TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As classes de ações no Tribunal do Trabalho

Seminário: As classes de ações no Tribunal do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Seminário  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

Tipos de Ações na Justiça do Trabalho

Conforme o tipo de ação judicial, variam a finalidade e a matéria objeto da investigação pericial, requerendo competências técnicas e metodologias de trabalho diferenciadas.

Apresenta-se a seguir uma visão panorâmica dos diversos tipos de ações e das esferas do poder judiciário competentes para processá-las e julgá-las (jurisdições).

Tipos de ações

As perícias judiciais neste campo decorrem mais freqüentemente de ações ajuizadas pelo empregado pleiteando:

• adicional de salário pela exposição a riscos inerentes ao trabalho;

• indenização (ou outra modalidade de reparação) pela ocorrência de

danos pessoais sofridos em decorrência do exercício do trabalho.

Com muito menor freqüência, os profissionais especializados neste campo são requisitados como peritos em ações pena isajuizadas pelo Ministério Público contra o responsável ou os responsáveis pela ocorrência do acidente ou da doença profissional.

As possíveis ações regressivas do INSS contra empresas, pelo descumprimento das normas de higiene e segurança do trabalho, na esteira das ações civis e penais por responsabilidade do empregador, poderão ampliar o espectro do trabalho pericial no campo da saúde e segurança no trabalho.

a) Adicionais de risco

A demanda judicial de adicional de insalubridade ou de periculosidade enseja perícia para caracterização da exposição ao risco, nos termos das NRs 15 e 16.

A ação pleiteando o adicional de insalubridade ou periculosidade é ajuizada pelo empregado contra o empregador. A esfera do poder judiciário competente para processá-la e julgá-la é a Justiça do Trabalho, cuja primeira instância é constituída pelas Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ).

A ação ajuizada na Justiça do Trabalho é denominada reclamação. Conseqüentemente o autor (em geral o empregado) é designado reclamante e o réu (habitualmente a empresa), reclamada.

b) Indenização do dano pessoal

O dano pessoal sofrido pelo empregado em virtude do exercício do trabalho é indenizável:

1o) Pelo Seguro de Acidentes do Trabalho, realizado atualmente pelo INSS e regulamentado pela Lei de Benefícios da Previdência Social (Lei n. 8.213/91). A indenização é feita através do pagamento de benefícios específicos para acidentes do trabalho, entre os quais os que se destinam a compensar a perda ou redução permanentes da capacidade laborativa.

2o) Pelo empregador, quando se configurar responsabilidade do mesmo pela ocorrência do acidente do trabalho ou doença ocupacional.

A ação de reparação de dano por responsabilidade do empregador demanda dois tipos de trabalhos periciais, voltados:

• para a avaliação do dano pessoal sofrido pelo empregado. Esta pauta-se basicamente pelas tabelas de percentuais de invalidez permanente parcial da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

• para subsidiar tecnicamente o juízo na avaliação da responsabilidade do empregador,analisando a previsibilidade do risco gerador do dano e a proteção ao empregado propiciada pelo empregador com relação ao risco.

3o) O empregado acidentado no trabalho pode ter direito também a indenização por seguro privado, quando a ele filiado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com