TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad Poíticas Publicas

Ensaios: Ad Poíticas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Políticas Públicas

Curso: Gestão Pública

Professor: CAROLINA HOELLER DA SILVA BOEING

Nome do aluno: Hebert dos Santos Patrocínio

Data: 03/05/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

ACOMPANHAMENTO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA

A proposta desta atividade é que você com o domínio dos conhecimentos adquiridos em nossa disciplina possa se aproximar da realidade de seu município e conhecer o processo de construção de políticas públicas municipais. Para realização desta atividade siga os passos propostos a seguir:

1º passo: Selecione uma Política Pública de seu interesse (saúde, educação, assistência, segurança pública, habitação, urbana, trabalho e renda, meio ambiente, agrária, ou por segmento: criança e adolescente, idoso, mulher, dentre outras).

2º passo: Faça um levantamento através de pesquisa bibliográfica, internet, documentos legais e site do governo federal para melhor compreender a organização da Política Pública selecionada.

3º passo: Agende um horário em seu município com o gestor responsável pela Secretaria que contempla a Política Pública que você escolheu para estudar ou com um técnico da área.

Conheça a dinâmica de trabalho, infra-estrutura e processo de gestão da política. Para se orientar você poderá estabelecer o seguinte diálogo:

- Existe uma Secretaria ou órgão responsável pelo gerenciamento da Política Pública que você selecionou?

- Como é organizado o Plano de Ação Plurianual (PPA) da Política Pública selecionada? Solicite o documento PPA para estudar.

- Qual é o orçamento previsto para a política pública selecionada (visualizar o valor previsto pela esfera municipal, estadual e federal).

- Quais os programas e projetos priorizados?

- Existe Conselho específico da Política Pública selecionada? Como é a relação do Conselho com a Secretaria, quem escolhe os representantes que compõem o Conselho, existe reconhecimento da importância da participação da representação da sociedade civil?

- Se for possível participe de uma reunião do Conselho e converse com o presidente ou um representante da sociedade civil que está na reunião para perceber o que ele acha de sua função de conselheiro.

4º passo: Com todo conhecimento, informações e experiência adquiridos através desta atividade produza um texto dissertativo de 1 (uma) a 2 (duas) laudas conforme orientações a seguir:

Elabore um texto dissertativo com sete parágrafos contendo: título, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.

1. No primeiro e segundo parágrafos apresente a introdução (descreva neste item a política pública que você selecionou e de que maneira realizou o estudo: levantamento em livros, artigos, internet, legislação, sites de governo, entrevista no município, observação participante). (2,5 pontos)

2. No terceiro e quarto parágrafos, apresente os resultados do levantamento realizado (destaque informações sobre: o que é a política pública selecionada e como ela se organiza, qual a legislação que a define como política pública, a importância desta política pública para a sociedade, porque ela deve ser bem gerenciada – que resultados devem gerar para a sociedade). (2,5 pontos)

3. No quinto e sexto parágrafos você poderá destacar os resultados de seu aprendizado construído através do contato direto com a realidade de seu município (o que percebeu em relação a organização do trabalho ligado a política pública selecionada? existe estrutura, plano, recursos, conselho estruturado? São priorizados recursos, de exemplos de ações previstas no plano de ação,) Como percebeu a participação da sociedade civil no planejamento e controle da política pública selecionada? (2,5 pontos)

4. No sétimo parágrafo, apresente a conclusão abordando suas considerações sobre a experiência realizada. (2,5 pontos)

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/pdf/tau_2012.pdf e veja como realizar citações e referências.

R:

Políticas Públicas do Idoso

Está pesquisa foi realizada com uma certa dificuldade, pois, as pessoas não levam a sério. Não

falo do assunto em si, mas, de abordamos pessoalmente, telefonemas e ou e-mails, pois, todos os telefonemas e e-mails encaminhados não foram respondidos ou retornados, e sendo assim realizei esta pesquisa através dos sites, jornais, revistas, TCC de alguns trabalhos expostos na internet onde os citos logo abaixo nas referências e, como são muitos, os coloquei separados.

Bom, escolhi este assunto, pois, vejo nas residências, ruas, bairros e município onde me localizo que há um maravilhoso trabalho quando se fala de políticas públicas do idoso, mas, que infelizmente ficaria apenas no papel, pois, não vejo nem a metade deste imenso trabalho na prática a ser realizado. O trabalho a ser apresentado visa descrever o que há de concreto na aplicabilidade do texto legal que dá proteção aos idosos. A importância da abordagem do tema se deve a atualidade e aos imensos desafios enfrentados na elaboração de políticas públicas eficientes.

Verifiquei que o Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social é um equipamento público e estatal responsável pela oferta do serviço de proteção e atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com