TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia E O Desenvolvimento Da China

Trabalho Escolar: Antropologia E O Desenvolvimento Da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 4

Reconhecida como uma das mais antigas civilizações do mundo, a China passou por diversas transformações de âmbito social, político, econômico e cultural até chegar ao estado por nós hoje conhecido. Os primeiros relatos sobre a China de que se tem notícia estão datados entre 2.500 e 2.000 A.C. e fazem referência às regiões norte e central do atual território chinês.

Contando com uma história tão extensa, a civilização chinesa também é marcada por um intenso processo de migração e pela incorporação de outras civilizações. Seu sistema de crenças, filosofia, escrita e organização política são algumas das características que fazem da China uma cultura bastante peculiar. A partir daí, podemos entender o porquê das diferenças entre o povo chinês e, principalmente, a civilização ocidental.

A Filosofia chinesa exerceu e exerce uma grande influência para o seu povo. Desse modo, a base filosófica chinesa apresenta-se na essência das religiões praticadas no país: Confucionismo, Taoísmo e Budismo.

Na literatura, a China não é superada por nenhuma sociedade em relação ao tempo de existência. A prática da impressão é proveniente de invenções chinesas, porém, antes mesmo do invento os chineses já desenvolviam a escrita a partir de tintas e pincéis.

Faz parte da cultura chinesa valorizar os filósofos, escritores e poetas clássicos, muitos sábios clássicos elaboravam textos irreverentes, além de críticas da vida cotidiana exercida na época.

A China é responsável pelo invento de importantes instrumentos que facilitam a vida de milhares de pessoas no mundo. Dentre as várias tecnologias desenvolvidas pelos chineses estão a Bússola, a Pólvora e o Leme de navegação.

Apesar das importantes contribuições da China para o desenvolvimento da sociedade mundial, a China se destaca atualmente por outro motivo. A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 10%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 6,05 trilhões ou 39,8 trilhões de yuan em 2010 (com crescimento de 10,3%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.

Pode-se afirmar que o desenvolvimento econômico da China teve início a partir de 1978, pouco depois da morte de Mao Zedong, quando a política econômica tomou novo rumo, cujo objetivo prioritário era modernizar o país. Deixou-se de lado o mito da auto-suficiência econômica e intensificaram-se as trocas comerciais com o Japão, a Europa e os Estados Unidos.

Este robusto crescimento econômico, combinado com excelentes fatores internos como estabilidade política, grandes reservas em moeda estrangeira (a maior do mundo, com US$ 818,9 bilhões), mercado interno com enorme potencial de crescimento, faz com que a China seja atualmente um dos melhores locais do mundo para investimentos estrangeiros, com uma avaliação de risco (Moody's) A2, índice considerado excelente.

Houve nos últimos anos um aumento significativo da qualidade de vida dos chineses. Apenas 10% da população vive abaixo da linha da pobreza e 99,8% dos jovens são alfabetizados (em comparação com 69,9% da década de 1980). A expectativa de vida chinesa é a terceira maior do leste asiático, com 71,9 anos, atrás de Japão, com 82,2, e de Coréia do Sul, com 77,3.

Apesar do progresso significativo dos últimos anos, a China é o país de muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com