TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Another Brick in the Wall - Análise Sociológica

Por:   •  22/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE

SÃO PAULO – CAMPUS SUZANO

1°ANO – AUTOMAÇÃO INSDUSTRIAL INTEGRADO

GUSTAVO DE OLIVEIRA

GUSTAVO MINCHILLO

ISABELLA LUIZA

JHENIFFER LOPES

LUIZA HARUMI

MARIANA PEDREIRA

RENAN BRASIL

VINICIUS AFONSO

ANOTHER BRICK IN THE WALL

ANÁLISE SOCIOLÓGICA

SUZANO / SP

2018

GUSTAVO DE OLIVEIRA

GUSTAVO MINCHILLO

ISABELLA LUIZA

JHENIFFER LOPES

LUIZA HARUMI

MARIANA PEDREIRA

RENAN BRASIL

VINICIUS AFONSO

ANOTHER BRICK IN THE WALL

ANÁLISE SOCIOLÓGICA

[pic 1]

SUZANO / SP

2018


INTRODUÇÃO

        Ainda hoje, Another Brick in the Wall é considerada uma das melhores músicas — trio de músicas — de todos os tempos. Lançado no final de 1979 pela banda britânica Pink Floyd, alcançou em meados dos anos oitenta o primeiro lugar das paradas em países tão diversos como Estados Unidos, Israel e Nova Zelândia. Chegou a ser proibida pelo regime racista da África do Sul, pois havia se tornado um verdadeiro hino nos protestos contra a segregação nas escolas sul-africanas. O trio de músicas Another Brick in the Wall é, provavelmente, a manifestação mais famosa de repúdio ao sistema escolar e muito discutida nos dias atuais, trazia a ideia, tanto na letra quanto no videoclipe, de dois dos principais autores da Sociologia, Auguste Comte e Émile Durkheim, a educação.


ANOTHER BRICK IN THE WALL E O POSITIVISMO

        Pink Floyd foi uma banda britânica de rock, formada em 1965 por Syd Barrett, Roger Waters, Richard Wright e Nick Mason, que ficou bastante conhecida por suas obras musicais. O primeiro álbum lançado, The Dark Side Of The Moon (1973), tornou-se um dos álbuns mais vendidos no mundo. A sequência Wish You Here Here foi dedicada a Syd Barrett, um dos primeiros integrantes da banda que teve que deixá-la devido a sua saúde mental. Em 1979, foi lançado o álbum The Wall o qual trazia o trio de canções e clipes musicais chamado Another Brick In The Wall. Essas três músicas foram subtituladas de “Part I”, “Part II” e “Part III”: Memórias, Educação e Drogas, respectivamente.

        Ainda muito discutida nos dias atuais, Another Brick In The Wall (Part II) trazia a ideia, tanto na letra quanto no videoclipe, de dois dos principais autores da Sociologia, Auguste Comte e Émile Durkheim, a educação. Ao segundo sociólogo, a mesma é como um instrumento que mantém as tradições culturais, normas, valores e modelos de comportamento às próximas gerações, ou seja, um meio privilegiado para a socialização do individuo. Comte prega a existência de uma educação positivista a qual objetiva o aprendizado de assuntos específicos e considerados prioritários. O positivismo,fundamentalmente, crê no progresso do sistema capitalista e nos benefícios gerados pela industrialização.

        No final do clipe da Parte I, há certa cena em que o professor faz uma critica clara a seu aluno que não segue os padrões da aula a qual aparentemente sobre matemática enquanto o garoto escrevia poemas. A Teoria positiva partia do princípio de que os homens deveriam aceitar a ordem existente, não devendo contestá-la. Os positivistas afirmam que somente como consequência do ensino científico a maturidade do individuo será alcançada, portanto os estudos científicos terão plena prioridade sobre os estudos literários e, assim, a escola dificulta a obtenção de conhecimentos fundamentais para o senso crítico e para a constituição de um real cidadão, sendo empregado um determinado modo de agir e pensar do indivíduo, levando a ter um menor entendimento do mundo e apenas um mero preparo para o mercado de trabalho. Assim, é possível notar uma elitização por parte dos alunos. Da mesma forma que na sociedade capitalista, o individuo é educado a se comportar como submisso e seguidor de ordens, mera máquina alienada pela sociedade na qual vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com