TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Pesquisas Acadêmicas: AUDITORIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  8.024 Palavras (33 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 33

AUDITORIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

Edson Martins do Nascimento

Felipe da Silva Martinello

Orientadora: Profa. Dra. Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar

RESUMO

Este trabalho busca identificar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis quanto à auditoria de sistemas de informação e quanto às funções desempenhadas pelo auditor de sistemas de informação. O tema é relevante, pois hoje em dia, a tecnologia da informação passou a ser fator chave para o sucesso das organizações, frente a isto, os Sistemas de Informação Gerencial tem papel preponderante na tomada de decisões de seus gestores, e para que as informações advindas destes sistemas sejam confiáveis, é necessária a auditoria de sistemas de informação. Utilizando metodologia de abordagem quantitativa descritiva, envolvendo a interpretação de dados coletados através de questionários aos alunos dos últimos semestres do curso de ciências contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Palavras-chaves: Auditoria. Sistemas de Informação. Auditoria de Sistemas de Informação.

ABSTRACT

This paper aims to identify the students' perceptions regarding the Accounting auditing and information systems regarding the functions performed by the auditor of information systems. The topic is relevant because today, information technology has become a key factor for the success of organizations, compared to this, the Management Information Systems plays an important role in making decisions of their managers, and that the information arising from these systems are reliable, it is necessary to audit information systems. Using the methodology of quantitative descriptive approach, involving the interpretation of data collected through questionnaires to students of the last semesters of Accounting of Mackenzie University.

Keywords: Audit. Information Systems. Audit of Information Systems

1 INTRODUÇÃO

Em todos os ramos de atuação o processo eletrônico faz se necessário, segundo Laudon e Laudon (2001, p. 02) “Hoje em dia, é amplamente notório que a compreensão dos sistemas de informação é essencial para os gerentes porque a maioria das organizações necessita de sistemas de informação para sobreviver e prosperar”, porém, como ter garantia que as informações da empresa estarão seguras num sistema de informação? Para este faz-se necessária uma auditoria, de acordo com Lins (2011, p. 3) “(...) auditoria, seja de qual tipo for, interna ou externa, significa conferência, verificação, análise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe”.

Mas como a auditoria deve atuar sobre Sistemas de Informação? De acordo com Imoniana (2005, p. 16) “A auditoria em ambiente de tecnologia de informação não muda a formação exigida para a profissão de auditor, apenas percebe que as informações até então disponíveis em forma de papel são agora guardadas em forma eletrônica e que o enfoque de auditoria teria que mudar para se assegurar de que essas informações em forma eletrônica sejam confiáveis antes de emitir sua opinião”.

A pesquisa justifica-se pela necessidade em mensurar o nível de conhecimento dos estudantes de Ciências Contábeis a respeito da auditoria de sistemas de informação, o papel do auditor de sistemas de informação, e o mercado de trabalho nesta área como oportunidade profissional para os futuros bacharéis em Ciências Contábeis. Parte-se da premissa de que a função do auditor de sistemas de informação passou a ser fortemente requisitada pelas empresas devido à forte influencia da tecnologia de informação no cotidiano das corporações.

Levando-se em consideração a importância da formação do profissional de contabilidade para que o mesmo possa atuar como auditor de sistemas, este trabalho tem como problema de pesquisa: Qual a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis com relação às funções da auditoria de sistemas de informação e à atuação do auditor de sistemas de informação? Para responder a essa questão tem-se como objetivo geral da pesquisa: Identificar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis quanto à auditoria de sistemas de informação e quanto às funções desempenhadas pelo auditor de sistemas de informação. Como objetivos específicos tem-se: 1) identificar a percepção dos estudantes acerca das funções da auditoria de sistemas; 2) identificar a percepção dos estudantes acerca das funções desempenhadas pelo auditor de sistemas de informação; 3) avaliar se há divergências de percepção tanto em relação às funções da auditoria de sistemas quanto em relação às funções do auditor de sistemas de informação dentre os estudantes de diferentes semestres. Na universidade na qual se fez a pesquisa, até o sexto semestre do curso de Ciências Contábeis já foram ministradas as disciplinas de Auditoria e de Sistemas de Informação; assim, os estudantes aos quais se faz referência nos objetivos da pesquisa foram selecionados dentre aqueles que estão cursando o sexto, sétimo ou oitavo semestre do curso.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Como referencial teórico, que servirá de base para esta pesquisa, abordaremos as seguintes palavras-chaves: Auditoria, Sistemas de Informação e Auditoria de Sistemas de Informação. Considerando que são os pilares para o adequado entendimento do que se quis avaliar.

2.1 AUDITORIA

Quando se pensa em auditoria, a maioria das pessoas pensa em algo relacionado à auditoria de demonstrações financeiras (DF’s), porém um processo de auditoria pode ser conduzido para diversos segmentos. Lins (2011, p. 03) define a auditoria de um modo abrangente, pois: “[...] seja de qual tipo for, interna ou externa, significa conferência, verificação, análise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo a que se propõe”.

O principal objetivo da auditoria é, segundo Attie (1987 p. 42), proteger os interesses da empresa; para isso, fornece aos administradores informações em todos os níveis para que estes tenham ferramentas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com