TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia - Apostila 1

Dissertações: Antropologia - Apostila 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade EAD – Apostila 1 – Estudos Antropológicos e Sociológicos

Exercícios

1. Neste capítulo você teve contato com diversos modelos de sociedade e de cultura. Do Mito ao Iluminismo observamos contextos socioculturais bem distintos. Desenvolva um texto que descreva as principais características de cada período, marcando as diferenças entre os valores pré-modernos e modernos.

As diferenças principais entre a pré modernidade e modernidade está na forma com que as pessoas se relacionavam e de como definiam suas ações.

Na pré modernidade as condutas eram definidas pela tradição, utilizando-se de explicação através da filosofia, mitos e teologia. A comunidade era movida por fé em crenças e nos Deuses, também pela metafísica.

Na modernidade as pessoas passaram a ser mais individuais de uma forma geral, utilizando de base para tomar suas ações o futuro baseado em relatos científicos, sem muito envolvimento de religião, desapegando assim da famosa tradição e utilizando razão do momento para definir seus caminhos.

2. No século XVIII duas revoluções - Industrial e Francesa - transformaram as relações sociais na Europa. Relacione os aspectos específicos de cada Revolução, colocando no local indicado a letra correspondente:

(A) Revolução Industrial (B) Revolução Francesa

(B) foi considerada uma revolução econômica.

(B) foi considerada uma revolução política.

(B ) luta pelos ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade”.

(A) separação entre capital e trabalho.

(A) forneceu bases políticas para o desenvolvimento do capitalismo.

1. Para aprofundar e exercitar sua compreensão a respeito da teoria funcionalista proposta por Émile Durkheim, é fundamental conhecer os conceitos apresentados por ele para análise da Sociedade. Assim sendo, relacione os conceitos as suas definições:

(a) Fato Social (b) Consciência Coletiva (c) Solidariedade mecânica

(d) Solidariedade orgânica

Respostas:

(B) A forma moral vigente na sociedade que determina a maneira de pensar, ser e agir dos indivíduos.

(A) São fenômenos sociais, exteriores aos indivíduos, que podem ser tratados como coisas.

(D) Forma de organização social típica das sociedades modernas.

(C) Forma de organização social típica das sociedades pré-modernas.

2. Para Max Weber quais são os aspectos e os valores fundadores da Sociedade Capitalista? Qual o tipo de ação social que assegura o sentido compartilhado pelos indivíduos nesta sociedade?

R: A formação do capitalismo se baseia principalmente em: a terra, o trabalho e o capital. Para tal formação é necessário um fenômeno que une o capitalismo com esses quatro fatores, este fenômeno é a racionalidade. Os indivíduos da sociedade passam a viver em um círculo vicioso, pois são aprisionados pelo próprio sistema que eles mesmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com