TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm. De Sistema De Infomação Gerencial

Casos: Adm. De Sistema De Infomação Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTIONÁRIO DE ADM. DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS

PROFESSOR: LUIZ M. ROCHA

ALUNOS: ELIELSON SANCHES PIRES

VANUSA FERREIRA DA SILVA

1. Quais os principais aspectos que diferenciam uma Economia Industrial de uma Economia de Informação?

R: A economia industrial era repleta de oligopólios: setores em que umas poucas grandes empresas dominavam seus mercados. Era um mundo confortável em que as parcelas de mercado aumentavam e diminuíam de maneira apenas gradual, essa estabilidade do mercado refletia-se no emprego vitalício dos administradores.

A diferença essencial entre a velha e a nova economia: a velha economia industrial era movida pelas economias de escala; a nova economia da informação é movida pela economia de redes.

2. O que caracteriza a concorrência entre as organizações em uma Economia de Informação?

R: Na atual economia de informação, a concorrência entre as empresas baseia-se em sua capacidade de adquirir, tratar, interpretar e utilizar a informação de forma eficaz. A tecnologia da informação, que apoia todos estes processos, pode ser um fator importante no aperfeiçoamento do uso da informação estratégica presente no ambiente, informação é capaz de criar grande valor e manter as organizações unificadas. As organizações que não aderirem esse processo na competição, estarão suscetíveis ao fracasso.

3. Se uma empresa investir grandes somas em Tecnologia da Informação, ela será uma concorrente no mercado? Por quê?

R: Acredita-se que nenhuma empresa pode escapar aos efeitos da revolução causada pela informação. Os gestores cada vez mais gastam recursos com a tecnologia da informação e se envolvem na sua gestão. A empresa deve ter consciência de que a informação é um requisito tão importante quanto os recursos humanos, pois é dela que depende o sucesso ou o fracasso das decisões tomadas por seus responsáveis e também por todos os seus colaboradores. A informação é, por conseguinte, um elemento primordial nas organizações, que torna possível estabelecer as condições necessárias para atingir seus objetivos e aumentar sua competitividade.

Para assegurar a permanência e os lucros, as organizações resolveram adotar uma estratégia inovadora, apoiada com firmeza na informação, então compreendida como um capital estratégico, que possibilitava às empresas conhecerem seu próprio ambiente, mercados, consumidores e competidores, como exemplos temos: a FIAT e Mcdonald.

4. Quando o investimento em Tecnologia da Informação cria um valor significativo para as organizações?

R: O investimento em Tecnologia da Informação, não trazem vantagens ou produtividade se não forem aplicados de forma correta nas organizações, portanto é uso dela que cria valores adicionais, pois esta depende da informação e do seu papel exercido por ela, permitindo a inspiração de novos produtos e serviços inerente a este método, e aperfeiçoando a qualidade do processo decisório em toda a organização.

5. Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com