TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Global

Casos: Aquecimento Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

AQUECIMENTO GLOBAL

Aquecimento global é o termo que vem sendo utilizado para o aumento da temperatura do planeta Terra registrado nos últimos anos. Cientistas acreditam que ao longo do século passado a temperatura média da superfície da Terra tenha subido de 0,4° C a 0,8° C.

Segundo eles, essa elevação tem sido provocada, principalmente, pela ação humana, com o lançamento excessivo de gases do efeito estufa na atmosfera. O dióxido de carbono (CO2), o óxido nitroso, o metano, e os clorofluocarbonetos (CFC) são apontados como os principais vilões do aquecimento global. Esses gases formam uma espécie de cobertor em torno do planeta, provocando um aprisionamento do calor. Com isso, a Terra fica mais quente.

Figura-1 Aquecimento Global

Ultimamente, o aquecimento global virou assunto nos mais diversos meios de comunicação, a população está preocupada com o que poderá acontecer com o nosso planeta.

Como o próprio nome já diz, aquecimento global é a elevação da temperatura do planeta, gerando sérias complicações como: mudanças climáticas (com ondas de calor intenso); ecossistemas destruídos; espécies extintas; fenômenos como furações, inundações, tempestades, secas, deslizamentos de terra, aumento do nível do mar (por causa do derretimento das calotas polares), além do surgimento de novas doenças, mais fome, mais miséria e vários outros problemas que o homem não tem condições de enfrentar ou controlar. Há muitos anos, o homem destrói o planeta (matando e poluindo) e os pesquisadores alertam sobre as conseqüências graves desses atos.

Existem várias evidências que a temperatura do planeta aumentou: os termômetros subiram 0,6ºC desde o meio do século XIX, o nível dos oceanos também subiu e as regiões glaciais do planeta estão diminuindo. Os cientistas também consideram prova do aquecimento global, a diferença de temperatura entre a superfície terrestre e a troposfera (zona atmosférica mais próxima do solo).

A maioria dos cientistas climáticos acredita que o aumento da quantidade de gases estufa (gás carbônico, metano, etc.) lançados na atmosfera provoca uma elevação da temperatura, a emissão desses gases (fruto do desmatamento e da queima de combustíveis fósseis) formam uma barreira impedindo que o calor se propague aumentando a temperatura da terra.

Figura-2 Poluição Atmosférica

Os maiores responsáveis pela emissão desses gases no mundo são:

China

As emissões de poluentes têm crescido bastante na China, país que depende do carvão para geração de eletricidade e uso industrial. O país ratificou a Convenção do Clima da ONU em 1993, e o protocolo de Kyoto em 2002.

Estados Unidos

Os EUA apresenta programas de incentivos de energia renovável, considerada ainda tímida, um dos exemplos é o Programa de Tecnologias de Energia Solar. O país ratificou a Convenção do Clima da ONU em 1992, e rejeitou o Protocolo de Kyoto.

União Europeia

Os países europeus pretendem reduzir pela metade as emissões de poluentes até 2050, estão desenvolvendo fontes de energia renováveis. No Reino Unido, as emissões estão abaixo da meta de Kyoto, graças à transição do uso do carvão para o gás na década de 1990.

Rússia

A partir da década de 90, passou a utilizar o gás natural, o que possibilita a queda das emissões de poluentes, porém ainda há a ausência de políticas internas que controle a poluição no país e que gerencie uma política de eficiência energética.

Índia

O país indiano depende muito do carvão, mesmo com projetos que buscam a participação de energias renováveis. Ratificou a Convenção do Clima da ONU em 1993, e o Protocolo de Kyoto em 2002.

No Brasil, conforme relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (órgão ligado às Nações Unidas, que avalia as mudanças climáticas, o IPCC), as previsões apontam para o aumento da temperatura na Amazônia (podendo se transformar em um grande cerrado); cidades litorâneas como Rio de Janeiro e Recife correm risco de desaparecer (com a elevação do nível do mar); o Nordeste será muito castigado (pode virar um grande deserto); as regiões Sul e Sudeste poderão ser assoladas por furacões, enquanto as grandes cidades ficarão mais quentes e mais suscetíveis a inundações, enchentes e desmoronamentos.

Segundo a revista “Science”, as queimadas de florestas tropicais, savanas e terras agrícolas são responsáveis em 19 % pelo aquecimento global. A queimada ecologicamente incorreta ainda é um mecanismo muito usado na economia mundial e no fluxo de energia global.

Até o início do século 21, Brasil, Malásia e Indonésia foram os países que mais devastaram suas florestas através de queimadas. Entre os anos de 1997 e 2006, os trópicos asiáticos, através de queimadas, contribuíram com 54% das emissões. Nos trópicos americanos, incluindo a Amazônia, foram emitidos 32 %, a África ficou com 14 %.

Figura-3 Focos de queimada na Amazônia

Os principais focos de calor por queimadas do planeta estão situado na Amazônia e no Mato Grosso. O nosso planeta Terra é grande detentor de carbono, o que o torna inflamável.

Devido às mudanças climáticas, o fogo está mais presente nos biomas, gerando prejuízos domésticos, empresariais, sociais e ambientais. Devido ao El Niño de 1997-98, a Ásia tropical e a América Latina ficaram mais secas e mais inflamáveis, pois a seca nos biomas favorece o aparecimento de focos de incêndio.

Apesar de perspectivas tão desastrosas, os especialistas do IPCC acreditam, contudo, que ainda existe tempo para salvar o planeta. Mudanças urgentes nas estratégias globais devem ser adotadas e toda a humanidade mobilizada. Somente a participação efetiva de todos os povos da Terra poderá garantir a vida. Novos padrões de consumo deverão ser buscados para reduzir os impactos do aquecimento global e assegurar a dignidade da raça humana. O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas ou Intergovernamental Panel on Climate Change) criado pela ONU, ganhou destaque por causa dos seus esperados relatórios a respeito das causas desse imenso problema e também por apontar alguns caminhos para reverter a situação.

O Brasil já contribui para mudar esse triste quadro, aqui já existe o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com