TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apts De Economia

Trabalho Universitário: Apts De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  4.205 Palavras (17 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

2º SEMESTRE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COMPONENTES DA EQUIPE: (5)

*FABRÍCIO SANTOS CRAVO RA: 384245

*JAIRO NASCIMENTO DE OLIVEIRA RA: 388789

*PAULO SERGIO PINHEIRO MARQUES RA: 387984

*RODINILSON OLIVEIRA DO AMARAL RA: 396324

*RUBENS JOAQUIM MOTA RA: 386432

ATPS: ECONOMIA

PROFESSORA: MARCIA RENATA MACHADO GARCIA DALPIAZ

TUTORA: ROSANA GISELA OLIVEIRA DE MOURA

ANANINDEUA-PA

14/09/2012

ETAPA 01

GRAMAZON LTDA

A GRAMAZON LTDA é uma marmoraria que atua no mercado de comercio há mais de 10 anos fabricando bancadas, soleiras, escadas e pisos.

A empresa fica localizada na cidade de Ananindeua no estado de Pará. Atualmente a empresa tem um quadro de 20 funcionários, juntando a parte operacional e a administrativa da empresa, o seu faturamento mensal gira em torno de R$ 240.000,00.

Os principais produtos fabricados pela GRAMAZON são: bancadas, soleiras, escadas e pisos.

Os principais concorrentes da GRAMAZON no município de Belém, estado do Pará são as empresas: ARTES PEDRAS, MARGRAN e principalmente a MARMOBRAS. Em números a GRAMAZON tem 40% do mercado de Belém, enquanto a ARTE PEDRAS tem 10%, MARGRAN tem 15% e a MARMOBRAS 35%.

A GRAMAZON possui em Ananindeua o seu departamento de vendas onde atuam ativamente 04 vendedores, o departamento de corte onde tem 08 funcionários, departamento de logística onde recebe o material fabricado e distribui pela grande Belém e também solicita a matéria-prima da região Sul, e por fim o departamento financeiro onde auxilia a fábrica, realizando as cobranças e controles de materiais e despesas do escritório.

A GRAMAZON tem como principal consumidor as Construtoras, que normalmente compram em torno de 80%, e que são empresas de médio e grande porte, sendo que o pagamento é realizada à longo prazo, de acordo com o período estabelecido que gira em torno de 18 á 24 meses. Normalmente são empresas de alto poder aquisitivo, pois constroem prédios residenciais e comerciais, e 20 % de suas vendas, são para consumidores finais, com poder aquisitivo elevado, por se tratar de um produto classe A.

A partir do ano de 2005, o mercado da construção civil teve um aumento de 50% na construção de prédios residenciais e comerciais, o que fez com que a produção de mármores e granitos aumentasse também, em 2005, a empresa tinha 40% do seu faturamento atual. Isso pode ser observado no gráfico abaixo.

CUSTO DE OPORTUNIDADE

Este estudo teve o objetivo de analisar a influência do custo de oportunidade da terra na estrutura de custos do manejo de baixo impacto no meio ambiente de produção. Os dados foram obtidos na própria empresa situada no município de Ananindeua, estado do Pará, que explora o ramo de fabricação de bancadas, soleiras, escadas e pisos e comercializa os produtos acabados no município e capital. Os resultados demonstraram elevação dos custos variáveis de 28,00% para 48,00% ao longo do período que a mesma atua no mercado, com o custo fixo de 20,00%.

Construir uma casa, ou um apartamento e fazer o acabamento em mármores e granitos acabam sendo um sonho de consumo de todo pai de família, porém poucos conseguem realizá-lo, por se tratar de um produto de fino requinte e não essencial. Porém com a facilidade de pagamento em parcelas, muitos conseguiram realizá-lo.

O primeiro passo de qualquer investidor, é saber poupar. Neste sentido, vale à pena descobrir para onde está indo o dinheiro que deveria ser investido.

RELATÓRIO DOS PONTOS ABORDADOS ACIMA

Em economia, a fronteira de possibilidades de produção (FPP), também designada por curva de possibilidade de produção (CPP), ilustra graficamente a escassez dos fatores de produção cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.

Assim na função supõe-se a produção de apenas dois bens, sabendo que os restantes fatores de produção já são dados. A Função FPP tem a forma de curva e, ao longo desta, é possível estabelecer diferentes pontos máximos de eficiência produtiva e respectivos trade-offs resultantes do aumento/diminuição da produção de um dos bens expostos. Qualquer ponto no seu interior representa ineficiência produtiva, pois não se produz na máxima eficiência possível, estabelecida pela fronteira. Qualquer ponto no seu exterior é impossível como prova à lógica.

A curva representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes.

Em economias de mercado, descentralizadas, a escolha sobre as alternativas de produção fica a cargo do mercado. Já em economias planificadas, centralizadas, o deslocamento da CPP é feito conforme decisão de quem a controla.

Devido à limitação de recursos, a produção total de um país, por exemplo, tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva.

Quando um ponto está dentro da curva à economia está operando com capacidade ociosa ou desemprego de recursos (fatores de produção subutilizados). Quando o ponto está fora da curva há uma situação impossível de utilização de mais recursos do que os disponíveis. Esse ponto somente será atingido com um aumento na CPP, que representará um acréscimo de fatores de produção, representando o desenvolvimento de uma sociedade.

A Elasticidade Preço da Procura ou Elasticidade Preço da Demanda (algumas vezes escrita com hífen Elasticidade-preço...) é uma medida que indica a sensibilidade da procura em face de alterações no preço de um bem, mantendo todas as outras coisas constantes.

A lei da oferta e da procura conclui a existência de uma relação inversa entre a quantidade procurada e o preço, ou seja, quanto menor o preço, maior deve ser a procura do bem.

Os principais determinantes da elasticidade preço da procura são:

Disponibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com