TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATV._ COLABORATIVA_CIÊNCIAS SOCIAIS_ XICA DA SILVA

Artigos Científicos: ATV._ COLABORATIVA_CIÊNCIAS SOCIAIS_ XICA DA SILVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução (descrição do programa escolhido)

O programa televisivo brasileiro analisado trata-se da telenovela “Xica da Silva”, produzida pela extinta Rede Manchete e exibida entre 17 de setembro de 1996 a 11 de agosto de 1997 às 21h30. Escrita por Walcyr Carrasco (sob o pseudônimo Adamo Angel) e dirigida por Walter Avancini. Uma reprise da telenovela foi exibida no canal SBT, do dia 28 de março de 2005 a 9 de dezembro de 2005, totalizando 231 capítulos – não estando em exibição atualmente. Teve como protagonista e antagonista principais respectivamente, Taís Araújo (Xica da Silva) e Drica Moraes (Violante).

A história de Xica da Silva, a escrava que virou rainha em pleno século XVIII, apresenta Xica como uma jovem escrava atrevida e muito inteligente, que acabou por conquistar um marido rico e deixa de ser escrava, escandalizando, completamente, a sociedade hipócrita de sua época, movida pela cobiça do diamante.

Análise crítica do programa

Indiscutivelmente o enfoque, juntamente a maneira na qual os assuntos abordados em “Xica da Silva” foram expostos ao público rompeu fronteiras/barreiras, ao ultrapassar diversas regras e “clichês” existentes na época, gerando grande polêmica.

Isto, decorrendo, principalmente das cenas relacionadas à tortura (física e psicológica), violência sexual, opressão, submissão existentes no contexto da trama, ou seja, a telenovela direta e indiretamente utilizou pontos polêmicos, de relevância no cenário da dramaturgia brasileira na época, para quebrar barreiras, criando uma diferenciação, tanto no conceito de criação das telenovelas quanto na dramatização dos fatos – sendo que “Xica da Silva” é a única novela cujo seus protagonistas são baseados em pessoas e fatos reais.

Além disso, o conceito empregado nas formas de reprodução técnica da obra também serviu como exemplo diferencial, primeiramente nos cinemas, com o filme “Xica da Silva”, dirigido por Carlos Diegues, baseado no livro homônimo de João Felício dos Santosem 1976, com Zezé Motta e Walmor Chagas nos papéis principais. Após isso, a obra foi reformulada completamente para a exibição em capítulos na forma de telenovela, isto é, foi remasterizada novamente com o auxílio da tecnologia existente na época.

Sobre o contexto da telenovela, entende-se que dentro do conceito existente na trama o traço mais perceptível da formação de uma consciência coletiva acerca da história relatada, estimulada pela indústria cultural é a visão distorcida, como forma de alienação, por grande parte dos telespectadores em ambos os períodos de exibição, sendo que enxergavam as extravagâncias e atrocidades, cometidas principalmente por Xica da Silva, como algo divertido ou até mesmo prazeroso. Além de outras diversas “expressões” e ações provocadas pela repercussão em massa, na época, atrelada ao modelo apelativo de relatar o fato histórico no qual a telenovela se embasa – a vida de Francisca da Silva de Oliveira, a verdadeira Xica da Silva.

Contudo, um os pontos mais impactantes derivados da telenovela, inicialmente, foi primeiramente, a idade da protagonista, Tais Araújo, que aos 17 anos, tornou-se a primeira protagonista negra da televisão brasileira.

Conclusão

A exibição da telenovela Xica da Silva, certamente foi extremamente expressiva, independente do período em que foi exibida casou grande impacto na concepção dos telespectadores em relação à forma de expressão reproduzida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com