TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admiravel Gado

Trabalho Universitário: Admiravel Gado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Análise da letra da música "Admirável Gado Novo" e a reflexão de Marx

A Charge e a Letra de Música do Compositor Zé Ramalho é uma obra literária que descreve um futuro onde as pessoas são condicionadas a viverem em uma sociedade cegamente obediente às leis e as determinadas normas sociais. A obra mostra a realidade da sociedade como condições, situações precárias e traz as comparações da época e também fazendo crítica social.

Crítica Social se observa numa situação de constrangimento, de opressão, que segrega e deprimi toda a classe trabalhadora.

A canção Admirável Gado Novo foi composta no período da Ditadura Militar no Brasil, no final dos anos 70.

O trecho “engrenagem” que “sente a ferrugem lhe comer” remete ao fim do regime militar e à autodestruição do Capitalismo, pregada por Marx. Já o termo “gado” representa conformismo e submissão de um povo que se deixa ordenhar pelos seus proprietários. Muitas pessoas e os bois são manipulados e explorados durante as suas vidas inteiras.

Essa realidade do “povo marcado” e da alienação das massas já preocupou muito o filósofo e economista Karl Marx. De acordo com ele, as relações de produção e o aspecto material da sociedade condicionam a área política, social, espiritual, intelectual e artística. Para Marx, as condições materiais determinavam nossa consciência e nosso pensamento. Segundo o artigo “Dessa forma ele define o conceito de infra-estrutura como as relações e forças de produção que são sustentadas, isto é, legitimadas por uma superestrutura ´que assegura que a situação em que uma classe social tem poder sobre as outras seja vista pela maioria dos membros da sociedade como natural ou nem mesmo seja vista

Alguns aspectos importantes na compreensão de sua ideologia, no encontro à visão da classe dominante trazendo uma crítica social que a caracteriza como uma obra que, mesmo estando na superestrutura como diz Marx, não se propõe a legitimar a exploração de uma classe sobre as outras.

Constatei que a música apresenta diversos aspectos do pensamento de Marx sobre a sociedade como a luta de classes, a exploração do homem pelo homem, a alienação e a religião e Portanto percebi diversos conceitos do Marxismo e principalmente a relação da ditadura militar do Brasil com isto ocorrendo uma forte crítica social à sociedade e ao contexto histórico em que está inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com