TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise SWOT

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 8

                                                             António Manjate

Cicília Cósula

Eucleusia Machava

Gizela Cassimo

Madalena Chongo

Salomão Berlindo Soto

Sarifa da Graça

Estratégia Empresarial

Análise SWOT

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos com habilitação em Higiene e segurança no trabalho

2ᶿ Ano

Universidade pedagógica

Sede

2017

António Manjate

Cecília Cónsula

Eucleusia Machava

Gizela Cassimo

Madalena Chongo

Salomão Soto

Sarifa da Graça

Estratégia Empresarial

Análise SWOT

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos com habilitação em Higiene e segurança no trabalho

2ᶿ Ano.

Trabalho   da cadeira de (E.Empresarial)

Orientado      por      Dr: Lionitt Silverio  

Apresentado   ao Departamento de con-

tabilidade e Gestão, Curso de gestão de

Recurs. Humanos para efeito avaliativo.

Universidade pedagógica

        Sede        

2017

Índice

1. Introdução        3

1.1. Metodologia        4

1.1. Objectivos        4

2. Referência Teorica        5

2.1.Brêve historial (Análise SWOT).        5

2.2.Conceitos.        5

2.3.Ambiente interno        5

2.4.Ambiente externo        6

2.5.Factores críticos do sucesso.        7

2.6.Modelo da análise SWOT.        8

3.Conclusão        9

4.Referência Bibliográfica        10

1. Introdução

Neste presente trabalho, elaborado no ámbito da cadeira de estratégia empresarial, pretende-se debruçar da técnica de análise SWOT, sabendo que :

Segundo Sebastião Texeira (2013, 75), intende-se como análise externa e interna para detectar respectivamente as oportunidades e as ameaças (exterior) e os pontos fortes e fracos (interior).

Partindo da analogia holística do (tema e definição), o grupo irá metodicamente e sistematicamente abordar sobre todos os itens relacionados com o tema em questão. O grupo irá apresentar todo o conhecimento adquirido ao longo da realização do trabalho sobre todas as componentes que envolvem a análise SWOT, isto é, as componentes positivas que correspondem aos pontos fortes e opurtunidades e, as negativas que são os pontos fracos e as ameaças, que influenciam no sucesso das empresas no seu dia-a-dia, na realização das suas actividades. Falar-se-à também dos factores críticos de sucesso, estes que influenciam significativamente para que as empresas sejam bem sucedidas, apresentando exemplos genéricos e específicos de empresas bem sucedidas, que exploraram da melhor maneira possível todos esses factores positivos e que minimizaram os negativos.

Tendo em conta que a sigla SWOT é Inglesa, iremos também, traduzir cada um dos seus integrantes facilitando, deste modo, a sua compreensão e aquisição de conhecimentos sobre o tema por parte dos receptores e leitores do trabalho em questão.

1.1. Metodologia

A elaboração do presente trabalho, tem por objectivo descrever e analisar cernimente a análise SWOT, isso tudo para saber as metáforas de como ser uma empresa bem sucedida no mundo de negócios com forte caracter concorrêncial e concamitamente em como conquistar uma vantagem competitiva no mercado com a técnica em causa, ganhando um posicionamento no mercado para ser uma: empresa líder, seguidora ou nicho (de partida com sucesso). Para a produção deste trabalho a colecta de dados acontecerá através da previsão bibliográfica de livros com temas: gestão estratégica, gestão nas organizações e estratégia empresarial, em forma de pesquisa descritiva-qualitativa.

Com o metodo ermeneutico, após a colecta das informações, os textos serão interpretados, comparados para decisão da ordem e relevância das informações para a produção da revisão bibliográfica.

1.1. Objectivos

1.1.1.Objectivo geral

  • Falar holísticamente da essência da técnica análise SWOT.

1.1.2.Objectivos específicos

  • Identificar as variaveis (positivo e negativa) constituentes do ambiente (interno e externo) segundo a técnica (SWOT).
  • Apresentar os factores críticos do sucesso numa empresa, segundo a técnica (SWOT).
  • Expor alguns exemplos génericos e reais de factores críticos do sucesso na empresas.
  • Explicar o modelo de analise SWOT, para o sucesso das empresas.

2. Referência Teorica

2.1.Brêve historial (Análise SWOT).

 O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma ingles, e é um acrónomo das palavras (strengths, weaknesses, opportunities and threats) e é usada para definir uma ferramenta analítica que permite trabalhar com toda informação que possui sobre seu negócio útil para examinar suas debilidades, ameaças, forças e  oportunidades.

A analise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A tecnica é creditada á Albert Humphrey, que foi lider de pesquisa na universidade de stanford nas decadas de (1960 -1870), usando dados da revista fortune dos 500 maiores corporações.

2.2.Conceitos.

Segundo Sebastião Texeira (2011, 83) designa-se analise SWOT a análise relacionada e sistematizada das oportunidades  e ameaças do ambiente externo (respectivamente os seus aspectos posetivos e negativos) e dos pontos fortes e pontos fracos ( os aspectos posetivos e negativos) do ambiente interno da empresa. Trata-se de uma ferramenta de uso fácil que permite, através de uma análise relativamente rápida, revelar a situação estratégica da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com