TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analfabetismo Funcional

Dissertações: Analfabetismo Funcional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.700 Palavras (11 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

MBA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

DÉBORA DO NASCIMENTO COELHO

ROSÉLIA MIGUEZ SILVA NASCIMENTO

ANALFABETISMO FUNCIONAL NAS MÍDIAS SOCIAIS

E SEUS REFLEXOS NA VIDA CORPORATIVA

RIO DE JANEIRO

2014

DÉBORA DO NASCIMENTO COELHO

ROSÉLIA MIGUEZ SILVA NASCIMENTO

Trabalho para a disciplina Educação Corporativa do curso de MBA em Gestão de Recursos Humanos da UCB - Universidade Castelo Branco. Professora Teresa.

RIO DE JANEIRO

2014

“Produzir diante de si mesmo o mundo é para o homem projetar originariamente suas próprias possibilidades.”

Martin Heidegger

ANALFABETISMO FUNCIONAL NAS MÍDIAS SOCIAIS E SEUS REFLEXOS NA VIDA CORPORATIVA.

Resumo

Diariamente temos oscilações na vida social, no ambiente de trabalho e nos meios de comunicação,que trazem mudanças, criam palavras e expressões que vão se incorporando e se firmando através da mídia no dia-a-dia. Dentro dessas mudanças e da globalização encontramos o analfabetismo funcional que é o indivíduo que sabe ler, decodifica códigos, frases, textos, mas que não consegue interpretar os mesmos. Isso é mais comum do que se pensa. Este problema, também é relacionado à baixa qualidade do sistema de ensino, não só o público, mas também o privado. Com a modernização e a tecnologia cada vez mais presente no dia-a-dia, as profissões estão se transformando e se reinventando, assim, novos problemas e/ou desafios aparecem para serem resolvidos e é com o estudo que entenderemos e agiremos dentro de cada situação. A ausência da Educação ou o analfabetismo funcional é um problema que existe em todas as classes e áreas independente do grau de instrução. E que afeta na vida social e, diretamente no desenvolvimento profissional.

Abstract

Every day we have changes in social life, in the workplace and in the media, which bring changes, create words and phrases that will be incorporating and establishing itself through the media on a day- to-day. Within these changes and globalization found that functional illiteracy is the guy who can read, decode codes, phrases, texts, but cannot interpret them. This is more common than you think. This issue is also related to the low quality of the education system, not only the public but also private. With the modernization and increasingly this technology in day-to - day occupations estam turning and thus reinventing new problems and / or challenges appear to be solved is to study and understand it and act in every situation. The lack of education and functional illiteracy is a problem that exists in all classes and independent areas of Education. And that affects social life and professional development directly

Introdução

A comunicação e a interação desde sempre são processos fundamentais na vida e no dia-a-dia de qualquer ser humano. Atualmente, não é preciso está no mesmo ambiente e nem fazer uma ligação para está em contato com outras pessoas. A troca de informações e opiniões se tornou mais fácil, ampla e com um alcance mundial em uma velocidade recorde.

As mídias sociais, por exemplo, facebook,de maneira geral, igualam as pessoas. Na rede, todos têm o mesmo direito e ficam à vontade para expressar o que pensam, fazendo com que se escreva mais, mas não melhor. Isto torna perceptível a deficiência que sempre foi presente na educação e que tem se agravado, com a grande maioria da sociedade usuária de internet escrevendo cada vez pior, lendo cada vez menos e não se preocupando com o conteúdo de suas mensagens.

Dentre todos estes aspectos que se apresentam como vantagem na rotina de pressa e falta de tempo, depara-se com a desvalorização da leitura, livros, escritas, cartas e encontrospresenciais. Os reflexos positivos e negativos dessa dicotomia são apresentados observando-se não somente o quanto as pessoas tem deixado de fazer questão do contato pessoal, mas também a maneira que a Língua Portuguesa tem sido esquecida sendo criado um novo dialeto informal de comunicação: o internetês.

Todas estas questões não teriam impactos significativos se o valor do escrever eler corretamente não tivesse se perdendo e causando sérios reflexos na vida social e principalmente profissional.

Mídias Sociais

Uma rede social é definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais) (Recuero, 2009 apud Wasserman e Faust, 1994; Degenne e Forse, 1999).

São diversas as relações sociais mediadas pela internet. O próprio computador ficou defasado com a presença de celulares e seus aplicativos que fazem absolutamente tudo na facilitação da rotina. Presenciam-se ao longo dos anos vários acontecimentos que viraram febre nas redes, de disputa eleitoral a ações de apoio a vítimas de enchente, passando por jornais eletrônicos, vídeos reveladores de sucessos e polêmicas. Estas redes não comunicam só computadores, mas pessoas. (Recuero, 2009)

Ao pensar em um círculo de amizade e pessoas, dificilmente lembrar-se-á alguém que não esteja presente em pelo menos uma rede social ou que não tenha enviado ao menos um e-mail. Cada vez mais crianças começam a ficar conectadas desde muito novas e aqueles que não admitem se render aos avanços da tecnologia são chamados pelos mais novos como “excluídos digitais”. Para Furlan (2013):

O Brasil, apesar de ser um país

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com