TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA2 - Cultura e Contemporaneidade

Por:   •  3/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

A CULTURA AFRICANA NA CONSTRUÇÃO CULTURAL BRASILEIRA

Jéssica Gomes da Silva [1]

A forma como os afrobrasileiros se formara no Brasil é um reflexo de violência, luta e acima de tudo resistência. Apesar da escravidão em que o povo negro foi submetido, a cultura, hábitos e crenças foram passados a suas gerações, e independente de algumas pernas durante essa percurso e de ter sua identidade sufocada em certos momentos, a cultura trazida pelo povo africana é sem dúvidas forte e simbólica em todos os aspectos da sociedade brasileira.

A música, dança, culinária, religião, linguagem, todos são parte da gama de influência que os africanos trouxeram e estabeleceram no Brasil enquanto povo e exercem papel fundamental na construção da cultura do país. A miscigenação formou a nação brasileira, por isso é um país multidiverso em culturas, inclusive quando se trata de regiões. Alguns estados, tem uma representatividade, influência e valoração da cultura herdada pelos africanos maior que outros, diante disso pode-se citar a Bahia, onde sua capital, Salvador, é notificada como a cidade mais negra fora do continente africano graças a sua população negra. No estado, vive-se diariamente a influência deste povo, e sem dúvidas o mais marcante está na culinária a base de dendê. A capoeira, o samba de roda, a religiões que cultua os orixás e até o hábito de gostar de rua, são legados que fazem parte do cotidiano e que apensar de serem parte da construção do país, é motivo de preconceito, discriminação e intolerâncias e dessa forma o povo brasileiro construiu uma herança discriminatória com base na escravidão sofrido pelos antepassados negros.

Apesar das macelas que a sociedade impôs sobre os negros ao longo dos anos de escravidão e após eles, a resistência desse povo é inabalável. Prova disso é que as heranças culturais prevalecem até os dias de hoje, com grande papel na população, ainda que não valorizada por muitos, a nação brasileira deve grande parte da sua construção ao povo africano e seu descendentes afro brasileiros que construíram esse país e constituíram formas de trabalho que sem dúvidas sustentam o Brasil até os dias atuais.

REFERÊNCIAS

O legado fundamental dos povos africanos para a cultura brasileira. Portal Geledés, 2012. Disponível em: https://www.geledes.org.br/o-legado-fundamental-dos-povos-africanos-para-a-cultura-brasileira/. Acesso em: 01 de novembro de 2020.


[1] Graduanda no curso de Ciências Biológicas da Unijorge, cursando 6º semestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com