TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: A relação questão social políticas sociais e intervenção profissional. Objetivo: Explicar como as políticas sociais se estruturam mediante a questão social, planejamento social, a concepção ética.

Por:   •  30/10/2015  •  Artigo  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Sumário

1. Introdução.........................................................................................................4

2. Histórico do processo de planejamento.............................................................4

3. Produção capitalista em sua fase monopolista..................................................5

4. A construção das políticas sociais e os elementos políticos, econômicos e

Sociais neste processo até 1988.......................................................................... 6

5. Mostrar os processos de organização do Estado Brasileiro até 1988...............7

6. Considerações finais.........................................................................................8

7. Referencias...................................................................................................... 9

1.        Introdução

           Esse Trabalho e sobre o desenvolvimento do Serviço Social e das políticas sociais brasileiras e relata as transformações ocorridas no Brasil, nessa época mostra a historia de como aconteceu a partir da visão da qual era governado o país. Então as políticas sociais chegaram ao que são atualmente, foram necessárias muitas mudança e lutas, começando no período da ditadura e do domínio neoliberal, o que contribuiu ainda mais para a desigualdades sociais no pais.

           A trajetória de implantação das políticas sociais foi um processo difícil que só se consolidou através de muitas lutas de classes sociais, manifestações e protestos dos trabalhadores em busca melhores de condições de vida. Mesmo assim, a implantações das políticas sociais foram vistas como apenas um modo estratégico do Estado para conseguir manter os trabalhadores.

2.        Histórico do processo de planejamento.

        

           No contexto do processo de planejamento era visado apenas como um processo. A ação planejada deve ter os indicadores por meio dos que se é avaliado, de modo que possibilita correções e adaptações na organização das políticas sócias a ser desenvolvidas. Planejamento é precisamente um modo que gera metas e os objetivos que se quer alcançar.

          Podemos compreender que a função essencial do planejamento social deixa de ser instrumento técnico e torna um política que toma decisões, onde oferece dados de uma determinada situação e a necessidade, formando elementos para julgar as situações e dados para comparar com os movimentos e projetos futuros. A decisão se torna fundamental, pois demonstra como as diferentes escolhas dentro do processo.

3.       Produção capitalista em sua fase monopolista.

          Conforme Santos e Costa (2006) as condições econômico-sociais e políticas para o surgimento da denominada questão social estão diretamente ligado ao amplo crescimento das forças produtivas, com a expansão do industrialismo e a ampliação de economias no século XIX. No mercado são alterados os processos e as relações de produção; as máquinas são implantadas ao processo produtivo fazendo criar um modelo novo de serviço mundial descartando a maioria do trabalho feito manual por operários. Assim, os novos processos e relações de produção afetam os trabalhadores emergentes em suas condições de vida e de existência social em termos materiais e políticos. Na grande indústria o mundo capital eliminou os entraves para o seu crescimento. Com a introdução da máquina os trabalhadores passaram a ser vistos apenas como operadores de maquinas forçando a demissões e grande escala de desempregados. O capital passa a controlar os salários, substituindo assim o trabalhador por máquinas, equipamentos e instalações.

          Na produção capitalista em sua fase monopolista, vale lembrar que é nesse período que as funções do Estado são forçadas sistematicamente em torno do crescimento, expansão e acumulação do capital. Conforme Braverman (1978) é na fase do capitalismo monopolista que a ação do Estado conseqüentemente toma uma forma mais complexa e alinhada, tendo como mete mudanças de intervir de maneira funcional e estruturada para o atendimento das exigências do capital.  No processo de desenvolvimento capitalista são implantadas as condições ideais para o surgimento do capitalismo monopolista. Nesse período, torna-se indispensável à intervenção do Estado no mercado como meio de abrandar a estagnação e sua intervenção na questão social, criando-se uma instância cuja função engloba os julgamentos perante os conflitos gerados nas relações de trabalho.  O Estado Social, que tem como marco o Welfare State, terá múltiplas funções, virando também permeável as demandas das classes trabalhadoras, no que se indica ao atendimento de certos interesses. Resulta daí a aceitação de direitos sociais, configurados enquanto políticas sociais, tratando-se de modos que ocultam a rivalidade entre as classes e possibilitando a reprodução das massas trabalhadoras.

4.         A construção das políticas sociais e os fatores políticos, econômicos e sociais neste processo até 1988.

            No Brasil, quando aconteceu as grandes mudanças no cenário Político de Assistência Social foi a Constituição Federal de 1988, considerado revolucionaria moderna que dita, com prioridade, a defesa dos direitos de cidadania. Desse modo a idéia desse movimento se manifestou na regulamentação do ECA e da LOAS e, recentemente, na aprovação da nova Política Nacional de Assistência Social – PNAS, que fala sobre a construção do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. Ent. sistema que dita os serviços sócio assistenciais, assim como as três funções da Política de Assistência Social: A Constituição Federal de 1988, ao estabelecer novos conceitos e diretrizes para as políticas públicas feitas pelo Estado brasileiro, concluiu parâmetros precisos ao processo de elaboração e fiscalização das diferentes políticas setoriais. A história econômica, política e social de cada país desenha o momento em que as políticas sociais passam a ser incorporada como estratégia de governabilidade. Assim, as políticas sociais adquirem a coloração específica das conjunturas históricas de cada país. Por isso mesmo, a forma como as políticas sociais foram implantadas e operacionalizadas no Brasil tem o seu desenho próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com