TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questoes Politicas Atuais

Artigo: As Questoes Politicas Atuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO EXTRAPOLANDO CONTEXTO DA ATUALIDADE 4

2.1AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL 4

2.2TRATAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NO INICIO E NA ATUALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL 5

2.3AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA ATUALIDADE 6

2.4RELAÇÃO CONCRETA ENTRE AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO E NO PRESENTE 6

2.5POSIÇÃO DA POPULAÇÃO CONTRA AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL ATUALMENTE 6

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERENCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Neste sentido, o presente estudotem como objetivo apresentar as novas expressões da “questão social” e os impactos trazidos por elas perante as transformações societárias, especialmente na juventude da sociedade brasileira.

2 AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO EXTRAPOLANDO CONTEXTO DA ATUALIDADE

A Questão Social, enquanto síntese reflexiva do aprofundamento das desigualdades sociais, acumuladas e manifestas nas mais variadas formas de pobreza, miséria, desemprego e exclusão social, não é fenômeno novo no Brasil.

Desde os primeiros anos da República, a desigualdade social se expressa nas condições detrabalho das pequenas oficinas, órgãos públicos, numaindustrialização acelerada (1930-80), mas de relativamente poucosempregos, longas jornadas de trabalho, trabalho infantil e escravo,salários reais reduzidos, escassez de alimentos, acesso restrito àspoucas escolas públicas primárias e técnicas, epidemias, mão deobra abundante nas cidades.

Em meados do século XIX surgem as sociedades de auxíliomútuo, voluntárias, fraternidades religiosas, santas casas demisericórdia, dentre outras, de iniciativa operária, da elite local edo Estado, todas de caráter beneficente e filantrópico paraenfrentar aqueles problemas.

2.1 AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

A questão Social vem se intensificando a tempos se acentuando com o Serviço Social que no Brasil teve sua origem a partir do amplo movimento social, desenvolvido pela Igreja Católica objetivando recristianizar a sociedade pelo catolicismo. Coincidem também com o início do processo de industrialização e do crescimento das populações nas cidades.

Nos últimos anos, as crises dos padrões produtivos, da gestão do trabalho e as recentes transformações societárias têm repercutido diretamente nas políticas públicas de proteção social. Para Pereira-Pereira (2004):

“... a antiga conjunção de circunstâncias favoráveis às conquistas sociais pelas classes não possuidoras, especialmente após a Segunda Grande Guerra, deixou de existir desde meados dos anos 1970. A expansão do consumo de massa – com a ajuda da industrialização, do crescimento das atividades produtivas e da distribuição de bens e serviços, realizada por um Estado garantidor de direitos sociais e trabalhistas – entrou em declínio. Da mesma forma, o compromisso estatal com o pleno emprego (fortalecedor dos sindicatos), com a segurança no trabalho, com a oferta de políticas sociais universais e com a garantia geral de estabelecimento de um patamar mínimo de bem-estar, vem se desfazendo a passos largos” (p.30-31).

O Serviço Social no Brasil se insere, desde 1930, como uma especialização da questão social. Como tal, a profissão, interna e externamente, sofre as influências das mutações da mesma, enquanto expressão constituída e constituinte dos processos de alienação, antagonismo, desigualdade, discriminação e injustiça social presentes nos modos de ser e aparecer do capitalismo na sociedade brasileira.

Em meados da década de 1990 e até os dias atuais a sociedadebrasileira vive e sofre processos de transformações econômicas eno mundo do trabalho, políticas, sociais, culturais e simbólicas emritmo acelerado. As transformaçõesreferenciadas e o ritmo acelerado se faz sob um pseudoentendimento:o de que a globalização seria a única saída eunificadora visão para dar conta das contradições que permearampor longas e curtas ondas as relações entre os Estados nacionais, ea sociabilidade humana. Mas as mudanças, de fato, não vêmsignificando melhores condições de vida para as sociedadesterritoriais, ao contrário: constituem mais uma etapa do processode acumulação do capital com prioritários e significativosinvestimentos na área financeira em detrimento da social. Tantoque o saldo ou impacto concreto dos investimentos no início doséculo atual não seria aumento do desemprego (192 milhões dedesempregados no mundo, em 2005, OIT, 2006), em escala globale nacional, e ampliação das desigualdades sociais, a nível nacional.

2.2 TRATAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NO INICIO E NA ATUALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Nesse processo internaliza valores e concepções de mundo, produz e intercambia conhecimentos e práticas, resiste e/ou se molda às velhas ou novas formas de enfrentamento da questão social pelo Estado, pelas classes sociais e pelo conjunto da sociedade. Nos primórdios da profissão a questão social era vista e tratada como questão moral, religiosa, inerente à natureza desajustada e/ou patológica dos indivíduos e grupos sociais com os quais mantinha relações profissionais. Onde a concentração de populações e asdemandas sociais passam a receber atenção dos governantes,numa visão de ordenamento sócio espacial, por meio de ações desaneamento, embelezamento e modernização das principaiscidades do país. O aumento de população e demanda de serviço

A questão social hoje, mais do que nunca, é complexa, adquire dimensões amplas e profundas. Adentra-se a um novo milênio com incertezas, crises e de dilemas de toda ordem e natureza. Um milênio com progressos imensuráveis, mas também misérias incomensuráveis e violências diversas em todos os cantos e lugares. Vivencia-se a era da globalização dos países, do Estado, de ideias, dos costumes, da população. Passando o Serviço Social a ver e enfrentar a questão social, matéria prima principal da atuação profissional dos Assistentes Sociais em seus processos de inserção no país.

Desde o inicio até os dias de hoje, novas ideias foram se somando aos princípios bases do Serviço Social, auxiliando, desta forma, a profissionalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com