TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Origens Históricas e Conceituais da Sociologia

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.408 Palavras (14 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 14

Sociologia

As origens históricas e conceituais da Sociologia:

 Com o final da estrutura feudal e o surgimento da burguesia na organização social de produção capitalista, juntamente à Revolução Científica do século XVII e também à Revolução Industrial, e o surgimento do Estado Moderno, que descentraliza e institui-se com caráter social, político e jurídico, e os acontecimentos da Revolução Francesa trouxeram a necessidade de investigar a sociedade de um modo diferente do que, até então, era feito pela Filosofia, pela Política, pela Economia ou mesmo pela História.

O século XIX foi marcado por intensas transformações sociais e políticas. Ocorreram mutações nas relações sociais entre os indivíduos, acrescentando-se, ainda, a migração populacional do campo para as cidades.

Ressalta-se ainda, que as relações de produção intensificaram a exploração da força de trabalho, gerando com isso, um acumulo de riquezas, e consequentemente a segmentação da sociedade e a segregação social.

São modificados os usos, costumes e tradições. São inseridos outros valores nas dinâmicas que movimentam não só as estruturas das organizações, como também, o cotidiano dos indivíduos.

Em síntese:

Diversas mudanças sociais, como a Revolução Francesa, Industrial, Estado Moderno e o capitalismo. A migração das pessoas do campo para as cidades e transformações políticas e sociais impulsionaram a sociologia para um estudo aprofundado do comportamento do indivíduo na sociedade.

Instituições sociais: formas de como as sociedades se estruturam e exercem nas pessoas um padrão de conduta e de comportamento.

Instituições jurídicas: nascem das instituições sociais e servem para controlar e executar as funções legais com o objetivo de manter a organização social dentro do Estado.

Socializar é processar uma identidade nas pessoas. É a formação de um comportamento. Esse processo pode ser informal, ou seja, através da família, da igreja e formal, através do estado.

Entendimento sobre o surgimento da Sociologia:

        Surgiu entre os séculos XVIII e XIX na Europa com o intuito de explicar a mudança dinâmica da sociedade, através das observações que impactaram na política, na economia e claro nas pessoas. A sociologia buscou uma explicação dentro do contexto das Revoluções burguesas, sendo elas conhecidas e com maior expressão a Revolução industrial (impacto na economia) e a Revolução Francesa (impacto na política e posteriormente na sociedade). Essas revoluções ficaram marcadas pelas mudanças na forma de trabalho, na divisão das atividades e no liberalismo (direito a propriedade).

        A sociologia buscou uma explicação para entender o contexto e como foram as transformações da sociedade na Europa. Foi em outras palavras o fruto dessa sociedade.

Auguste Comte: positivismo jurídico

Positivismo

Definição

O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.

 Princípios positivistas

 O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

 Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

Comte pregava a ideia de desenvolvimento, onde uma sociedade menos desenvolvida partiria para uma sociedade mais desenvolvida que segundo ele era simbolizada pela Europa. A revolução francesa trouxe força a burguesia, acabando com o sistema feudal e trazendo inovações na vida da sociedade.

Elabora a lei dos três estados:

  • Teológico: crenças e mitologia com o objetivo de entender os fenômenos naturais como manifestação dos deuses
  • Metafísico: abstração
  • Estado Positivo: conduta científica. Estado mais evoluído e utilização de métodos empíricos

Para Comte o principal era ordenar as ciências experimentais considerando-as como excelência do conhecimento humano, em detrimento as especulações metafísicas ou teológicas.

Características do pensamento de Comte:

  • Colonialismo
  • Ciências naturais
  • Positivismo, ou seja, mais desenvolvimento
  • Base na Europa industrializada

Positivismo segundo Houaiss: “Sistema criado por Augusto Comte que se propõe a ordenar as ciências experimentais, considerando-as o modelo por excelência do conhecimento humano, em detrimento das especulações metafísicas ou teológicas, comtismos; em sentido lato, cada uma das doutrinas influenciadas pelo comtismo nos séculos XIX e XX, caracterizadas pelo cientificismo, metodologia quantitativa e hostilidade ao idealismo. ” (HOUAISS, 2009, p.1530).

Sobre Comte:

Representante do Positivismo que acredita que somente o conhecimento científico poderia levar ao conhecimento verdadeiro

Comte formulou a Teoria Teológica Evolucionista que acreditava na transição de uma sociedade menos desenvolvida para uma sociedade mais desenvolvida. Também formulou a teoria dos três estados que se iniciava no conceito Teológico, através da religião e das crenças, passava para o estágio metafísico (abstração), até chegar ao estado positivo e mais desenvolvido, através da aplicação da ciência.

Ele acreditava na ordem para a evolução da sociedade e acreditava que o conflito fazia a sociedade “caminhar para trás”.

Utiliza um método empírico e acreditava numa sociedade sintética, ou seja, o conjunto era mais importante que a análise caso a caso. Para ele existiam dois movimentos sociais estáticos, baseado na ordem (na lei) e dinâmico (progresso) através do trabalho e da pesquisa.

Para Comte quem deveria chegar ao poder eram os industriais, os engenheiros, os cientistas e os sociólogos.

Emile Durkheim – 1858-1917

Influenciado por Comte. Criação do método objeto e pensa no conjunto. A sociedade para ele é um corpo que apresenta problemas patológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com