TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Contabilidade Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Análise Contabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 8

1. Resumo

O objetivo principal deste trabalho é realizar uma análise detalhada das demonstrações financeiras da empresa PDG Realty S.A Empreendimentos e Participações. Essa analise foi embasada em dados obtidos nos portais eletrônicos oficiais da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), da própria PDG (PDG Realty S.A Empreendimentos e Participações) e também da BM&FBOVESPA (Bolsa de Mercadorias & Futuros e Bolsa de Valores de São Paulo). Além dessas fontes de pesquisa, utilizamos também a literatura especializada e artigos publicados relacionados ao tema.

Por meio da pesquisa realizada e das informações obtidas, foram realizadas análises dos principais índices utilizados pela Contabilidade atual. Através dessa análise foi possível fornecer um panorama geral da empresa, apresentando de maneira clara e objetiva a real situação financeira em que ela se encontra.

Após serem analisados todos os índices, o trabalho ainda fornece um parecer geral que é resultado da mescla de todas essas análises sendo que a leitura desse parecer fornece ao leitor a real situação financeira da empresa de maneira sucinta.

Abstract

The sun idea of this study is to perform a detailed analysis of the financial statements of PDG Realty S.A Empreendimentos e Participações. This analysis was based on data obtained from the official homepages of CVM (Comissão de Valores mobiliários), of PDG (PDG Realty S.A Empreendimentos e Participações) and of BM&FBOVESPA (Bolsa de Mercadorias & Futuros e Bolsa de Valores de São Paulo). Beyond these sources of research, we also used specialized literature and published articles related to the topic.

Through the research and obtained data were made several analysis of the main indices used by the current accounting. This analysis could provide an overview of the company presenting clearly and objectively the true financial situation in which it lies.

After all indexes has been analyzed, the work also provided an overall opinion which is the result of the mix of all of these analysis. Through the reading of this

5

overall opinion the reader can achieve the true financial situation of the company in a succinct way.

6

2. Introdução

Ao realizar uma Demonstração Contábil, o contador possibilita uma série de informações para usuários externos à empresa, como investidores, fornecedores de bens e serviços, bancos, governos, sindicatos etc., como também para usuários internos, que são os gerentes, diretores, administradores e funcionários em geral. Esses relatórios irão auxiliar e muito no processo decisório de cada um deles. Por exemplo, os bancos os utilizam para estabelecer o limite de crédito e emprestar ou não para a empresa, enquanto os administradores os usam para detectar a real situação financeira da empresa, o que os ajudam muito nas atitudes que eles deverão tomar posteriormente.

Importante citar nessa introdução algumas das exigências legais a que cada empresa deve respeitar no que tange à Contabilidade da mesma. Uma delas é a obrigação, imposta pela Lei das Sociedades por Ações (Lei Nº 6.404/1976, alterada pela Lei Nº 11.638/07, pela MP Nº 449/08 e pela Lei Nº 11.941/09), de se divulgar ao fim de cada período social (12 meses para empresas com o ciclo operacional menor ou igual a esse período ou o tempo exatamente igual ao do ciclo operacional para empresas que os realizam em uma periodicidade maior que um ano) as demonstrações contábeis listadas a seguir: Balanço patrimonial (BP); Demonstração do resultado do exercício (DRE); Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados (DLPAc); Demonstração dos fluxos de caixa (DFC); Demonstração do valor adicionado (DVA), caso a companhia seja aberta. As Notas explicativas também deverão ser divulgadas. As companhias abertas, além da DVA, deverão divulgar, também, a Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido (DMPL), que contém a DLPAc.

Há também demonstrações contábeis que não são exigidas por lei, como a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), o Balanço Social e o Orçamento da empresa

7

3. Objetivo

Esse trabalho visa à apresentação e à análise de cada uma das demonstrações financeiras, exigidas pela lei das Sociedades por Ações (Lei Nº 6.404/1976, alterada pela Lei Nº 11.638/07, pela MP Nº 449/08 e pela Lei Nº 11.941/09), da empresa PDG Realty S.A Empreendimentos e Participações, para os anos de 2009, 2010 e 2011. Para tanto, alguns índices serão gerados para podermos avaliar a evolução das contas, o futuro da empresa, sua real situação de endividamento, seus mais variados tipos de liquidez, sua margem de lucro, sua rentabilidade etc. Com isso, esperamos propiciar uma visão detalhada sobre os movimentos passados da empresa, suas tendências futuras, sua saúde financeira etc.

8

4. Caracterização da empresa e do ramo de atuação

4.1 Caracterização da empresa

Segundo a página virtual oficial da PDG Realty S.A. Empreendimentos e Participações (“PDG Realty”), a empresa nasceu em 2003 como um adendo a um banco de investimentos com o objetivo de adentrar no setor imobiliário. Já em 2006, tornou-se uma unidade de negócios independente. Em janeiro de 2007 abriu seu capital e apresentou resultados inesperados para uma empresa estreante. Mesmo com incríveis oscilações durante o exercício social de 2007, a empresa encerrou o ano com 79% de retorno em relação ao valor inicial da ação, que era de catorze reais cada.

Ainda de acordo com as fontes oficiais da PDG Realty, a corporação, estimulada pelo elevado crescimento do mercado imobiliário brasileiro, em 2009, finalizou a compra da Goldfarb, uma das maiores incorporadoras e construtoras do país, e da CHL, uma das construtoras e incorporadoras mais respeitadas do Rio de Janeiro. Posteriormente, em 2010, também adquiriu outra empresa do setor, a AGRE, que apresenta participação expressiva em São Paulo e nas regiões Norte e Nordeste do país. Dessa forma, a PDG tornou-se a líder do mercado brasileiro, presente em 17 estados, além do Distrito Federal, e em mais de 100 cidades, tendo entregado mais de 90 mil unidades ao longo desses anos. Além disso, é, atualmente, o maior grupo das Américas do setor imobiliário em valor de mercado e a única empresa imobiliária com capital 100% pulverizado, apresentando a maior participação do setor dentro do IBOVESPA.

A empresa desenvolve projetos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com