TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Organizações

Trabalho Escolar: As Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

As Organizações

Organização é uma entidade social composta de pessoas que trabalham juntas e deliberadamente estruturadas em uma divisão de trabalho para atingir um objetivo comum.

Quando dizemos que é uma entidade social deliberadamente estruturada queremos dizer que as tarefas são divididas entre seus membros, e a responsabilidade pelo seu desempenho é atribuída a cada um dos membros da organização.

É uma sociedade em miniatura em que coexistem dois tipos de pessoas: os líderes e os subordinados.

Quando dizemos que visa objetivo, queremos nos referir às conseqüências almejadas como obter lucro, atender necessidades espirituais, proporcionar entretenimento, desenvolver arte e cultura, praticar esportes e assim indefinidamente.

O propósito de toda organização é produzir um produto ou serviço para satisfazer a necessidade do cliente, que pode ser consumidor, usuário, associado ou contribuinte. Daí a busca da qualidade é a força vital de uma organização e a fonte da sua vantagem competitiva.

As organizações empregam pessoas e aplicam recursos. Elas podem ser de grande porte ou pequenas e micro organizações. Podem ser locais, regionais ou globais.

Existem ainda as organizações de caráter não lucrativo que possuem objetivos sociais, e podem ser governamentais ou não governamentais (ONG).

3. Níveis Organizacionais.

O administrador é essencial para uma organização qualquer que seja o seu tamanho ou tipo. E dentro da organização o administrador pode ser um presidente ou diretor, um gerente ou supervisor, dependendo do nível que ocupa. Em cada um dos níveis organizacionais (Institucional, Intermediário, Operacional ), seu papel é diferente.

a) Nível Institucional

É o nível mais elevado da organização. É constituído pelo Presidente e Diretores e onde são tomadas as principais decisões. É o nível mais periférico, pois está em contato direto com o ambiente externo, e sofre as pressões e os impactos ambientais. Recebe, também, o nome de nível estratégico, pois é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo.

Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio.

b) Nível Intermediário

É o nível administrativo que articula internamente o nível estratégico e o nível operacional. Recebe o nome de nível gerencial ou tático. É constituído pelos Gerentes.Recebe as decisões globais e as transforma em programas de ação para o nível operacional. Interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação para que o nível operacional possa transformá-lo em execução.

Nesse nível, o administrador deve possuir visão tática.

c) Nível Operacional

É o nível administrativo mais baixo de todos. É o nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com