TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Area De Atuação

Resenha: Area De Atuação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Resenha  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

O trabalho foi o grande passo que marcou o desenvolvimento do homem, através dele o macaco foi adquirindo características que o fizeram evoluir para outra vertente que chegaria ao homem. O trabalho em si, é todo esforço empreendido para se formar algo ou atingir um resultado final para o produtor, assim com o desenvolvimento do trabalho, o que antes era macaco foi adquirindo um caráter mais humano, se aproximando do que somos hoje, segundo o texto.

O texto possui um caráter lamarckista em certos pontos, porem a idéia principal se refere a importância que o trabalho teve na evolução do homem, se reconhecendo como homem.

Em um ambiente em que os beneficiados eram aqueles que tinham melhor desenvoltura com uma lança, por exemplo, foram se desenvolvendo indivíduos que permaneceram com essas características herdadas de seus pais, assim a linhagem mais adaptada é apta para sobreviver. A capacidade de se comunicar e de viver em sociedade, foi sendo transmitida culturalmente para a prole, e assim foram se criando as sociedades.

A caça, a pesca e até mesmo a agricultura foram sendo inseridas pouco a pouco, fazendo com que o caráter animalesco, fosse sendo deixado de lado, para então aparecer um caráter de sociabilidade. Antes os macacos dependiam totalmente da natureza para sobreviver, agora com o desenvolvimento de técnicas ele passou a ter uma forma de controle sobre o cultivo e a caça, pois de certa forma poderia controlar o estoque de comida, por exemplo.

O homem então, começa a se diferenciar dos animais conforme adquire certos valores e adaptações, sejam elas por mutações ou simplesmente por costumes passados culturalmente, se diferenciando assim dos demais animais pela capacidade de entender o espaço que o cerca,tendo consciência de seu poder de dominação e modificação deste espaço.

Os animais, por sua vez, também possuem a capacidade de modificar o espaço que os cercam, porem agem por instinto, sem imaginar a conseqüência que seus atos trarão. Como por exemplo: “As cabras impediram o reflorestamento dos bosques na Grécia; em Santa Helena, as cabras e os porcos desembarcados pelos primeiros navegantes chegados à ilha exterminaram quase por completo a vegetação ali existente, com o que prepararam o terreno para que pudessem multiplicar-se as plantas levadas mais tarde por outros navegantes e colonizadores.” Estas cabras agiras sem ter nem idéia de suas ações, porém não deixaram de modificar o meio.

Entretanto, os homens agem com intencionalidade, procurando atingir um objetivo traçado por ele, todos os seus atos já estão acompanhados de conseqüências, sejam elas contra ou a favor da natureza, como citado no texto: “Os animais destroçam a vegetação do lugar sem dar-se conta do que fazem. Os homens, em troca, quando destroem a vegetação o fazem com o fim de utilizar a superfície que fica livre para semear trigo, plantar árvores ou cultivar a videira, conscientes de que a colheita que irão obter superará várias vezes o semeado por eles.”

Assim, os animais modificam a natureza simplesmente por estarem contidos nela, já o homem a modifica não somente pelo fato de estar inserido à ela, como também, pelo interesse que tem em transformá-la à seu favor. Muitas vezes a natureza não reage bem a essas transformações, como no caso de desmoronamentos de terra, deslizamentos por chuvas e outros fenômenos que acabam por mostrar que a dominação tem altos e baixos, vitórias e derrotas.

A ânsia de dominação foi sendo cada vez mais intensificada, até que o homem começou a dominar seus semelhantes. A dominação do homem sobre o homem foi se intensificando, até que classes começaram a surgir, sendo elas: a classe dominante e a classe dominadora. A partir dessa divisão a sociedade do consumo começou se instaurar, e o acúmulo de riquezas se tornou a prioridade dos seres humanos.

Como é ilustrado no texto: “[...] de a propriedade privada baseada no trabalho próprio converter-se necessariamente, ao desenvolver-se, na ausência de posse de toda propriedade pelos trabalhadores, enquanto toda a riqueza se concentra mais e mais nas mãos dos que não trabalham.”

A socialização gerou importantes avanços, porem a dominação de poucos sobre muitos, gerou uma sociedade desigual, em que os que trabalham são os que menos tem, e os que comandam o trabalho são os que ficam com as maiores partes de riquezas.

O PROCESSO DE TRABALHO OU O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE VALORES DE USO

A essência do trabalho é criar algo, desenvolver a partir de suas habilidades algo produtivo para o consumo próprio. Esse conceito de trabalho que motiva o trabalhador, e o faz ser dono do resultado daquilo que desenvolveu, foi sendo perdido, principalmente, com a chegada de valores capitalistas que transformaram o processo de trabalho em algo desligado do trabalhador.

Com a formação desses ideais capitalistas, o trabalhador passou a vender sua força de trabalho, e não o produto de seu trabalho. Assim aquele que compra a força de trabalho tem direito sobre o trabalhador e determina o que esse fará para beneficiar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com