TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Propostas

Por:   •  27/9/2015  •  Artigo  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Hipertexto na Internet

Atividade Proposta da Unidade I

Leia o texto Hipertextualidade e Hipertexto: Seria redundância? Selecione os cinco tópicos mais importantes em sua opinião, com base nos estudos do livro. 

 

Achei o texto muito difícil de ser lido. Muitos termos e conceitos utilizados em outra área de estudo... Mesmo assim li o texto todo algumas vezes. Achei algumas coisas interessantes, simplesmente por terem me feito pensar a respeito do assunto.

Uma delas é quando a autora cita que “(...) o conceito de hipertexto continua a ser alvo de inúmeras definições, que ora se convergem, no sentido de considerá‐lo algo oriundo dos recursos computacionais, ora divergem, no sentido de defendê‐lo como algo já existente no texto impresso”. Entendo que na internet, e mesmo em alguns aplicativos, é possível a criação de links que remetem um leitor a outro espaço de conteúdo. E também que um texto pode citar ou mesmo trazer outros conteúdos de outros espaços também.

Outra coisa que prestei atenção foram algumas abordagens sobre a não linearidade do hipertexto. Em uma delas a autora cita que “(...) segundo Espéret, a não‐linearidade deve ser vista sob mais dois outros ângulos: quanto à maneira como uma informação é estocada num dado meio e quanto à maneira como o leitor gerencia essa informação”. O hipertexto é não linear. Considero um texto também não linear, na medida em que pode referir-se a outras partes de um mesmo texto. Nesse caso cabe ao leitor interpretar e ligar os múltiplos elementos referenciados.

Nesse sentido, a autora cita Palácios (1999), que afirma que o leitor é quem reconstrói a linearidade (ou linearidades) a fim de construir o sentido. E cita uma coisa também interessante, a multi‐linearidade, termo mais preciso e apropriado que não‐linear, “por traduzir mais adequadamente a multiplicidade de possibilidades de construção e leitura abertas pelo hipertexto”.

Achei interessante também o enfoque dado à intertextualidade. Eu pesquisei um pouco a respeito. A autora cita a definição de Kristeva, “todo texto se constrói como um mosaico de citações, todo texto é a absorção e transformação de outro texto”. No meu entendimento, um texto pode incorporar implicitamente elementos de outro texto. João Guimarães Rosa faz isso no conto Fita Verde no Cabelo. Ele traz para seu texto elementos do conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault. Isso é intertextualidade. Uma adaptação de um dentro de outro.

E então a autora fecha o assunto dizendo que o hipertexto é uma forma de intertextualidade: “(...) o hipertexto é, por sua própria natureza, essencialmente intertextual por se tratar de inúmeros textos que se fundem e se sobrepõem a inúmeros textos simultaneamente”. E então “podemos concluir que a função remissiva do hiperlink é a própria concretude da intertextualidade no meio digital”.

Esgotei meu cérebro!


Atividade Proposta da Unidade II

De que forma o acesso às redes sociais possibilitaram a realização do sonho de Marshalll Mac Luhan? 

Marshall McLuhan foi um teórico da comunicação e seu sonho era um mundo totalmente interligado, sem fronteiras, como se todos estivessem em uma aldeia, uma aldeia global, onde o tempo e o espaço desapareceriam.

A internet e as constantes e novas tecnologias aplicadas a ela trouxeram facilidade e agilidade na obtenção de informações e na capacidade de nos comunicarmos com outras pessoas. Ela é uma fonte inesgotável para compartilhamento de dados e de informação, fornece uma capacidade única para divulgação de produtos e serviços, de comunicação entre usuários, de diversão e de entretenimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com