TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia, Anhembi Morumbi

Trabalho Universitário: Antropologia, Anhembi Morumbi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.485 Palavras (10 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 10

Capítulo 3

O método estruturalista na antropologia compreende que: pode apreender o que está oculto na análise da descrição da cultura estudada; O inconsciente é considerado uma chave interpretativa para acessar o entendimento da cultura estudada e O homem não é traduzido apenas pela racionalidade, mas também pelos processos do inconsciente na análise da cultura.

O trabalho de campo do antropólogo Claude Lévi-Strauss foi desenvolvido com os índios Bororo e Nhambiquara no: Brasil.

O princípio fundamental é que a noção de estrutura não se refere à realidade empírica (o vivido cotidiano dos seres humanos nas culturas), mas aos modelos construídos em conformidade com esta.

A interpretação de vivências míticas, segundo o pensamento levistraussiano, não pode ser elaborada por análises de um mito isolado de uma determinada cultura. O ato de decifrar os mitos possibilita conhecer determinados dilemas da sociedade, ou seja, desvendar os significados dos mitos contribui na compreensão de problemas vividos por uma determinada cultura.

A alimentação, para Malinowiski, equivale a uma função metabólica com o objetivo de servir à manutenção da vida humana e para Lévi-Strauss, a comida faz referência a um sistema de códigos culturais. 

Capítulo 4

A expressão "Quanto às novas tecnologias, as crianças podem ensinar os pais" faz referência às culturas pré-figurativas, que são as sociedades em que os adultos aprendem com os jovens. Pode-se exemplificar essa questão com as novas tecnologias que fazem com que as gerações mais jovens ensinem as mais velhas.

As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira: "A interpretação de maior destaque é sempre a do nativo da cultura PORQUE A própria interpretação do etnógrafo é sempre de segunda e terceira mão".

De acordo com a antropologia de Geertz as opções corretas são: "A interpretação da cultura deve ser microscópica" e "A interpretação da cultura pode conter poligrafia". Já a interpretaçao da cultura não concebe os significados culturais como objetivos e neutros e, sim, como significados culturais subjetivos e públicos.

As opções a serem assinaladas na questão e que são incorretas são: as configurações dionisíacas não se referem às reações emocionais equilibradas por parte de determinados indivíduos no grupo social e não se referem às emoções que são vivenciadas de modo tradicional por parte de determinados indivíduos no grupo social. Essas características estão relacionadas à configuração apolínea.

A opção verdadeira e que não deve ser assinalada sobre a configuração dionisíaca na antropologia proposta por Ruth Benedict é a seguinte afirmativa: "Pode-se compreender que a configuração dionisíaca refere-se às reações emocionais violentas por parte de determinados indivíduos no grupo social".

A proposta antropológica de Ruth Benedict postula que: 1. Concebe que há determinados aspectos da cultura que são assimilados pelos indivíduos e que expressam um tipo de personalidade idealizada pela cultura; 2. Concebe que há padrões culturais compreendidos como "grande arco" em que estão elencados determinados interesses de grupo em questão.

Capítulo 5

O povo brasileiro, no entendimento de Darcy Ribeiro, não abriga nacionalidades multiétnicas e, por meio de um processo de formação extremamente violento, esse povo originou-se a partir da fusão mestiça de matrizes brancas, indígenas e negras, que constituíram novas unidades homogêneas. O povo brasileiro é sinônimo de pluralidade e heterogeneidade. O povo brasileiro não surgiu apenas do encontro entre as culturas do português, negros e índios. Portanto, o povo brasileiro surgiu do encontro e do entrechoque entre as culturas do português, negro e índio.

Sobre a cordialidade na formação do povo brasileiro na acepção do historiador Sérgio Buarque de Holanda é correto afirmar que: O conceito foi elaborado para refletir que os sentimentos do povo brasileiro brotam diretamente do coração sem um filtro de racionalidade; O conceito foi elaborado para refletir que o povo brasileiro afasta-se da impessoalidade, pois apenas está preparado para conviver com relações determinadas pela pessoalidade; O conceito foi elaborado para refletir que o povo brasileiro apresenta dificuldades em construir relações de trabalho que o opusesse aos círculos afetivos desenvolvidos no ambiente familiar e O conceito foi elaborado para referir-se às maneiras de ser do brasileiro, que são ditadas por éticas caracterizadas pelos sentidos emocionais.

A afirmação “O conceito foi elaborado para referir-se aos modos como o povo brasileiro é elogiado pelos estrangeiros” é incorreta, pois a intenção de Sérgio Buarque de Holanda não foi de elaborar o conceito com o objetivo de compreender o que os estrangeiros pensam dos modos de ser do brasileiro, mas entender sobre a dinâmica do povo brasileiro e sua relação com os sentimentos pessoais e impessoais.

A razão pode promover a dominação irrestrita. A razão pode promover práticas eurocêntricas.

Todas as afirmativas são corretas: “O povo brasileiro é um novo povo porque constituiu uma nova unidade étnico-cultural”; “O povo brasileiro é um novo povo a partir do momento que se constituiu um novo sentimento de pertencimento ao “ser” brasileiro, dando origem ao que foi denominado de brasilidade”; “O povo brasileiro é um novo povo que foi originado a partir do processo de desafricanização do negro, desindianização do índio e da deseuropeização do branco” e “O povo brasileiro é um novo povo porque produziu uma nova cultura sincrética e singular”.

De acordo com Darcy Ribeiro, a característica do povo brasileiro é a miscigenação, isto é, a mestiçagem, tanto em seus aspectos étnicos quanto em seus aspectos culturais. O mestiço brasileiro, na acepção de Ribeiro, é uma nova etnia que apresenta particularidades e especificidades em relação ao negro, índio e branco e se constituiu por meio de um processo de necessidade de diferenciação. O Brasil apresenta, nessa visão, uma cultura mestiça, que é sincrética e é singular na redefinição dos traços étnicos e culturais das matrizes que formaram o Brasil. Desse modo, a nova etnia brasileira surgiu quando milhões de pessoas passavam a não se ver como índios oriundos de uma determinada tribo, nem africanos de determinadas tribos, ou como portugueses metropolitanos. Desse modo, esses contingentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com