TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acesso Ao Trabalho E Rendas

Dissertações: Acesso Ao Trabalho E Rendas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 11

Curso: Serviço Social

Atividade: Acesso ao Trabalho e a Renda

Orientação para o trabalho

O trabalho ainda é a principal fonte de renda e de sobrevivência das populações mundiais. Claro que existem outras fontes, massa a venda da força de trabalho é a mais dinâmica e afeta a todos de forma direta ou indireta.

É pelo trabalho que o homem se realiza como ser social e contribui para desenvolvimento e o fomento das atividades mercantil. Com a renda do trabalho é possível construir um patrimônio e usufruir de suas benesses, assim como, é com a renda do trabalho que faz girar a roda da engrenagem econômica. Trabalho gera renda, renda gera consumo, consumo gera empregos.

O mercado de trabalho exige cada vez mais que seus ingressantes estejam aptos a desenvolver atividades de forma ordenada e complexa. Atividades que exigem cada vez mais de seus executores, e para tanto, é necessário um formação e informação, pois só é possível atuar sobre o que conhecemos.

A ação desenvolvida foi justamente no sentido de subsidiar informações, e dar os esclarecimentos necessários para que a população pudesse ter acesso aos requisitos e atributos necessários para o desenvolvimento das atividades laborais. Neste sentindo foram abordadas informações desde a escolaridade até os direitos do trabalhador.

O foco da ação foi à conscientização sobre o mercado de trabalho e a sua dinâmica no que tange as estatísticas que refletem a diversidade dos vínculos profissionais e suas categorias, a estrutura ocupacional e os rendimentos e suas qualificações necessárias ao desempenho.

Quanto às qualificações foram abortados as necessidades de atualização constante e o aprimoramento profissional por meio do currículo, assim, foram apresentados os cursos oferecidos pela UNIP, tanto no polo presencial como virtual e os de longa e de curta duração.

Orientações do tipo: visitar o portal Web de mobilidade profissional e de concursos como o www.correioweb.com, páginas de emprego dos jornais em circulação como Correio Braziliense e Jornal de Brasilia; contatar os serviços disponíveis de agenciamento como a Agencia do Trabalhador, que possui 17 postos de atendimento no DF, e esta vinculada a Secretaria de Estado de Trabalho do Distrito Federal; inscrever-se nos programas de qualificação de mão de obra, alguns são oferecidos gratuitamente pela mesma Agência e consta de programa como o Qualificopa, Prospera, Planteq, e algumas que até incentivam o empreendedorismo como o Autonomia e o Artesanato; obtenção dos documentos necessários ao registro profissional tais como: carteira de trabalho e atestado médicos, que podem ser obtidos sem burocracia pelo sistema de prestação ao cidadão chamado Na Hora, o qual também dispõe de inúmeras agências no DF, foram os pontos principais repassados.

Nosso papel no evento e como futuro Assistente Social foi prestação de informações e o direcionamento de encaminhamentos, bem como, anteriormente ao acontecimento do evento, a elaboração de pesquisa visando reunir as informações necessárias, de forma organizada e objetiva, para serem repassadas. Os requisitos foram objetividade da informação e a sua confiabilidade.

+ Autonomia

O QUE É O + AUTONOMIA?

O + AUTONOMIA é um programa de qualifi¬cação profi¬ssional promovido pela Secretaria de Trabalho, que oferece cursos de formação e capacitação para pessoas que queiram trabalhar como autônomos. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados, aumentar a geração de renda, dando oportunidade para os trabalhadores autônomos atualizarem os seus conhecimentos, facilitando a entrada no mercado de trabalho.

QUEM PODE PARTICIPAR:

Pessoas com mais de 18 anos, que morem no DF e possuam a escolaridade exigida pelo curso escolhido.

DATA DE INSCRIÇÃO

02/07 a 20/07/2012 – ENCERRADAS

LOCAL DE INSCRIÇÃO

• Todas as Agências do Trabalhador

• Rodoviária do Plano Piloto – Plataforma inferior, próximo à entrada do metrô

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Das 8h às 18h

588 VAGAS OFERECIDAS

Curso Escolaridade Mínima Exigida Vagas

Diarista/Empregada Doméstica Ensino Fundamental Incompleto 112

Cozinheira Ensino Fundamental Incompleto 112

Cuidador de Idosos Ensino Fundamental Incompleto 112

Cabeleireiro Ensino Fundamental Incompleto 140

Panificação Ensino Fundamental Completo 112

Todos os cursos são gratuitos, com duração de 200 horas de aula, aproximadamente dois meses, com aulas de segunda a sexta. As turmas serão oferecidas no período da manhã, tarde ou noite.

Os alunos recebem vale-transporte, alimentação, material didático completo, seguro de vida, uniforme e encaminhamento para o mercado.

GARANTA SUA VAGA

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO

• Carteira de Identidade ou documento equivalente

• CPF

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA NO CURSO APÓS SELEÇÃO

• Carteira de Trabalho

• Comprovante de residência do DF

• Certi¬ficado de conclusão da escolaridade

HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DOS CURSOS

• Matutino – 08h às 12h

• Vespertino – 14h às 18h

• Noturno – 19h às 22h30

SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

As listas dos candidatos selecionados para as turmas do + AUTONOMIA serão divulgadas no site da Secretaria de Trabalho (www.trabalho.df.gov.br).

DATAS DOS CURSOS

TERCEIRA ETAPA:

Data de término das aulas: 21/12

Inscreva-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com