TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Social

Monografias: Administração Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

1) Conceito de empresa

Consiste numa sociedade organizada composta de meios humanos, técnicos e financeiros, reunidos tendo em vista a produção de bens e/ou serviços destinados à venda, satisfazendo as necessidades das comunidades onde se encontra inserida.

Características

• Um organismo social;

• Um conjunto de meios;

• Um sistema de relações;

• Um centro de decisões.

Objetivos

A empresa deve definir um conjunto de objetivos concretos para nortear a sua ação. Os Objetivos, da empresa, devem ser quantificados e enquadrados no tempo.

_ Os Objetivos a atingir pela empresa podem ser de curto, médio ou

longo prazo. Econômicos ou Financeiros, Sociais ou Não Financeiros. Vejamos alguns exemplos:

• Objetivo Econômicos (ou Financeiros): consistem nos Objetivos que têm como finalidade a utilização dos recursos com vista à maximização do lucro.

Ex: - Atingir um volume de vendas anual de 250.000 Euros dentro de 2 anos;

- Atingir lucros líquidos de 100.000 Euros, por ano, dentro de 4 anos.

• Objetivo Sociais (ou Não Financeiros): São Objetivos que não têm como finalidade principal a maximização do lucro, mas sim melhorar a imagem da empresa na sociedade.

Ex: - Conquistar um prêmio de liderança na qualidade, nos próximos 5 anos;

- Ser líder de mercado na inovação tecnológica nos próximos 4 anos.

Fatores Críticos de Sucesso de uma empresa.

Os fatores críticos de sucesso são as variáveis de gestão que têm de ser muito bem executadas para garantir o bom desempenho da empresa no seu mercado.

Os fatores críticos de sucesso derivam dos elementos a que os clientes atribuem maior valor.

Com freqüência, os fatores críticos de sucesso divergem entre os vários segmentos de um mesmo mercado.

Uma vez identificados os fatores críticos de sucesso, a empresa deve efetuar uma opção estratégica:

_ Ganhar ascendência nos atuais fatores críticos de sucesso;

_ Alterar a natureza competitiva do sector (ou segmento de

mercado) e promover a reformulação dos fatores críticos de

sucesso

As funções da empresa

Numa empresa convêm distinguir-se 5 funções:

• Função Comercial (Marketing);

• Função Produção;

• Função Pessoal (Recursos Humanos);

• Função Financeira;

• Função Direção.

2) Conceito de Empresa Privada

Empresas privadas são empresas cujo capital (máquinas, equipamentos, edificações) é detido na sua maioria pelos agentes econômicos privados (as famílias ou indivíduos), e cujo o objetivo final é o lucro.

Tipos de Empresas Privadas

S.A ( Sociedade anônima) - Sociedade Comercial formada por, no mínimo, dois sócios, cujos respectivos capitais são representados

pelo número proporcional de ações: a responsabilidade de cada um é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas; as SA podem exercer qualquer tipo de atividade considerada juridicamente comercial, industrial ou de prestação de serviços. As SA devem exercer atividade de fim lucrativo.

LTDA (limitada) - É a chamada sociedade por cotas de responsabilidade limitada na qual todos os sócios respondem pessoal e solidariamente até a integralização total do capital social.

Capital Fechado - Caracterizada por uma sociedade anônima em que o capital está dividido, em forma de ações, entre acionistas, mas não estão admitidos para negociação no mercado de títulos e valores mobiliários. Uma empresa de capital fechado não pode ter suas ações negociadas em bolsa.

Exemplos de empresas privadas no Brasil

• Banco Real

• Nestlé

• Batavo

• Unimed

• Carrefour

3) Conceito de Empresa Pública.

Empresa pública é a pessoa jurídica de capital público, instituído por um ente estatal, com a finalidade prevista em Lei. A finalidade é sempre de natureza econômica, eis que, em se tratando de 'empresa', ela deve visar ao lucro, ainda que este seja utilizado em prol da comunidade.No Brasil as empresas públicas, que se subdividem em duas categorias: empresa pública unipessoal, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União e empresa pública de vários sócios

governamentais minoritários, que unem seus capitais à União, tendo, esta, a maioria do capital votante. A empresa pública tanto pode ser criada, originariamente, pelo Estado, como ser objeto de transformação de autarquia ou de empresa privada.Quanto ao capital, difere-se das sociedades de economia mista, porquanto nestas, ainda que a titularidade também seja do Poder Público, o capital social é dividido também entre particulares, que adquire suas quotas por meios da compra de ações.

A Empresa Pública no Brasil

A administração das empresas públicas no Brasil é feita por dirigentes nomeados pelo presidente da República, sendo, via de regra, pessoas do próprio quadro funcional.

A partir da Emenda Constitucional n.º 19 de 1998, contemplou-se como princípio basilar à atuação da empresa pública o princípio da eficiência, cujo objetivo é uma maior credibilidade e celeridade dos atos praticados pelas mesmas.

O ingresso na carreira do emprego público se dá somente por meio de concurso público, assegurado o acesso por todo brasileiro ou estrangeiro naturalizado. Além dos empregados de carreira, há outros trabalhadores que cumprem funções nestas empresas. É o caso dos terceirizados, estagiários e voluntários.

Exemplos de Empresas Públicas no Brasil

• Caixa Econômica Federal

• Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

• EBTU- Empresa Brasileira de Transportes Urbanos

EMBRATER – Empresa Brasileira Assistência Tec.Ext. Rural

PORTOBRAS – Empresa De Portos do Brasil S.A.

ECT - Empresa de Correios o Telégrafos do Brasil

4) Conceito de Empresa Mista.

Empresa de economia mista ou, mais precisamente, "sociedade de economia mista" é uma sociedade na qual há colaboração entre o Estado e particulares, ambos reunindo recursos para a realização de uma finalidade, sempre de objetivo econômico.A sociedade de economia mista é uma pessoa jurídica de direito privado e não se beneficia de isenções fiscais ou de foro privilegiado.O Estado poderá ter uma participação majoritária ou minoritária; entretanto, mais da metade das ações com direito a voto devem pertencer ao Estado.,A sociedade de economia mista é uma sociedade anônima, e seus funcionários são regidos pela CLT e não são servidores públicos.Freqüentemente têm suas ações negociadas em Bolsa de Valores .Diferem-se das Empresas Públicas, eis que nestas o capital é 100% público.Difere-se também das Sociedades Anônimas em que o governo tem posição acionária minoritária, pois nestas o controle da atividade é privado.

Exemplos de Empresas Mistas no Brasil

• Banco do Brasil

• Petrobrás

• Banco do Nordeste

...

Baixar como  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »