TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTARQUIAS SÃO ÓRGÃOS INTEGRANTES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Por:   •  11/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

RESPONDA VERDADEIRO OU FALSO

1. AUTARQUIAS SÃO ORGAOS INTEGRANTES DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA

2. As autarquias são criadas para desempenhar atividades típicas de Estado, inclusive de caráter econômico.

3. Os direitos e obrigações das autarquias são distintos àqueles conferidos ao seu ente criador.

4. As autarquias são subordinadas ao seu ente criador.

5. Para desempenhar suas atividades, as autarquias contam com a força de trabalho de empregados públicos.

6. Um exemplo de autarquia comum ou ordinária é o Banco Central do Brasil (BACEN).

7. As autarquias possuem personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios para executar atividades típicas de Administração Pública.

8. Quanto à capacidade administrativa, as autarquias subdividem-se em fundacionais e corporativas.

9. A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é considerada autarquia sob regime especial.

10. Em âmbito federal, as autarquias são criadas por decreto do Presidente da República.

RESPONDA ENTRE GOVERNO MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL

11. Se você e seus vizinhos quiserem reclamar do atraso no recolhimento do lixo, além de pedir um sistema de reciclagem dos resíduos domésticos no bairro, quem devem procurar?

12. A região onde você vive tem muito apagão. Já tentou reclamar com a empresa, que diz que o problema não é dela. A geração e distribuição de energia é responsabilidade de quem?

13. Nas férias, você pegou o carro para uma cidade vizinha, no mesmo estado. No caminho, encontrou estradas com buracos e má sinalização. Para quem mandará as fotos que tirou, exigindo maior cuidado e fiscalização nas rodovias?

14. Você comprou uma bicicleta, mas encontrou poucas condições para pedalar como meio de transporte. A quem deve reivindicar a inclusão de ciclovias no planejamento urbano?

15. A sua avó está com sérios problemas de saúde. Você quer saber em qual posto ir, em caso de emergência. Mas, afinal, quem oferece tratamentos, diagnósticos e terapias?

16. Nas eleições, há sempre quem prometa melhorar a educação infantil. Ano após ano, você continua vendo poucas opções de creche à primeira parte do ensino fundamental. Quem é responsável por isso?

17. A declaração do Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas e jurídicas deve ser entregue todo ano. Você se enquadra nos quesitos de rendimento anual - e a sua empresa de bolos, salgados e quitutes também - e precisará pagar o IR. Para quem vai esse dinheiro todo?

18. Todo ano, sua família paga o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), que é uma taxa calculada a partir da casa ou terreno onde vive. Qual governo definirá o uso dessa arrecadação?

19. O jornal noticiou o aumento no valor da passagem de ônibus. Nas redes sociais, começaram a organizar um protesto em massa, juntando diferentes reivindicações. Mas, afinal, qual governo é responsável pelo transporte urbano?

20. No Brasil, discute-se as reformas trabalhista, política, previdenciária e tributária. Qual governo deve liderar esses assuntos junto à população?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com