TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Cineasta Spike Lee

Artigos Científicos: Análise Do Cineasta Spike Lee. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do cineasta Spike Lee

WakeUp!

O cineasta Spike Lee também produtor, ator e documentarista conhecido pelas obras polêmicas é considerado um ícone do cinema afro-americano, Spike direciona suas produções para conscientização dos problemas sociais do país. Entre as suas principais obras temos: “Malcom X (1992), Faça a coisa certa (1989) e “4 Little Girls (1997).

Diferente do que se pensa o cineasta não trabalha somente com a questão social do negro, mas sim de todas as minorias como os latinos, orientais e mestiços que além de viver nos guetos norte-americanos sofrem grande discriminação por parte da classe média e alta americana.

O filme Faça a coisa certa (1989), que rendeu uma indicação ao Oscar por melhor roteiro a Spike, aborda a questão do cotidiano da minoria de uma forma bem realista fugindo assim dos tipos estereotipados com que o gueto era retratado no cinema.

O cineasta teve sua segunda indicação ao Oscar com o documentário “4 Little Girls” que reconta os eventos do bombardeio de uma igreja no estado do Alabama, onde quatro garotinhas perderam a vida revoltando a cidade de Birmingham.

Seus filmes sempre possuem a frase Wake Up! (Acorde!) como uma forma inconsciente para acordar as pessoas para uma maturidade social fazendo enxergar a realidade que os rodeia.

No caso Spike Lee usa a realidade vivida e vista por ele mesmo para fazer de suas obras representações do que vividas de uma sociedade excluída e propositalmente por não se encaixarem num perfil pré-estabelecido por uma minoria preconceituosa.

Vejo que o cineasta procura mostrar a sociedade uma realidade ignorada pela população de alta renda levando-o a abordar esses temas para atingir essa camada da sociedade que prefere fechar os olhos. E a forma direta com que ele aborda as temáticas favorecem a compreensão do publico para que essa “grande parte da sociedade” possa estar recebendo a devida atenção que merece.

Através de suas obras Spike informa e documenta fatos da realidade vivida pelas minorias norte-americanas, mas que também podem ser vistos nas periferias de todo o mundo e que diariamente são noticiadas e divulgadas o que infelizmente é ignorado por uma camada da sociedade que se considera superior e prefere não enxergar essa realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com