TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância das bolsas de transferência de renda no Brasil de acordo com o documentário garapa

Por:   •  11/1/2016  •  Resenha  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

                                                    Garapa

O filme garapa retrata realidade de muitas famílias na transição do primeiro para o segundo mandato do governo Lula. Quando as politicas de transferência de renda começaram a ser aplicadas no Brasil.

 As politicas de transferência de renda, apesar de serem mal vista por uma parte da sociedade, que alega ser importante dar a ferramenta e ensinar a pescar ao invés de dar o peixe, desenvolvem um trabalho social muito importante, afinal nem todas as famílias tinham condições físicas, psicológicas e oportunidades para trabalharem, quando os auxílios surgiram. Vinham de um ciclo de pobreza, no qual acarretam danos físicos, psicológicos, vícios, violência, doenças distintas, falta de capacitação, entre muitos outros danos.

Com a desigualdade em alta, as politicas de transferência de renda entraram na agenda governamental com o intuito de combater a pobreza hoje, mas quebrar o ciclo amanha. A ideia central é fazer pagamentos regulares, em transferência eletrônica, se estas cumprirem metas, como manter as crianças na escola, o cartão de vacina em dia e etc. O auxilio na maioria das vezes fica em posse das mulheres que são as mais prováveis a gastar o dinheiro com a família. Com as metas cumpridas o ciclo de pobreza vai se quebrando aos poucos, a partir do momento que as crianças começam a pensar em uma vida melhor, oportunidade de crescer na vida através dos estudos e não precisar passar pelas mesmas dificuldades que os pais por ser analfabeto,  as vacinas em dias diminuem doenças, a transferência eletrônica as inclui na sociedade e estas passam a ter ambição e querer sair da zona de conforto.

Com tudo existem famílias que não necessitam de receber o auxilio, e outras que necessitam e não recebem, mas olhando no geral podemos perceber o quão importante foi e é a transferência de renda para a sociedade. Não é difícil ouvir nossos pais falarem que antes do governo Lula (antes dos auxílios) a desigualdade era grande e as oportunidades eram poucas, hoje em dia com a bolsa família, bolsa escola entre outros auxílios, ver uma grande maioria passar fome ficou mais difícil. Com certeza esse é o tipo de politica que não devemos lutar contra, mas sim olhar um pouco para trás e observar que se hoje o Brasil caminha para um futuro melhor a transferência de renda foi um fator importante para chegar ate aqui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com