TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Da Propaganda Política Governo Lula

Exames: Análise Da Propaganda Política Governo Lula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 5

Quando de propõe a estudar as profundas transformações desenvolvidas no século XX, podemos observar com maior pertinência o que diz respeito às formas de comunicação que nos permeiam, sobretudo no que estaremos expondo, a saber, a importância que exerce a propaganda política e ideológica - utilizadas como forma de legitimação do poder através dos meios de comunicação de massa - dentro da política nacionalista do governo Lula.

Para abrangermos de uma forma geral este processo, se faz necessário entender que, por traz de um meio, existe concatenado uma mensagem; que o papel do emissor é percorrer um caminho até que se estabeleça o seu objetivo: o alcance do receptador. A mídia exerce a todo o momento esta “ponte” de influência nos modos de comunicação, medindo o grau de intelectualidade de quem a observar.

Historicamente, a nação brasileira pôde contemplar esta persuasão em meio à ditadura civil a partir de 1930, onde Getúlio Vargas exerceu um governo populista carismático, responsável pela criação do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda, direcionando o uso massivo dos meios de comunicação vigentes na época, como rádio e cinema, utilizando-se do poder da propaganda como instrumento de manipulação da massa.

Outro exemplo clássico ocorreu durante o Regime Militar (1964-1985), onde o governo lançava periodicamente através da AERP – Assessoria Especial de Relações Públicas, campanhas promovendo a alto-imagem dos militares junto à sociedade, de maneira mais arbitrária no governo Médici (1969-1974), com conteúdo ideológico pré-elaborado, sutil e despretensioso. Ressalta-se ainda que buscavam com isso um resgate do nacionalismo, aos padrões de comportamento e o interesse comunitário. Entre outros fatores, um trabalho de “significação” de um material histórico preexistente no imaginário coletivo.

Nicolau Maquiavel em sua obra “O Príncipe” de 1513, já havia exposto relatos de uma idéia cíclica da história, na qual acontecimentos do passado tendem a se repetir no presente. Em conformidade com as circunstâncias que nos são apresentadas, podemos fazer uma análise do governo Lula, que busca legitimar o seu poder de forma pertinente, permeando entre o populismo já exercido por Getúlio Vargas no século XX, ascendendo entre as camadas das massas populares, utilizando-se da mídia como um meio de comunicação potente e presente no cotidiano nacional, exercendo desta forma, mais uma vez, o poder de manipulação ideológico em suas entrelinhas.

Lula ficou conhecido por suas diversas lutas ideológicas no final da década de 60, onde filiou-se ao sindicato dos metalúrgicos, transformando-se em líder sindical, destacando-se por seu espírito de liderança e por seu carisma. Em termos históricos, ele emergiu a representação do âmago da expectativa das classes emergentes da sociedade, unindo a eficácia de uma exposição argumentativa dos feitos de um governo, não só conhecendo os anseios da massa a ser governada, como também a convencendo.

Tais fatores desencadeiam a tão grande eficácia do exercício da cidadania de um governo, preocupando-se com a propagação de suas ações em uma embalagem persuasiva, convincente e até mesmo reflexiva perante a opinião pública, reconhecido por sua ação política, influenciando diretamente no imaginário das camadas populares e dos popularmente desordenados politicamente. Mais uma vez, a idéia cíclica abordada anteriormente é manifesta neste momento da democracia atual.

Por outro lado, Lula tem se utilizado do discurso pré-estabelecido de que não há mais distinção entre esquerda e direita na sustentação do governo atual, evocando à massa a idéia de maturidade democrática, o Brasil como “o país do futuro”, eclodindo nos receptores a informação de um amadurecimento político.

Materialmente falando, não podemos deixar de destacar a infiltração política de Lula nos meio de comunicação de mídias impressas e televisivas. Sempre aparecendo em vinhetas, panfletos, reportagens televisivas com aquilo que há de melhor em termos tecnológicos; há toda um preocupação com a sistemática a ser abordada, com cores, enquadramentos, iluminação, resultando em elevados custos de produção, mas que transmitem ao grande público-alvo sentimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com