TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação Sobre o Movimento LGBT+

Por:   •  21/10/2018  •  Seminário  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

Apresentação sobre movimento LGBTTQ+

A sigla LGBT também é utilizada como nome de um movimento que luta pelos direitos dos homossexuais e, principalmente, contra a homofobia.

 O que é LGBT ?: LGBT (ou LGBTTT) é a sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, que consistem em diferentes tipos de orientações sexuais

O Interessante sobre essas siglas gente é que varia muito de país pra país  por exemplo no Brasil é LGBTTT ( ou simplesmente LGBT ) nos Estados Unidos ( EUA não é pra fala a sigla n tá  )  é LGBTQ  se adiciona a letra Q para aqueles que se identificam como queer ou que questionam a sua identidade sexual.

Em abril de 2009, o Grupo Gay da Bahia (GGB) divulgou seu levantamento sobre os casos verificados em 2008, apontando que no último ano foram assassinadas 190 pessoas no Brasil, sendo 64% gays, 32% travestis e 4% lésbicas, um aumento de 55% sobre os números de 2007, mantendo o país como o que mais registra crimes de natureza homofóbica. O levantamento também conclui que o risco de um travesti ser assassinado é 259 vezes maior que um gay. Desde que iniciou a pesquisa, em 1980, o grupo já registrou 2 998 assassinatos.

Em muito destas regiões ditas por paloma  simplesmente ser qualquer um dessa sigla é condenado a pena de morte  falo da áfrica , oriente médio e leste asiático  e alguns países da America latina e caribe inclusive o Brasil .

3° Os direitos civis, incluindo o direito ao casamento civil e à união estável entre pessoas do mesmo sexo, refletindo nos direitos de pensão, sucessão de bens, adoção de filhos, etc, garantidos aos casais heterossexuais.  

   4° O direito de tratamento médico, onde travestis e transexuais buscam ser atendidas pelos órgãos de saúde públicos para realizar as mudanças hormonais e/ou cirúrgicas que condizem com as suas identidades.

   5° O direito de revisão do nome e sexo nos registros civis para transexuais.

Mais não existe apenas esse monte de letra falada por vitor  também temos os LGBTI  são Aqueles que desejam incluir pessoas intersexuais em grupos LGBT  e sugerem o acrônimo prolongado LGBTI. Algumas pessoas combinam as duas siglas e usam LGBTIQ ou LGBTQI.

Outros, ainda, adicionam a letra A  para os assexuais ( pessoas que não querem fica ou fazer sexo com ninguém ou seja que não gostam nem de homem nem de mulher )  ou simpatizantes: LGBTQIA. Finalmente, um sinal de + é por vezes adicionado ao final para representar qualquer outra pessoa que não seja coberta pelas outras sete iniciais: LGBTQIA+.

Isso também tem haver com a lingua,  em  muitos países mais por aqui no Brasil os grupos só usam as denominações LGBTs de forma geral

Alias Gente GGB é o primeiro grupo LGBT da Bahia e o mais antigo do país em funcionamento  sendo fundado em 1980

No nosso trabalho ( que a prof disse pra não fazer isso foi coisa de Vitor mesmo )  gente temos gráficos e mapas que mostram  como o preconceito é latente em vários países da America latina ( aonde nos estamos ) toda a áfrica ( menos áfrica do sul  mais não quer dizer que não tenha preconceito por lá não tá )  oriente médio e Asia .

9°  E  Mesmo os LGBTs existindo desde que mundo é mundo eles ainda sofrem muito preconceito.

E  eu e Vitor vamos falar os 5 direitos mínimos reivindicados pelo movimento LGBT  são :

1°. O direito à vida, independente de orientação sexual, identidade de gênero e identidade sexual, etc.

 2° O direito à integridade social, refutando todas as formas de preconceito, entre heterossexuais, gays, lésbicas, travestis, transexuais, transgêneros, etc.

Vitor  :  Alguns dos fomentadores da homofobia no Brasil têm surgido no meio eclesiástico, tanto protestante como católico. No entanto, não há unanimidade sobre o assunto dentro desses grupos religiosos e diversas igrejas chamadas "inclusivas" têm surgido no Brasil como uma resposta à exclusão de pessoas com base na orientação sexual, realizada por algumas igrejas com maior número de fiéis e influência.

Dentro das próprias denominações evangélicas e em diversos níveis da hierarquia católica existem simpatizantes dos direitos dos homossexuais.

Alguns movimentos pára-eclesiásticos, ou seja, criados para servirem às igrejas, mas geralmente sem bandeira denominacional, também têm promovido conceitos contrários aos homossexuais e têm feito esforços para contrariar a inclusão dos mesmos, tais como são, propondo que a homossexualidade pode e deve ser alterada. Alguns exemplos desses grupos são a Exodus International, o G.A. (Grupo de Amigos), o Ministério Deus se Importa, o Movimento Pela Sexualidade Sadia (MOSES), grupo brasileiro que propõe ser possível reverter o comportamento homossexual, dentre outros.

Um estudo publicado no ano de 2010 pela Universidade de Brasília, indicou que o ensino religioso no Brasil promove a intolerância religiosa e o preconceito, incluindo a homofobia. Segundo Débora Diniz, responsável pela pesquisa, "(o)s livros usam de generalizações para levar a desinformação e pregar o cristianismo". A pesquisadora é também diretora do Instituto de Biotécnica, Direitos Humanos e Gênero, uma organização que pesquisa sobre questões como bioética, direitos humanos e igualdade de gênero.

Nas palavras de Jean  Wyllys ( no caso dele eu digo que é uma via de mão dupla )

(...) o limite da liberdade de expressão de quem quer que seja é a dignidade da pessoa humana do outro. O que fanáticos e fundamentalistas religiosos mais têm feito nos últimos anos é violar a dignidade humana de homossexuais.

—Jean Wyllys

Vitor 1 : A Homossexualidade vem do  grego antigo ὁμός (homos), igual + latim sexus = sexo) refere-se à característica, condição ou qualidade de um ser (humano ou não) que sente atração física, estética e/ou emocional por outro ser do mesmo sexo ou gênero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com