TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analogia Ente os Clássicos da Sociologia

Por:   •  20/9/2020  •  Resenha  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

FACAM – FACULDADE DO MARANHÃO

Sociologia Geral

São Luís, MA 2020

Aluno: Renildo Aguiar da Conceição Junior Prof: Keila Podavi

Curso: Direito/ vespertino- Módulo A

Analogia entre Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber

São Luis, MA 2020

Analogia entre Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber

A grande tríade da Sociologia clássica formada por Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber foi fundamental para um ambiente sociológico devido à delimitação do saber científico e reflexão sobre a vida social no âmbito geral. Assim, a partir das obras realizadas entre tais autores clássicos o campo da sociologia moderna se caracterizou como um instrumento de conhecimento com metodologias e métodos próprios. Dessa forma, para melhor entender tal processo da sociologia clássica e a semelhança entre tais autores é necessário a compreensão de seus sistemas teóricos e pensamentos importantes de suas obras.

Em primeiro plano, as sistemáticas teóricas de Karl Marx acerca da vivência da conjuntura social visava, primordialmente, a análise da sociedade capitalista e de sua superação, na qual estimulavam desde o princípio vários impactos nos meios intelectuais. Sob essa ótica, Marx consentia que o método racional era não somente uma temática de apreensão da realidade mas, também, de formação de uma sociedade igualitária e justa, capaz de ratificar a realização de todo potencial de perfeição existente no indivíduo. A priori, o pensamento Marxiano dentro de um viés metodológico e com seus fundamento conceituais apresentava teses complexas em relação a dialética e materialismo; a necessidade de produção e reprodução; ao trabalho alienado; a sociedade capitalista e, principalmente, sobre as classes sociais suas estruturas e as lutas de classe. Nesse contexto, a complexidade de tais teses que o Marxismo procurou analisar foi o vínculo, o qual observa-se na sociedade humana; na estrutura econômica, política e ideológica.

Em segundo plano, o sociólogo francês Émile Durkheim buscava compreender quais fatores uniformizam os indivíduos para compor um ambiente social, visto que para ele todo comportamento é instruído pela coletividade. Dessa maneira, o pensamento Durkheimiano objetifica a sociologia como a teoria dos fatos sociais  os quais devem ser

investigados como coisas que, consequentemente, irão consistir em maneiras de agir, de raciocinar e de sentir exteriores ao indivíduo por meio da especificidade do objeto sociológico. Em geral, Durkheim propõe teorias que analisam o comportamento e a compreensão do mundo de diversos grupos sociais no quais estabelecem um panorama entre a teoria sociológica e as preocupações que marcam a antropologia contemporânea. Ademais, as vertentes introduzidas Durkheimiano mais abordados em sua teoria foram especificamente aspectos ligados ao sistema social como, por exemplo, a dualidade dos fatos morais; a moralidade e a vida social , a religião e tipos de consciência.

Por outro lado, para o Sociólogo alemão Max Weber o instrumento da sociologia é a acepção da ação humana individual, a qual deve ser buscada pelo método de compreensão baseado na análise psicológica humana. Sob esse viés contextual, o pensamento Weberiano define o indivíduo como um ser capaz de agir e que não é passivo frente às forças do ambiente natural pois tem condição de impor sua vontade aos outros. Em síntese, Weber introduz sua teoria por intermédio das relações sociais, ampliando as teses sobre a objetividade do conhecimento; a dominação; à racionalização e o capitalismo, e principalmente sobre os tipos puros de ação social e a divisão do poder em determinada comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (167.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com