TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções da Linguagem

Por:   •  9/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1 – Descreva o contexto no qual a Sociologia emergiu como ciência, dando destaque para a chamada dupla revolução:

A sociologia surgiu em um contexto de grande turbulência na Europa, em meio a transição do modo de vida do campo, para a cidade, daí em diante começaram a surgir os primeiros pensadores que deram como ênfase nos seus estudos, a sociedade.

A sociologia não surgiu de repente, foi um processo, como todos os acontecimentos sociais, seja ele uma revolução, uma guerra, ou algum fato que ocorrera em algum país em específico; para o seu surgimento, houve uma cadeia de dilemas enfrentados pela sociedade europeia, dois dos principais fora a Revolução Industrial (Séc XVIII) e a Revolução Francesa (Séc XVIII). A primeira, mudou o cenário já consolidado na Europa, de uma produção manufaturada para a produção em massa, visando a quantidade e o lucro. A sua população passou de sua grande maioria camponesa, para uma população urbana (em um processo lento, é claro), e que a sua força de trabalho no geral, era utilizada nas fábricas recém estabelecidas. Neste caso, o alvo de estudo foi os operários fabris, que recentemente saíram da vida dura do campo, para uma vida com uma realidade completamente diferente já vivida pelos mesmos, uma realidade de, talvez, esperança, ou uma realidade que outrora poderia se tornar um fardo para os que vivenciavam tal realidade, em uma vida de escassez, muita pobreza e a falta de direitos para sua defesa.

Já a segunda revolução citada acima, teve uma mudança brusca no viés político, e não no viés econômico, por assim dizer, como na revolução industrial. O cenário europeu político da época era o absolutismo, com a sua coroa dominante na maioria dos países, tendo praticamente todo o monopólio do poder, com a população ou as demais classes, sendo reféns desse modo de governo autoritário. A população ficava a mercê do poder executivo, que neste caso, era a coroa, não havia quase algum direito de expressão, se esse pensamento fosse contra o ideal monárquico, muito possivelmente seria reprimido de imediato; não havia nenhum tipo de divisão de poder, a palavra do rei era a lei, e a revolução francesa foi a principal chave para a quebra, da então, tão bem conceituada monarquia.

Contudo, esses dois grandes acontecimentos desencadeou uma série de estudos científicos realizados pela recém surgida, sociologia, que é como a chamamos hoje. A sociologia entende-se como uma ciência social, que como o próprio nome sugere, estuda a sociedade como um todo. Devido às circunstâncias dessas revoluções, surgiu a necessidade de explicar o porquê a sociedade comportar-se da forma que ela estava se comportando (e inevitavelmente, se comportaria futuramente), diversas obras foram publicadas no período, e neste período que surgiu os pais da sociologia como Max Weber, Émile Durkhein, Karl Marx , que foram importantíssimos para o desenvolvimento desta nova ciência.

QUESTÃO 2 – Escolha um dos itens abaixo e escreva sobre o mesmo, com base no material e debates sobre o tema:

C) Herbert Spencer

Herbert Spencer foi um filósofo, biólogo e antropólogo inglês do século XIX, conhecido na sua maioria das vezes, como um dos representantes do liberalismo clássico e do Darwinismo Social.

Herbert Spencer ficou conhecido por idealizar o chamado Darwinismo Social, termo esse não usado nenhuma vez pelo mesmo. O Darwinismo Social tinha como objetivo explicar a evolução natural da sociedade, Herbert tentou aplicar as leis da evolução a todos os níveis possíveis da atividade humana, de que, se não houvesse interferência exterior, a sociedade evoluiria naturalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com