TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Matematica

Monografias: Apostila Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

A partir da experiência do autor na implementação de sistemas de medição de desempenho, condução de processos de planejamento estratégico e na avaliação de sistemas de gestão, são exploradas as dificuldades mais comuns encontradas pelas empresas no processo de tomada de decisões estratégicas. O artigo apresenta uma revisão bibliográfica das principais teorias relacionadas aos temas e sugere uma forma de integração entre as teorias de análise de decisão, o processo de planejamento estratégico e a ferramenta Balanced Scorecard.

1. INTRODUÇÃO

O processo de planejamento estratégico pode ser visto como um processo de tomada de decisão sobre quais os objetivos futuros de uma organização e quais meios e caminhos a mesma deve utilizar para consecução desses objetivos.

Muitas ferramentas e métodos têm sido desenvolvidas para auxiliar as organizações nesse processo, sendo uma das mais utilizadas o método de indicadores de desempenho balanceado (BSC – Balanced Score Card). Encontramos esse método bastante difundido pelas organizações, mas a experiência tem mostrado que sua aplicação não é capaz de, por si só, assegurar um processo de planejamento estratégico bem sucedido.

Por mais flexível que seja a utilização dessa ferramenta, ela parte de decisões já tomadas por outros meios, via de regra heurísticos. Logo, se os objetivos errados forem estabelecidos, ou as estratégias inadequadas definidas, o BSC será utilizado para o acompanhamento de aspectos inadequados, provendo indicadores de desempenho sem eficácia para avaliar a consecução da visão de futuro da organização e assegurar a sua permanência no mercado.

O objetivo desse artigo é buscar na teoria da análise de decisão métodos e ferramentas que possam ser utilizados para apoiar o processo de planejamento estratégico, propondo uma forma de integração entre esses métodos, a ferramenta BSC e os processos tradicionais de planejamento estratégico. Para tanto, são apresentados breves resumos das teorias associadas ao planejamento estratégico e ao método BSC, indicados os principais problemas em sua aplicação e propostas soluções utilizando-se a teoria de análise de decisões, que pode ajudar a compreender melhor esses problemas e prover um modo de pensar sistêmico para sua solução.

2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2.1. Planejamento estratégico como um processo de tomada de decisão

Podemos definir Estratégia como sendo o caminho escolhido para posicionar a organização de forma competitiva e garantir sua sobrevivência no longo prazo, com a subseqüente definição de atividades e competências inter-relacionadas para00 entregar valor de maneira diferenciada às partes interessadas. Basicamente trata-se de um conjunto de decisões que orientam a definição das ações a serem tomadas pela organização.

As decisões oriundas do planejamento estratégico são geralmente relevantes e podem conduzir, como exemplo, a novos produtos, novos mercados, crescimento de receitas, redução de custos, aquisições, fusões e novas alianças ou parcerias.

Existem diferentes métodos para apoiar o processo de tomada de decisão inerente ao planejamento estratégico de uma organização. MINTZBERG, AHLSTRAND e LAMPEL (2000) descrevem dez escolas diferentes para a condução de todo o processo de planejamento estratégico, com métodos, ferramentas e atividades inerentes a cada escola, não esgotando todas as alternativas existentes no mercado. Será utilizada como base para este artigo a escola encontrada com mais freqüências nas organizações, classificado como “Escola do Design”, resumida por WHEELEN e HUNGER (1998) como um processo de quatro etapas:

1. Análise de cenários – em que é realizada a monitoração, avaliação e disseminação de informações sobre os ambientes interno e externo de uma organização a seu pessoal chave, com o propósito de identificar fatores críticos para o sucesso da organização. É comum a utilização da ferramenta SWOT (análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças);

2. Formulação das estratégias – em que ocorre o desenvolvimento de planos de longo prazo, para o gerenciamento efetivo das ameaças e oportunidades identificadas, considerando as forças e fraquezas da organização. Geralmente etapas de definição de missão, visão de longo prazo, especificação de objetivos, desenvolvimento de estratégias e estabelecimento de políticas de diretrizes.

3. Implementação das estratégias e políticas – as decisões são desdobradas por meio do desenvolvimento de programas, orçamentos e procedimentos, podendo envolver modificações na cultura, estrutura e sistema de gestão da organização.

4. Avaliação e controle – é realizada a monitoração das atividades e resultados da organização, de forma a permitir sua comparação com o desempenho esperado. As informações resultantes podem ser utilizadas para a tomada de ação corretiva ou para apontar fraquezas ou falhas nos planos estratégicos estabelecidos, levando à sua revisão.

2.2. Tomada de decisão estratégica

Na medida em que as organizações aumentam seu tamanho e atuam em ambientes mais complexos e de maiores incertezas, as decisões tornam-se mais complicadas e difíceis de serem tomadas. Segundo MINTZBERG (1973), existem três abordagens para o processo de tomada de decisão:

1. Empreendedor – A estratégia é definida por um indivíduo ou líder, com foco nas oportunidades. Os problemas e riscos são legados a um segundo plano.

2. Adaptativo – Soluções reativas a problemas existentes, ao invés de uma busca pró-ativa por oportunidades.

3. Planejamento – Envolve uma coleta sistemática de informações apropriadas para a análise da situação, geração de alternativas estratégicas plausíveis e a seleção racional das estratégias mais apropriadas. O modo de planejamento não apenas é mais analítico e menos político que os outros modos como também é o mais apropriado para se lidar com ambientes complexos e em constante mutação.

3. BALANCED SCORE CARD (BSC)

3.1. Perspectivas balanceadas para medição do desempenho

Desenvolvido por KAPLAN e NORTON (1992), o BSC veio atender a necessidade de executivos que consideravam inadequados os sistemas de medição de desempenho tradicionais, baseados apenas em medições financeiras ou apenas em medições operacionais, fornecendo uma opção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com