TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Humanística E Os Ensinamentos De Peter Drucker

Trabalho Escolar: Abordagem Humanística E Os Ensinamentos De Peter Drucker. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 2

Na década de 1920 surgiram os primeiros ensaios sobre a psicologia do trabalho, cujo único objetivo era a análise do trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. Resulta dai a abordagem humanística. Desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores, que caracterizava o homem como homem social que reage como membro de um grupo social. Identificou-se que a origem da satisfação do trabalhador não era somente econômica, mas sim relacionada com seu desempenho pessoal e suas relações pessoal e social. Mayo revelou a crucial importância das emoções e reações humanas na administração. Procurava-se então a satisfação dos operários como forma de manipulação, modificando seu comportamento em favor dos objetivos da administração.

Nos ensinamento de Peter Drucker à partir de 1935 a função da administração era dirigir os esforços de um grupo de indivíduos para o alcance de um objetivo comum (objetivo organizacional). O homem era identificado com o homem organizacional e administrativo, ser racional e social, voltado para o alcance dos objetivos individuais e organizacionais, enfocando ao mesmo tempo a eficiência e a eficácia.

Peter Drucker, com seu pioneiro ponto de vista sobre gestão, levou a Administração a uma posição de destaque no cenário mundial. O próprio escritor considera que a Administração, como obra distinta, como disciplina escolar e como área de estudo específica, possa ser talvez a mais importante inovação realizada pelo homem nos últimos cem anos (DRUCKER, 1984:4).

Sobre Peter Drucker aprende-se que os novos gestores devem estar sempre a um passo à frente administrando com objetivos claros, ser capazes de tomar decisões ágeis e comunicar de forma clara para que todos possam entender aonde aquela empresa ou grupo quer chegar ou estar.

Com a concorrência acirrada do mercado, observamos que as empresas buscam cada vez mais ser líder de mercado, com a visão que Drucker que a empresa deve estar integrada entende-se que todo o grupo deve ter uma única direção, ter uma visão clara das diretrizes da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com