TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Documentario Garapa

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  3.295 Visualizações

Página 1 de 2

Analise do Documentário Garapa

O documentário “Garapa” produzido pelo cineasta Jose Padilha em 2009, nos remete a refletir em que país realmente vivemos. Enquanto muitas pessoas buscam somar riquezas e conquistas outras simplesmente lutam para sobreviver. É a situação encontrada e vivenciada por algumas famílias cearenses abordas no filme, mesmo que abalando diretamente os seus direitos de personalidade tanto quanto a sua dignidade humana.

A medida que o documentário avança é nitidamente visível a luta pela sobrevivência, e a busca constante do alimento. O estado caótico de miséria e a baixa qualidade de vida são claramente observados na maioria das cenas do filme. A falta de comida compromete diretamente o desenvolvimento físico quanto psicológico, ocasionando sérios danos a integridade física. Por diversos momentos o leite é substituído por água com açúcar, e assim acontece com outros alimentos. A almoço e a janta na maioria das vezes é feijão com farinha, umedecidos com uma pitada de azeite, para que as crianças consigam de fato engolir a comida mais fácil.    

 Outra importante questão a ser abordada é as péssimas condições higiênicas que estas famílias estão vivendo. As crianças “brincam” nuas a céu aberto, em contato com animais e insetos sem nenhuma interferência, mesmo que isso possa provocar sérias doenças, como infecções, câncer de pele, entre outras. O direito ao lazer, constituído na Constituição Federal de 1988 em seu artigo VI, fica nitidamente voltado a ficar perambulando pra cima e pra baixo com um pedaço de pau batendo em objetos e ao chão. Por ora, quando vão buscar água no rio para as necessidades básicas, passeiam de jegue. É a forma sistemática e duradoura que as crianças encontram para passar o dia e curtir a sua estimada infância.

A falta de água e saneamento básico constituída em lei federal é outro fator determinante para o retrocesso destas pessoas, pois encontram no rio a única forma de sobrevivência. A fonte de abastecimento para os animais é a mesma das pessoas, sem nenhuma contraposição. O condicionamento desta água é realizado em barris, latas e baldes um tanto quanto não higienizados. É nesta questão que se desenvolve várias doenças, tais quais a cólera. Doença esta, que já foi considerada uma das mais mortais no mundo.

A dignidade humana constituída na constituição federal de 1988 em seu artigo VI é meramente observada neste importante documentário, pois estas pessoas estão evidenciadas abaixo da linha de miséria, buscando apenas a sua sobrevivência.  

A busca por uma alteração neste quadro e um país mais humano é o que todos sonham. Entretanto, as ações do governo ainda se tornam ineficazes perante este grande problema social. Algumas ações do governo como bolsa família, vale gás, minha casa minha vida, entre outros auxílios públicos são de fato questionados, porém entende-se que é a única forma encontrada pelo governo para tentar mudar ou ao menos amenizar este negativo quadro social.    

 

 

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com