TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL RESUMO UNIDADE I:

Casos: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL RESUMO UNIDADE I:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  7.409 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

RESUMO UNIDADE I:

1. ASSITENCIALISMO

1.1 CONCEITO

O assistencialismo teve inicio em torno de 3.000 a.c, e era praticado pelas confrarias.

O assistencialismo parte de uma concepção de senso comum, é visto como técnica voluntária e espontânea de doação ajuda ou favorecimento as populações menos favorecidas.

O Assistencialismo não é compreendido como forma de direito social ou dever do estado, sendo uma atividade sem profissionalização.

As ações assistenciais mesmo cheias de boas intenções causam uma dependência, pois expressam uma relação de duas pessoas ou parte distintas: um doador e um receptor, pois a relação de apradinhamento pressupõe uma divida, através desse conceito foram criados os serviços e instituições como casas de apoio, asilos, albergues e orfanatos. Pois se verifica na ajuda a melhor forma de realizar certas benfeitorias.

O assistencialismo esta ligado também a fé, considerando que o poder não nascia do homem e sim de Deus, e, portanto a vontade divina deveria ser a base de todos os direitos, surgindo a necessidade do estado de controlar e atender o bem comum.

1.2 AS PRIMEIRAS FORMAS DE ASSISTENCIALISMO NO BRASIL

O assistencialismo no Brasil surge juntamente com a formação do estado brasileiro, onde só quem tinha direito eram os senhores feudais e os nativos que aqui se encontravam não gozavam de nenhum direito. Oferecia favores aos trabalhadores das terras como forma de caridade e não como uma forma de trabalho.

Essa forma de assistencialismo se estendeu durante o período da escravidão e também nas relações agrícolas, em que imigrantes e nativos eram explorados, não recebiam salários dignos e tinham vinculação de consumo na própria fazenda, criando assim um dependência.

Com o inicio do processo industrial no governo de Getulio Vargas surge às primeiras manobras assistencialistas, vista o aumento da classe trabalhadora. Nesse período foram criadas as legislações trabalhistas. O direito era visto através de doações de bens e benefícios, a fim de evitar a revolta dos trabalhadores.

Em 1942, também no governo Vargas, surge umas das mais expressivas formas de assistencialismo expressas no Brasil a Legião Brasileira de Assistência – LBA, sob a coordenação de Darcy Vargas, criando daí o primeiro damismo no Brasil, na figura da mulher do governante, pratica essa utilizada até os dias atuais.

O assistencialismo no Brasil sempre foi usado como forma de abafar e mascarar algum conflito, sendo usadas muitas vezes como moedas de troca de favores.

1.3 FORMAS DE ASSISTENCIALISMO

As primeiras formas de assistencialismo foram estabelecidas pelas igrejas como dever moral, a igreja católica foi à instituição que mais se destacou nas ações assistenciais.

A filantropia é tida uma forma de assistencialismo, é entendida como pratica humanitária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com