TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

América: Simulação de Assembléia da ONU.

Por:   •  13/12/2021  •  Seminário  •  4.189 Palavras (17 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 17
Portfólio de pesquisa sobre a delegação Estados Unidos Da

América: simulação de Assembléia da ONU.

Felipe Abhay Fernandes Cavalcante, Guilherme Dos Santos Moreira Alves de Oliveira,        Kaio Henrique Izidoro Santos, Matheus Vinicius Dos Santos Mendes e Ramon Katayama Teixeira.

Instrumento avaliativo de ciências humanas (filosofia, sociologia, geografia e

história).

Professores: Gisele Maria da Costa Vilalta, Guilherme Galdinho e Rose fortes.

[pic 1][pic 2]2°B[pic 3]


2021


SESI 387

[pic 4][pic 5]

Análise histórica[pic 6]

A colonização dos EUA começaram em 1607, com a colônia de Vírginia como ponto de partida, mas logo após foram feitas outras 12 colônias.

Algo de extrema importância para esse contexto histórico foi a chegada dos peregrinos ingleses, que fundaram a colônia de Plymouth, eles foram pessoas religiosas com crenças puritanas calvinistas, eles fugiram da Inglaterra devido a intolerância religiosa da época.

Os peregrinos se tornaram figuras culturais dos EUA devido a sua importância, são vistos como os "pais fundadores". Um dos principais feriados estadunidenses, o dia de ação de graças, foi uma comemoração trazida pelos peregrinos.

[pic 7][pic 8]O crescimento dessas 13 colônias foi algo extremamente rápido se comparado as outras, e isso se deve a maior liberdade que a Inglaterra havia dado a eles.[pic 9]

Tais colônias foram dividas em dois grupos, o norte e o sul, cada um possuindo características diferentes.

Colônias do norte: tinham um clima mais temperado, ou seja, a produção agrícola não era seu forte, por isso sua economia era baseada na manufatura, produção de navios e na pesca, o mercado triangular era extremamente importante para a região.

Colônias do sul: devido ao bom clima e solo, a agricultura era realizada em grande escala, sendo a principal fonte de renda da região, umas das principais plantações eram as de tabaco e algodão.

[pic 10][pic 11]

Processo de independência

A independência dos EUA foi declarada em 4 de julho de 1776, conhecida como "Revolução Americana", foi o desgaste da relação entre a colônia e a metrópole

Com base nos ideais iluministas, os colonos estavam extremamente insatisfeitos com sua relação com a Inglaterra, devido a leis e impostos abusivos, como a lei do chá, que estipulava o monopólio da venda de chá para uma empresa inglesa, essa lei revoltou tanto os colonos que em um ato de protesto, invadiram o porto de Boston e jogaram cerca de 340 caixas de chá no mar, tal revolta ficou conhecida como Festa Do Chá De Boston

[pic 12][pic 13]

Como forma de retaliação, a metrópole fez a lei intoleráveis, que decretou o fechamento do porto de Boston até que os prejuizos fossem pagos e também decretou que os envolvidos em tal ato fossem julgados

Após isso, os colonos reuniram-se e fizeram o Primeiro Congresso Continetal Da Filadélfia, no qual foi emitido um documento à metrópole mostrando sua insatisfação, logo após isso iniciaram-se os primeiros conflitos entre os colonos e os ingleses.

E então foi feito o Segundo Congresso Continental Da Filadélfia e foi emitido a declaração de independência dos Estados Unidos, que resultou em um guerra interna até 1781, com a derrota dos ingleses e a formação de uma nova nação independente.

[pic 14][pic 15]

A águia foi escolhida como o principal símbolo do processo de independência, as famosa "asas da liberdade" foi algo muito simbólico para os colonos, que estava finalmente podendo "abrir suas asas".

[pic 16]

[pic 17][pic 18]

Conflitos

Após sua independência, os EUA começaram seu processo de expansão territorial, a marcha para o oeste, foi o movimento de expansão territorial pacífico onde foi comprada terras ao oeste, entretanto, também ouve um processo de expansão através de uma guerra contra o México, conhecida como Guerra Mexicano- Americana, foi um conflito causado por um desentendimento a respeito de território entre as duas nações, tendo o México saindo como perdedor, mas sendo compensado financeiramente.

[pic 19][pic 20]

Guerra da Secessão (1861-1865)

A Guerra Da Secessão foi um movimento separatista onde o sul dos EUA queria ser

separar do norte, essa revolta ocorreu devido a vontade dos sulista de expandir com os trabalhos escravos na região oeste , enquanto os nortistas eram contra isso.

Após e eleição de Abraham Lincoln, os sulistas ficam extremamente insatisfeitos e no ano e 1860 declaram sua separação dos EUA, isso obviamente deixou o lado norte revoltado e no ano de 1861 começa um dos duelos mais sangrentos da história dos EUA.

O atual "Estados Confederados Da América" trava um embate extramamente violento com os Estados Unidos até os anos de 1865, e acaba saindo perdedor e sendo obrigado a se juntar novamente.

[pic 21][pic 22]

Após isso uma série de leis racistas se iniciaram nos EUA (conhecidas como Leis Jim Crow), que restringiam inúmeros direitos de cidadãos afro-americanos, além dessas leis, também foram criados alguns movimentos e ódio à pessoas negras, como a Ku Klux Klan.

[pic 23][pic 24]

[pic 25][pic 26]

Primeira guerra mundial (1914-1918)

A participação dos EUA na primeira guerra foi discreta no começo, apenas exportando recursos (munição, armas, alimentos e etc) para a Tríplice Entente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com