TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise E Contabilidade Gerencial

Tese: Analise E Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

O mercado empresarial está cada vez mais agressivo e competitivo e para as empresas que pretendem continuar no mesmo, é necessário buscar conhecer sobre como avaliar seus investimentos e verificar a saúde financeira, econômica e patrimonial.

A contabilidade gerencial tem como função fornecer informações que auxiliem os empresários na tomada de decisões. Segundo Padoveze (2008, p. 45) “A informação contábil gerencial orienta varias funções organizacionais diferentes – controle operacional, custeio de produto e cliente, controle gerencial e controle estratégico.”. Porem apenas ter os relatórios com as informações necessárias de nada adianta se não possuir “know-how” de como estas informações podem lhe auxiliar na tomada de decisões. É neste sentido que se pretende realizar um estudo mostrando como a análise de indicadores financeiros pode auxiliar numa gestão eficiente.

Diante a contribuição em que o estudo pode trazer como melhoria, foi definido como tema a importância da contabilidade gerencial utilizando a técnica de analise de indicadores como ferramenta para o crescimento e tomada de decisões da empresa CCR Logística e Transporte Multimodal Ltda. Estabelecida na cidade de Curitiba/PR, do período de 2010 a 2012.

Alinhando-se com o tema foi proposto como problema de pesquisa: foi adotado: qual a importância da contabilidade gerencial utilizando a técnica de analise de indicadores como ferramenta para o crescimento e tomada de decisões da empresa CCR logística e transporte multimodal Ltda. Na cidade de Curitiba/PR, com base nos períodos de 2010 a 2012?

Ao verificar o problema de pesquisa foi identificado 3 hipóteses a ser confirmadas ou negadas ao final do trabalho. A primeira hipótese busca responder se a utilização do método de analise de indicadores trará resultados benéficos para a gestão da empresa. A segunda hipótese pretende responder se a utilização do método de analise de indicadores não trará resultados significativos para a gestão da empresa. A última hipótese considera que a empresa já vem utilizando o método de analise de indicadores como instrumento para a tomada de decisões.

Procurando concretizar o estudo foi estabelecido como objetivo geral da pesquisa de analisar a utilização do método de analise de indicadores pode trazer de referenciais para que o gestor tenha condições de perceber como está a situação patrimonial, econômica e financeira tendo um diagnóstico do estado do seu negócio para a tomada de decisões.

Visando ampliar o objetivo geral foi estabelecido como objetivos específicos:

• Discorrer sobre os conceitos que fundamentam a contabilidade gerencial, contabilidade financeira, as demonstrações contábeis e indicadores para análise da empresa;

• Demonstrar através da análise de indicadores a situação patrimonial, econômica e financeira da empresa;

• Apresentar a estrutura e contexto da empresa em estudo.

• Propor alternativas de melhorias utilizando os resultados dos índices analisados;

• Realizar pesquisa participativa com o gestor da empresa com o intuito de identificar a percepção com o contexto apresentado e resultado pratico do trabalho realizado.

A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica com embasamento teórico. Utilizando-se como estudo da empresa os quatro últimos balanços haja visto que será necessário informações de 2009 para calculo de anos posteriores. E por fim fornecer sugestões de melhorias para os gestores.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »