TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Sintese Analise Documentario

Por:   •  27/9/2016  •  Resenha  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

ASPECTOS A SEREM DESCRITOS CONSIDERANDO AS DIFERENTES REALIDADES APRESENTADAS

ESCOLAS PÚBLICAS

A realidade das escolas públicas descritas no documentário é bastante preocupante. Embora haja alunos interessados em estudar e seguir com os estudos pois estão em busca de uma condição de vida melhor e acreditam que isso é possível se estudarem, existem aqueles que não querem nada com a vida e que estão indo para a escola no intuito de se divertirem, de namorarem, de terem atitudes ofensivas com os professores e também com os seus colegas. A escola é mais um local para distração do que para ser levada a sério. O ensino na escola pública também deixa muito a desejar, os professores, a direção. Não tem um acompanhamento pedagógico eficiente. O documentário traz a precariedade da escola pública em todos os sentidos.

ESCOLAS PRIVADAS

Nas escolas privadas as condições são contrárias a da escola pública porque existe um acompanhamento pedagógico mais detalhado, os professores geralmente não faltam e quando isso acontece, tem substituição, tem uma boa condição de higiene, alimentação. Existe mais rigidez e uma cobrança muito maior.

As salas de aula não são lotadas e dentro da escola tem todo o suporte para pesquisas, os alunos com esse apoio acabam se desenvolvendo mais.

CONSIDERANDO OS ASPECTOS DESCRITOS EM CADA UMA DAS LINHAS E COLUNAS, E O CONTEÚDO ESTUDADO NA DISCIPLINA ANALISE AS POSSIBILIDADES, OS LIMITES  E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO/ESCOLA NOS DIFERENTES CONTEXTOS APRESENTADOS

Descrição das condições objetivas (infraestrutura da escola, financiamento, disponibilidade de materiais, número de vagas, etc.)

A condição na Escola Pública é de uma precariedade absurda. Na maioria das vezes não tem o básico para higiene, alimentação, água, enfim. A estrutura não suporta o número de vagas disponibilizada, essas vagas vão além do permitido porque não tem mais salas de aula para poder fazer a divisão delas.

A estrutura é baseada em tudo o que o aluno e professor precisam. As salas não são superlotadas, o ambiente é mais agradável por ser mais limpo, tem material de apoio, os professores dão aula de reforço ou aulas particulares para melhorarem o desempenho acadêmico.

Descrição das condições econômicas e culturais e da influência desses fatores no processo educativo

As condições econômicas são péssimas, quase não consegue se manter com a verba que tem, falta lanches e até papel higiênico.

Para a cultura até existe um incentivo que é uma banda de batuque, mas por outro lado, não existe incentivo financeiro para levar os alunos a feiras, teatros, museus e etc.

A condição econômica influência no mal andamento do ensino aprendizagem, devido ao grande número de alunos em uma sala e a falta de condição básica.

Na cultura, mesmo somente a banda de batuque, já incentiva o aluno a ir para a escola e com isso mais distante más influências das ruas.

É uma excelente condição econômica onde

Descrição da vinculação existente (ou não) entre o currículo e a realidade dos estudantes

A grade curricular no que mostra o documentário, na maioria das vezes não é cumprida pelos professores e diretores da escola. Quando falta professor para dar aula, os alunos são mandados embora ao invés da ter substituição. Quando um aluno não atinge nota e tem um mau comportamento, ele passa por conselho de classe, mesmo não tendo condições para isso.

Descrição das relações interpessoais (professores-alunos e alunos-alunos)

A relação é complicada entre os alunos pois existe muita rivalidade e bullying entre eles, a relação entre o professor e o estudante é difícil também afinal não existe respeito do aluno para o professor.

Descrição da relação existente (ou não) entre família/comunidade e escola

Praticamente não existe esta relação. Nos bairros mostrados no documentário, pelo fato da pouca condição social, o momento em que eles podem socializar é quando vão para a escola. No local onde habitam não há um ambiente comunitário de lazer. Os membros da família vivem mais separados, às vezes por trabalho outras vezes porque não moram juntos, a relação é superficial.

Descrição das expectativas dos estudantes em relação a escola e ao futuro

A expectativa é a de terminar o ensino médio e arranjar um emprego. A maioria dos estudantes não pensam em fazer uma graduação.

Descrição das expectativas dos professores em relação a escola e ao futuro

Os professores tem expectativa em relação as condições da escola, que essa condições possam melhorar pois com isso o ensino melhora e consequentemente os estudantes podem ter um futuro melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com