TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Conjuntura Identificação das Demandas Sociais Planejamento da Intervenção Profissional Projeto Social

Por:   •  27/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  1.245 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1] UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

ATIVIDADE AVALIATIVA ÚNICA: Projeto Integrador II

Análise de Conjuntura Identificação das Demandas Sociais Planejamento da Intervenção Profissional Projeto Social

WILKA COQUEIRO

 RA: 3864944

BARRA DO TURVO- SP

2019

[pic 2] UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

ATIVIDADE AVALIATIVA ÚNICA: Projeto Integrador II

Análise de Conjuntura Identificação das Demandas Sociais Planejamento da Intervenção Profissional Projeto Social

WILKA COQUEIRO

RA: 3864944

Trabalho apresentado como um dos requisitos obrigatórios na matéria de análise da Conjuntura, pela UNISA.

BARRA DO TURVO- SP

2019

RESUMO

A presente pesquisa tem a finalidade de explicitar conhecimentos sobre análises de conjunturas, foi baseada em temas previamente escolhidos e optou-se por um estudo acerca de Interdisciplinaridade.  A metodologia adotada foi pesquisa de referencial teórico diverso, que proporcionasse um entendimento mais amplo do assunto. Assim sendo, foram abordados subitens relacionados ao campo central da pesquisa, aprofundando os conhecimentos sobre o assunto.

Palavras chave: Conjuntura, sociais, interdisciplinaridade.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................................4

2 INTERDISCIPLINARIDADE..............................................................................................5

2.1 contribuições da interdisciplinaridade para a composição de uma análise de conjuntura...........................................................................................................................7

2.2 Como a interdisciplinaridade se articula e viabiliza a leitura de realidade....................8

CONCLUSÃO ....................................................................................................................9

RERENCIAS.....................................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem a finalidade de ajudar o aluno na compreensão mais clara das disciplinas análise das conjunturas estudada nesse bimestre. O tema escolhido foi a interdisciplinaridade na Análise da conjuntura, focando especialmente na aplicação do Campo Serviço social.

Na pesquisa serão apresentados e comentados conceitos relativos a interdisciplinaridade, conceituando o termo, segue com explicação das contribuições da interdisciplinaridade dentro do campo de conjunturas e serviço social e a pesquisa  será amarrada, com apresentação de como interdisciplinar se relaciona com leitura da realidade.

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é levar o aluno a um aprofundamento das matérias cursadas, sendo capaz de intervir de forma interdisciplinar dentro do contexto real da vida profissional de um assistente social.

  1. INTERDISCIPLINARIDADE

De acordo com Gomes (2004) a interdisciplinaridade faz parte dos trabalhos em equipe e no Serviço social, significa que todos os envolvidos no processo de um Projeto, trabalham em conjunto, rumo às metas estabelecidas.

Frigoto (2008) Apud Gomes (2004) afirma o seguinte:

O trabalho interdisciplinar é tanto uma necessidade como também um problema. O trabalho interdisciplinar é uma necessidade dado o  caráter dialético da realidade social, que é ao mesmo tempo, singular e variável e devido a natureza intersubjetiva com que essa realidade é apreendida e interpretada pelos sujeitos que se propõem a investigá-la, bem como, nela intervir. O trabalho interdisciplinar é também um problema, devido a complexidade e o caráter histórico de uma determinada realidade e as limitações dos indivíduos que buscam construir o conhecimento acerca dessa realidade

Tem havido muita confusão entre multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, a exemplo de equipes Multidisciplinares, é dos profissionais de Serviço social em conjunto com Conselheiros Tutelar, ambos, tem o alvo de investigar uma situação problema envolvendo menores e juntos planejar como intervir neste contexto.  Segundo Gomes, muito se tem ouvido falar no termo interdisciplinar, mas, ainda é um assunto em aprofundamento no trabalho entre equipes. A forma como o assunto é “olhado” pelos profissionais, chama-se então interdisciplinar.

Souza (2008) Apud Santos (2010) também afirma o seguinte:

A Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade e processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial e a necessidade de mão de obra especializada. A interdisciplinaridade buscou conciliar o conceito pertencente às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas subáreas.

Quando de fala na interdisciplinaridade está se falando, portanto, em como novos conhecimentos são produzidos a partir de dado conhecimento. Artigo no Portal Educação também afirma que a interdisciplinaridade tem como foco fazer com que um ou mais assuntos interajam entre si, essa integração não é apenas a comunicação de idéias, mas, sim a possibilidade de respostas em uma conjuntura.

  1. Contribuições da interdisciplinaridade para a composição de uma análise de conjuntura

A história do Serviço social é pautada em interdisciplinaridade, pois, de acordo com Gomes, o serviço social intercala os assuntos, em já na formação do profissional diversas matérias permeiam a vida do acadêmico. Quando em contato com análise de uma conjuntura ou mesmo do desenvolvimento de um projeto, é muito importante abarcar mais de uma área, tendo vários ângulos de visão, ajudando a tomar a decisão mais acertada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com