TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências e o Mundo

Por:   •  17/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

A utilização da tecnologia na sala de aula tanto possibilita a inovação na prática de ensino e aprendizagem; como viabiliza a circulação de informações de forma atrativa. O uso dos recursos midiáticos, em especial o vídeo, inegavelmente, possibilita o despertar da criatividade à medida que, estimula a construção de aprendizados múltiplos, em consonância com a exploração da sensibilidade e das emoções dos alunos, além de contextualizar conteúdos variados. A partir desse conjunto de possibilidades, o educador pode conduzir o educando a aprendizados significativos que fomentem princípios de cidadania e de ética. Para tanto, faz-se necessário o uso de todos os recursos midiáticos que as escolas dispõem centrando-se, principalmente, na aprendizagem do saber fazer, de modo relacionar o mundo tecnológico com o universo educacional. A construção de significados para ler e compreender o mundo, articulado ao conhecimento histórico, revela o uso de práticas pedagógicas voltadas á vivência de experiências e a ampliação do repertório de saberes dos alunos.

Com base nessa visão pode-se enfatizar que o aluno quando devidamente orientado pode potencializar a aquisição do saber, recriando de forma significativo a sua própria história. Pelo viés dos multimeios, pela a integração das diversas mídias o aluno poderá dar resposta a tudo que está ao seu redor, ou seja, tudo que está acontecendo ou já aconteceu no mundo que o cerca. Isto porque esses recursos tornam a prática de ensinar e de aprender motivadora, variada e lúdica.

Com os avanços da tecnologia, principalmente a internet, o professor não pode mais adotar uma postura de transmissor de conteúdo, mas de mediador crítico, capaz de articular os conteúdos programáticos às mídias que estão presentes no seu campo de trabalho. O manuseio e o uso dos recursos tecnológicos devem acontecer de forma criativa e crítica, favorecendo práticas interdisciplinares que contribuam para a qualificação da educação e a formação do cidadão. O uso e produção do vídeo quando explorado de forma adequada torna-se uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem, visto que contempla a construção e socialização de muitos conhecimentos. Nesse sentido, podemos afirmar que o uso das mídias no âmbito escolar evita a dicotomia entre saberes da escola e saberes do mundo, entre o ato de ministrar ou instruir, conduzindo a prática de inserção social dos discentes.

Já analisando o filme assistido para complementação do presente trabalho, vemos que durante todo o filme, mesmo as partes amenizadas com a relação do menino com o futebol, e a Copa do mundo de 70, trata-se da Ditadura Militar e as inúmeras consequências que o regime militar provocou na vida dos brasileiros. E nesse contexto pode-se utilizar-se do filme para trabalhar em sala sobre conteúdos como:

- O que foi a Ditadura Militar.

- O golpe de 1964 e as Leis 5.540/68 e 5.692/71

- O fracasso da política educacional da ditadura.

- Regime Militar Brasileiro.

- Os anos iniciais da Ditadura Militar.

Esses conteúdos poderão ser trabalhados de acordo com a seguinte estratégia de ensino:

2 aulas

2 aulas

O que foi a Ditadura Militar

O golpe de 1964 e as Leis 5.540/68 e 5.692/71.

. A ditadura Militar vigorada no Brasil entre 1964 e 1984, caracterizando-se pelo alinhamento da economia nacional ao padrão de desenvolvimento capitalista em vigor nos anos 1960 e 1970.

- Atos Institucionais, censuras de toda ordem, repressão, torturas, ferrenha perseguição a opositores.

- Vigência da Doutrina de Segurança Nacional), em um modelo econômico altamente concentrador de renda.

- Retirada das frações da Burguesia do Governo.

- propaganda ideológica conservadora e o avanço do comunismo.

- Aliança entre a tecnoburocracia militar e civil e a burguesia industrial e financeira nacional.

As aulas poderão ser trabalhadas no 2° ano do Ensino Médio, e primeiramente se fará uma breve leitura sobre o que foi a Ditadura Militar e suas causas e consequências, as aulas serão expositivas mostrando aos alunos as características políticas e econômicas do Brasil em 1964, relacionando-as ao cenário mundial, mostrando os efeitos dos atos institucionais que promoveram a perda de garantias e direitos individuais. Será feito uma análise da ordem cronológica dos fatos, mostrando também através de vídeos as mudanças econômicas e sociais produzidas pelo regime militar, analisando os acontecimentos polêmicos da luta armada e sua consequente repressão pelo regime militar, expondo os fatos, e ressaltando as vítimas existentes em ambos os lados, enfocando o fracasso da política educacional da ditadura, e para que haja um melhor entendimento, será feito um debate sobre essas polemicas levantadas acerca do regime da ditadura, como forma de aprofundar a capacidade de argumentação dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com