do Assistente Social. Enfatizando junto aos segmentos populares das classes trabalhadoras desses sujeitos na cena histórica, a análise do estatuto do Serviço Social na sociedade contemporânea tem sido feita a partir de três ângulos diferentes no interior da tradição marxista.

Que vem expressando as polêmicas em torno do debate sobre as três posições presentes no Serviço Social a concepção do Serviço Social “trabalho” cujos fundamentos se buscam em máxis; o Serviço Social “ideologia” tendo Lucas como referência em seus fundamentos teóricos; no pensador italiano Antonio Gramsci( Imamoto, 2008, pag 216). Como objeto de sua análise de sua influência do pensador italiano no curso sócio histórico da profissão.

Na década de 1990 consolida uma direção política das classes dominantes no processo de enfrentamento da crise brasileira havendo a constituição de uma cultura persuasiva para definir e tornar universal. Procura-se naturalizar objetivamente da ordem burguesa tendo como base o novo conformismo social que visa o consentimento das classes subalternas.

Desde 2004, o debate acadêmico e publico sobre o golpe de 1964, viu aparecer com força uma série de hipóteses que tentam relativizar o papel dos direitos naquele processo, a conquista do Estado (1981). Agora a porta de lado com intuito de co-responsabilidade as esquerdas e o próprio executivo nacional trabalhista de João Goulart pelo desfecho. Isso levou a diversas analistas criticas como Toledo (2004), Matto (2005 e 2008), Melo (2006). A caracterizar essas “novas versões” da historia como revisionistas, que na verdade não fez mais do que atualizar os argumentos dos próprios golpistas quatro décadas depois, encontram grande repercussão entre grande imprensa, toda ela comprometida com a conspiração golpista e no apoio ao regime ditatorial, como os jornais o Estado de São Paulo, o Globo, Jornal do Brasil entre outros.

O Serviço Social é uma profissão que se ocupa, entre outras questões, com relações sociais. Na atualidade, em que o mundo do trabalho, passa por profundas mudanças, essas relações tendem a engaçarem-se tendo em vista que acirra-se a competitividade nesse mercado, produzindo duas categorias de trabalhadores: os progressivamente afastados das oportunidades de qualificação e consequentemente co grandes dificuldades para a permanência no emprego , ou para o retorno aos seus postos de trabalho.

O Assistente Social é um dos profissionais que poderá estar recebendo a demanda oriunda desses dois pólos, fazendo o atendimento individual, em grupo a familiar desenvolvendo ações que tem como meta estabelecer os vínculos de pertença e evitar a possível exclusão social originaria, das situações de vulnerabilidade e conflito. Especialmente em relação aos trabalhadores que tem suas possibilidades de emprego diminuídas por essas mudanças. A atenção profissional do Assistente Social buscara capacitá-los para o exercício de seus direitos básicos de cidadania possibilitando-lhes o acesso as políticas sociais disponíveis, ou provando a criação de novos serviços que venham seguir possíveis possibilidades e dificuldades de atendimento a essa população.

Essa metamorfose em relação ao trabalho é vivenciada duplamente pelo Assistente Social, que sobre este prisma enquadra-se como trabalhador, devendo ser possuídas das qualidades de empregabilidade exigida pelo mercado. Por outro lado em momento profissional no exercício de sua profissão, como prestados de serviços sociais, estará recebendo no seu lugar de trabalho, nas diversas áreas de atuação do Serviço Social, essa nova leva de usuários pertencente à classe que vive do trabalhador, nas que não encontram esforço para o exercício de sua cidadania por meio da ocupação profissional.

Diante dessa situação há uma maior procura pelas políticas sociais compensatórias com a consequente ampliação dos números de vagas para o Assistente Social já que esse profissional competente para planejar, gerir e operacionalizar a política do Assistente Social nessa nova configuração de realidade, consistente em apresentar-se como uma nova profissão qualificada para contribuir com respostas a estas questões imediatas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com