TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais Funções Da Administração

Artigos Científicos: As Principais Funções Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A palavra administração tem sua origem no latim: Ad (direção, tendência para), minister (subordinação, obediência), também pode ser definida como gerenciamento ou gestão de empresas. Do ponto de vista científico, pode ser classificada como uma ciência humana que se fundamenta em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar processos e elementos de produção. Assim, a administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno (com ou sem fins lucrativos). Chiavenato [2000, p. 5] cita que “[...] a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz”. Qualquer pessoa que de algum modo envolva-se no mundo dos negócios, oferecendo bens ou serviços no cenário atual da economia mundial, necessita ter conhecimentos de administração, principalmente neste mundo moderno, globalizado e complexo. Assim sendo, empresários, comerciantes e profissionais liberais que obtêm êxito em seus empreendimentos consideram como peça chave para o sucesso o domínio e execução de maneira eficiente e eficaz da administração de empresas.

Para Henri Fayol (1841-1925), engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da administração, toda e qualquer organização possui o que ele denomina de funções essenciais: funções técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas. Fayol preocupou-se em desenvolver as funções administrativas por julgá-las as mais importantes, e por estarem acima das demais funções da organização. Ele subdivide as funções administrativas em: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar. De fato, o pensamento de Fayol encontrou seguidores em todo o mundo e prevalece até os dias de hoje. Com algumas modificações as funções administrativas se condensam em apenas quatro: planejar, organizar, liderar e controlar e são utilizadas por gestores, como base para se obter êxito nas ações gerenciais. "A Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos." [STONER, 1999, p.4]

A administração é uma parte principal para o sucesso de qualquer empresa no mundo atual. Os profissionais responsáveis pela administração destas empresas possuem um leque de habilidades e funções, mas quatro destas funções são as principais, que são as que apresentaremos no trabalho.

Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as quatro principais funções da administração que são: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Desenvolvimento

A administração tem uma série de características entre elas: um circuito de atividades interligadas, busca de obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis, envolver atividades de planejamento, organização, direção e controle. Abaixo se pode verificar cada uma destas funções citadas acima:

• Planejamento

O planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitam alcançá-los, e no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização. O planejamento permite que os administradores e trabalhadores tenham sua ação orientada para determinados objetivos, permitindo-lhes concentrar sua atenção no que é mais importante para a organização.

O Planejamento pode ser definido em três etapas:

1) Estabelecimento dos Objetivos;

2) Tomada de decisão;

3) Elaboração de planos.

O Planejamento ainda pode ser diferenciado entre planejamento estratégico, tático ou operacional.

• Organização

A organização é a função da administração que faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização, define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões. A organização procura distribuir o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros da organização para que estes alcancem os objetivos estabelecidos eficientemente. O resultado do processo de organização é a estrutura organizacional.

• Direção

A direção está relacionada com os processos de gestão de pessoas na organização. Dirigir significa liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades. Dirigir também significa selecionar o canal de comunicação mais adequado e resolver conflitos entre os subordinados. É uma função que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com