TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Segurança Publica

Ensaios: Ad Segurança Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial

Curso: Gestão em Tecnologia da Segurança Pública

Professor: Rosa Beatriz Madruga Pinheiro

Nome do aluno: João Itamar Mello

Data: 26/03/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção o enunciado e responda as questões:

1. O que é o Estado democrático de Direito, quais seus fundamentos básicos e como seus princípios se efetiva na Administração Pública entendida em várias esferas de ação (educação, saúde, segurança, etc..)? (3,0 pontos).

É qualquer tipo de Estado, desde que esteja constituído por Lei e tem como fundamentos básicos: Estar moldado sobre os direitos individuais naturais (liberdade, segurança e propriedade), estar subordinado a normas jurídicas. Esses princípios são usados para garantir que a Administração Pública possa garantir ao povo seus direitos fundamentais expressos na constituição.

2. Explique o que é Estado representativo e dê exemplos para ilustrar?

(2,0 pontos)

É aquele que se configura tendo um representante do povo frente a uma nação. Ele pode se constituir por revolução, por guerra civil ou ainda por caminhos democráticos, como exemplos podemos citar a Monarquia parlamentar na Inglaterra, a República presidencial no Brasil.

3. Cite algumas características dos governos militares (1964- 1984) e escreva, em no máximo 10 linhas, qual o modelo de estado prevaleceu e quais as implicações dessa administração para a sociedade. (3,0 pontos).

Suspensão de direitos políticos; extinção de sindicatos e associações; imposição de presidentes; criação de empresas estatais; achatamento salarial; expansão do crédito; contenção da inflação.

Durante a Ditadura Militar, foi imposto o Estado Autoritário, que se caracterizou por radicalizar as ações do Estado ultrapassando qualquer garantias mínima de direitos humanos através da manipulação que disfarçava a prática de vários crimes como prisões ilegais, torturas e homicídios de pessoas contrárias aos militares, sendo que algumas dessas pessoas ainda continuam desaparecidas. Houve repressão policial, censura de todos os meios de comunicação, exílios políticos, estabelecimento de legislação autoritária, com supressão dos direitos civis, uso da máquina estatal em favor da propaganda institucional, e política, manipulação da opinião pública através de institutos de propaganda governamental.

4. Qual a diferença entre política social e política econômica? Dê exemplos para ilustrar. (2,0 pontos)

A política econômica é a política pública utilizada para gerar e regular o crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com