TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Casos: AVALIAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  1.420 Visualizações

Página 1 de 4

Avaliação do Projeto – Serviço Social

1. Título do Projeto:

“Jovem Mirim Empreendedor”

2. Período de realização:

-

3. Equipe do Projeto:

-

4. Objetivos propostos do Projeto:

Desenvolver juntos as crianças e adolescentes da instituição ações interventivas que auxiliem a inclusão dos mesmos no mercado de trabalho. Isso poderá ser estimulado e/ou incentivar a permanência na escola das crianças e dos os adolescentes.com a posterior conclusão do ensino médio; promover ações complementares; propiciar o acesso a cursos profissionalizantes, visando preparação para o mercado de trabalho. Conscientizando as crianças e adolescentes sobre o dever de estudar para ter um futuro promissor. Possibilitando o reconhecimento insíntreco entre baixa escolaridade e desemprego. Contribuindo com orientações ao segmento das crianças e adolescentes desses usuários no mercado de trabalho. Despertando o interesse pela escola, criando oportunidades para seu desenvolvimento, valorização e potencialidades escolares. Fazendo um trabalho preventivo e de compromisso com o fortalecimento das práticas educacionais, com a participação de toda a família, tornando-as sujeitos ativos do processo de formação escolar.

Sempre devemos orientar aos responsáveis destas crianças e adolescentes à importância da permanência para os jovens na escola, para que possam por seus próprios esforços lutar por uma melhor qualidade de vida. Com os eixos fundamentais do projeto e as ações interventivas, com a concepção de sociedade e aprendizagem, foram importantes para definir qual cidadão e qual modelo de sociedade desejam construir e, consequentemente a maneira de compreender e provocar a relação do ser humano com o conhecimento.

5. Instituições envolvidas:

- Prefeitura Municipal, Industrias e Comércio Geral;

6. Objetivos alcançados:

Os grupos compostos por crianças e adolescentes puderam refletir sua condição de vulnerabilidade social e sobre as relações de poder e dominação que mantém a exclusão, visando busca da transformação da realidade cotidiana, a partir de um contexto de refletividade, sobre a importância da escola do aprendizado de forma geral.

Creio que o objetivo do projeto de intervenção tenha sido alcançado nas atividades propostas. A conscientização só pode acontecer a partir do momento em que se pode refletir politicamente, para que a partir daí mudanças possam ocorrer. Então, o primeiro passo foi dado, pois os grupos (crianças e adolescentes) permitiram-se em discutir e refletir, ao seu modo, sobre suas relações interpessoais e coletivas. Onde se buscou favorecer a mudança, para que os próprios integrantes dos grupos reconhecessem as estruturas sociais nas quais estão inseridos, se conscientizando em busca de transformações de suas realidades pessoais e sociais.

7. Dificuldades encontradas para a realização do projeto:

A dificuldade encontrada será basicamente a falta de experiência nos aspectos profissionais, justificado pelo não contato com o mercado de trabalho. Pois este seu primeiro contato na pratica é bem diferente com relação à teoria. Observei isso no desenvolvimento do projeto, porém estes obstáculos são superados pela boa vontade de todos os interessados, sendo maioria.

8. Atividades desenvolvidas (elencar as atividades realizadas durante a execução do projeto e o Gráfico de Gantt com período de execução):

Ações

Abril

Maio

Junho

Planejamento das Atividades

X

X

X

Entrevistas com os responsáveis

X

X

Slides/Filmes (Ações Socioeducativas)

X

X

Orientações/Acompanhamentos Individuais

X

X

Palestras

X

X

Avaliação e Elaboração de Relatórios

X

X

9. Metodologia desenvolvida (indicar os métodos e técnicas utilizadas para o alcance dos objetivos propostos):

- Estudo Social;

- Entrevistas com as famílias;

- Orientação e encaminhamentos;

- Informações;

- Comunicação e Defesa de Direitos;

- Promoção ao acesso à documentação pessoal;

- Elaboração de relatórios e/ou prontuários;

- Palestras;

10. Processo de avaliação (relacionar os indicadores de avaliação):

Foram realizadas visitas domiciliares, acompanhamentos escolares, observações, questionários, e debates entre os grupos de convivência crianças e adolescentes. Com acompanhamentos familiares visando prestar uma assistência educativa e assistencial no âmbito do domicílio. Através dela fizemos um levantamento e avaliação das condições socioeconômicas em que vivem as famílias. As ações socioeducativas foram uma das principais ações para a concretização do projeto, com um conjunto de atividades de grupos, campanhas, convivência e de desenvolvimento familiar. As palestras visaram o resgate das potencialidades das famílias, visando sempre seu desenvolvimento. Com orientações e acompanhamentos Individuais foram necessários quando o caso teve uma maior atenção, para que as soluções fossem asseguradas e a efetividade, e a qualidade da reinserção almejada. Creio que os objetivos apresentados foram de grande valia para o futuro das crianças e adolescentes.

11. Impacto social da ação do projeto (faça uma análise qualitativa desse item):

Observei a melhora na comunicação das crianças e adolescentes quanto as suas expectativas para o seu futuro profissional, a escolha da profissão ainda não é conhecida por todos. As palestras socioeducativas as quais foram promovidas para as crianças e os adolescentes tiveram grande valia, para promover uma melhora no relacionamento afetivo das mesmas inclusive no âmbito familiar e seu primeiro relacionamento ao mundo profissional, nosso maior interesse neste projeto

.

O interesse pelo acompanhamento da vida escolar dos filhos foi um dos assuntos abordados, mas que não vimos mudanças, a evasão escolar ainda persiste, e o grande índice de baixa frequência também, a necessidade em ter uma educação de qualidade para que o futuro profissional seja em sucedido não foi reconhecido pelos adolescentes.

A inclusão de projetos por parte da Legião Mirim, para beneficiar as crianças e adolescentes para conquista de independência financeira, foi de adesão geral. Isso porque a instituição sempre cobra de seus participantes legionários. Pois a sua participação é um dos itens de referencia para grandes oportunidades que surgiram em sua carreira na instituição.

12. Público Alvo: Previsto: Atendido: (quantidade de participantes):

Grupo de convivência das crianças e adolescentes, totalizando 78 legionários, todas atendidas plenamente.

13. Anexo (Lista de Participantes)

A coordenadora da instituição não autorizou, anexar a lista.

Observação:

________________________________Data: _____/________/2000.

Coordenador(a) do Projeto

...

Baixar como  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »