TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Instituições Sociais

Exames: As Instituições Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.466 Palavras (10 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 10

Conceito de Instituição social

O processo de institucionalização e Símbolos sociais.

As instituições sociais surgem a partir de uma necessidade, e possuem valor social, uma vez que dependem da aceitação da sociedade.

Toda Instituição Social, possui um sistema baseado nas interações sociais. Estas geralmente são de caráter permanente, tendo como objetivo, atender as necessidades básicas de uma sociedade. Possuem então ações rotineiras e previsíveis (objetivas).

O desenvolvimento destas instituições interligam-se as necessidades da população, (uma vez, que essas necessidades, mudam constantemente).

As padronizações das atividades desenvolvidas ocorrem com o intuito de se atender á objetivos importantes.

Os símbolos são responsáveis pelo “registro”, por “marcar” uma instituição. Uma vez que os mesmo remetem a atividade desenvolvida por ela.

Destacam-se como entre as instituições sociais: família, religião, economia, política, educação, recreação e etc.

Torna-se importante destacar, que as instituições sociais, diferenciam-se dos grupos sociais.

A Família, Endogamia e Exogamia.

Família é um grupo de parentesco que tem como responsabilidade de suas crianças e de outras necessidades básicas. Grupo de pessoas relacionadas entre si pelo sangue, casamento ou doação. É também considerada como uma unidade social básica e universal.

Básica: por de ela depender a existência da sociedade.

Universal: pois é encontrada em todas as sociedades humanas.

O Estereotipo de cada família é constituído de marido, esposa e filhos.

Quanto ao numero de conjugues, a família pode ser considerada monogamia ou poligamia.

Monogamia: (É quando um homem é casado com uma só mulher ou vice-versa).

Poligamia: (É quando um homem é casado com mais de uma mulher ou vice-versa).

A Poligamia pode ser de dois tipos:

Poliandria que é o casamento de uma mulher com mais de um homem.

Poliginia que é o casamento de um homem com mais de uma mulher.

Endogamia ou Exogamia são as formas que o casamento pode assumir em diferentes sociedades e é uma de direito de escolha do conjugue.

Exogamia: Forma de casamento em que as pessoas são obrigadas a selecionar parceiros fora de um grupo especificado. Ex: Irmão com irmão, primo com primo.

Endogamia: Forma de casamento que os indivíduos são obrigados a escolher os conjugue dentro do grupo a que pertencem. Ex: Branco com branco, negro com negro.

As funções da família, as relações familiares e instituições religiosas.

AS FUNÇÕES DA FAMILIA ESTÃO DIVIDIDAS EM CINCO:

A biológica, a socialização, a social, a assistencial e econômica.

A biológica esta relacionada com a procriação da nossa espécie onde às vezes é permitido ter relações sexuais fora do casamento mais ter um filho não é aceitável pela família.

A socialização é a mais importante função, é onde a criança recebe as transmissões da herança social e cultural através da educação, crenças costumes e valores.

A social é o status da família que passa a ser da criança também, onde ela começa sua vida com ou sem dificuldades para prosseguir na vida.

A assistencial, a família é que tem obrigação e responsabilidade pela criança, na proteção física, econômica e psicológica.

A econômica, as famílias de antigamente trabalhavam só para seu sustento e as famílias de hoje trabalham para constituírem mais como unidade de consumo onde quem tem bastante membros tem que trabalhar mais para sustentar a família

Relações familiares

Existe bastante variação na sociedade, há famílias que aceitam o sexo fora do casamento e há outras que não toleram no México o pesquisador Juan Carlos Hernández diz que na cidade Veracruz é comum os homens irem pescar e as mulheres terem amantes adolescentes, já em outro povoado é tolerado elas terem amantes mais velhos e é comum ter também as lesbicas sem ninguém incomoda-las, isso vária de acordo com cada região de cada país.

Instituições religiosas, as religiões no Brasil.

É um assunto que do ponto sociológico não há questionamento se é verdadeiro ou não Há três tipos de interesse nas funções da religião: As doutrinas, os rituais e as normas. As doutrinas, os rituais e as normas.

As instituições religiosas promovem a socialização, com os cultos, atividades educacionais e nas celebrações especiais promovem a reunião das pessoas, com isso a igreja faz com que as pessoas encontrem companheirismo, recreação, encontro de casais e a formação de liderança.

Com o avanço da tecnologia a enfermagem se vê tendo que avançar com a modernidade dos dias de hoje, vão se criando novas atribuições aos enfermeiros, e ficando com novas responsabilidades esse cargo, onde jamais deixará de existir um cargo tão importante.

A gerência de enfermagem vem sendo cada vez mais participativa nas decisões no ambiente hospitalar, isso nos faz ver como é importante o enfermeiro se atualizar, não parar de buscar novas informações, estar sempre pronto para novas atribuições do seu cargo.

O enfermeiro tem que ter em mente que a sua administração também é uma forma de cuidar, se tudo funciona correto o cuidar também sairá de acordo com o esperado, a criatividade do enfermeiro de lidar com várias situações, de se organizar vai além do esperado.

No gerenciamento de enfermagem na correria do dia a dia não é só os pacientes que tem que lucrar com o bom atendimento mais também os funcionários tem que trabalhar com recursos e com prazer, pois esta profissão a gente que escolhe e faz porque gosta e se temos um bom ambiente de trabalho tudo sairá de acordo com o esperado, por isso o gerenciamento de um profissional tem que ser eficaz, e sempre buscar novas tecnologias para um bom funcionamento do seu setor, buscar formas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com