TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Animação Leonardo codificada

Tese: Animação Leonardo codificada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Tese  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

Curta de animação de Leonardo Cadaval que traz um olhar sobre a verdadeira selva que vivemos através dos grandes processos de urbanização que passa as cidades, e tudo isso através do olhar do passado representado por um jovem índio. Premiado em grandes festivais nacionais e internacionais, Pajerama é um dos filmes que estará na mostra Cine Kurumin. Para falar mais um pouco sobre o processo de criação do curta e da expectativa da mostra, Leonardo concedeu uma entrevista ao Cine Kurumin:

Premiação: Melhor Curta-metragem para juventude – Festival Internacional de Oberhausen 2008 / Melhor Curta-metragem – Festival Internacional de Curtas-metragens de Belo Horizonte 2008 / Melhor Curta de Animação – Festival de Curtas de Sergipe – Cine SE / Melhor Curta-metragem de Animação e Melhor Trilha Sonora Original no Festival Audiovisual do Mercosul – FAM 2008 / Melhor Curta-metragem de Animação no Festicine Amazônia (2008) / Melhor Trilha Sonora Original no Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão 2008 / Melhor Edição de Som – Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá 2008 / Melhor Trilha Original – Granimado Festival Brasileiro de Animação 2008.

O que inspirou Pajerama?

O Pajerama foi inspirado na minha vivência do espaço de São Paulo. Onde nossa percepção do espaço natural que está sob a cidade construída é bastante sutil. Não digo nem no que se refere aos espaços verdes e parques que são escassos. Mas carecemos de perceber a geografia da cidade: Os vales, os morros. E também como essa morfologia tem ligação com a nossa ocupação e com a história. Um exemplo são os nomes de lugares como Pacaembu, que vem de “Paca i embó” cuja tradução é “bebedouro de pacas”. Só isso já nos dá um insight de passado.O filme foi pensado na hipótese de alguém do passado que tem insights do futuro, com signos da cidade no meio do ambiente dele.

Tem outros trabalhos voltados para a temática indígena?

Na verdade não. Meus trabalhos são sobre o nosso espaço. Que foi, e é do índio também.

O Cine Kurumin será em aldeias indígenas que passam por realidades encontradas no filme, em que medida você acredita que Pajerama pode contribuir pra enfrentar essa realidade?

Acho que talvez seja importante valorizar esse tipo de história e contribuição das culturas indígenas. São Paulo, uma cidade que hoje nada tem a ver com a realidade indígena, foi muito influênciada no seu inicio pela cultura Tupi. Era a língua falada na cidade. Foram a partir de aldeias que vários bairros surgiram. E isso explica muita coisa na cidade. Precisamos valorizar esse tipo de historia. E valorizar a cultura indígena atual para que ela seja ainda mais atuante na vida de índios e não índios.

Pajerama já foi exibido em aldeias indígenas? Se não, o que espera dessa experiência? Se sim como foi a experiência?

Acho que não. Na verdade o índio no filme é uma representação de um olhar do passado, antes da cidade. Então ele não tem uma figura que remeta a uma cultura específica de hoje ou do passado. Por isso misturei elementos e adereços de várias regiões. Um adereço de boca yanomani, as polainas do Xingu, etc. Espero que isso não incomode os índios.Mas espero que eles pensem em como a cultura deles é importante e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com