TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais tarefas da biblioteca de brinquedos

Relatório de pesquisa: As principais tarefas da biblioteca de brinquedos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 7

O brinquedo é um objeto que facilita o desenvolvimento das atividades lúdicas, que desperta a curiosidade das crianças, exercita a inteligência e permite a imaginação.

A Brinquedoteca surgiu em meados de 1934, em Los Angeles. Foi uma tentativa de diminuir o roubo de brinquedos de uma loja localizada perto de uma escola. A loja começou a emprestar os brinquedos para as crianças para que elas deixassem de roubar os mesmos. Esse método foi denominado toyloam e existe até hoje nos EUA.

A primeira brinquedoteca brasileira surgiu em Indianópolis, em 1981. O objetivo era de criar um espaço onde a criança pudesse se sentir estimulada e brincar livremente.

Hoje em dia é destinada à crianças para praticas de atividades pedagógicas, sala de estudo, recreação e é um recinto que é cheio de brinquedos. A brinquedoteca pode ser considerado um espaço mágico, pois as crianças brincam e ao mesmo tempo aprendem e enriquecem seus conhecimentos. Podem usar sua criatividade sem a intervenção dos adultos.

A brinquedoteca tem um nível de importância altíssimo, pois quando a criança tem a oportunidade de conviver com outras crianças, sua chance de desenvolvimento, tanto intelectual como física, aumenta. Além disso, é importante para o convívio social, visto que as crianças têm maior facilidade para conviver com outras crianças e se integrar nas atividades escolares sem preconceito e distinção que crianças maiores e adultos teriam.

Os principais objetivos de uma brinquedoteca são: Proporcionar espaço onde a criança possa brincar sossegada e interagir espontaneamente com outras crianças, desprovida de tabus e preconceitos; Estimular o desenvolvimento interior da criança e da sua capacidade de concentração; Estimular a operatividade da criança; Favorecer seu equilíbrio emocional; Dar oportunidade para a criança explorar suas potencialidades; Desenvolver a inteligência, a criatividade e sociabilidade das crianças; Oportunizar à criança a exploração de vários tipos de brinquedos; Incentivar a valorização dos brinquedos; Emprestar brinquedos; Estreitar o relacionamento familiar; Dar prazerosas oportunidades às crianças de se relacionarem com adultos de forma agradável.

Existem vários tipos de brinquedoteca, tais como: de escola, de universidade, de bairro, de hospitais ou clínicas, biblioteca, pastorais de crianças, etc.

A Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), conceitua brinquedoteca como um espaço destinado para brincadeiras, que não se podem ser confundidos com depósito de crianças ou brinquedos, pois está sempre ligada a objetivos educacionais, sociais e lazer dentre outros.

É um espaço que estimula e dá oportunidade às crianças de brincar e despertar o lado lúdico, com uma grande variedade de brinquedos, proporcionando a cada um deles a possibilidade de experimentar, sentir e explorar .

Luiza Erundina (2005, pág 15) afirma que na brinquedoteca além da grande diversidade de brinquedos, proporciona muitas vivencias e aprendizagens com vários aspectos que enriquecem o tempo todo, valorizando a sensibilidade e as emoções, sem condições e perspectivas predefinidas. Prosseguindo em suas declarações, Luiza Erundina (2005,pág 16) conceituou que Brinquedoteca é um espaço destinado para oportunização de brincar livre e espontâneo, dando oportunidade de momentos de agir sem a espera de resultados, ela afirma que é um símbolo de uma nova postura de existência, rompendo paradigmas.

Para Cunha (2001, pág 17) esse ambiente de aprendizado permite a construção de identidade, autonomia e das diferentes linguagens do educando, pois a brinquedoteca é responsável em mediar a construção do saber, em situações de prazer, na busca do conhecimento espontâneo e prezeroso, estimulando extravasar sentimentos, conhecimentos e emoções.

O surgimento da Brinquedoteca amplia o nível de oportunidades para a criança brincar e a visão do resgate do brincar como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade, aprendizagem e socialização na infância, considerando que é notório, ainda na contemporaneidade, a não valorização do brincar enquanto situação de aprendizagem.

Atividades lúdicas são desenvolvidas na brinquedoteca como, quebra-cabeça e brincadeiras populares, esconde-esconde. Têm brinquedos diversos, espaço para a leitura de livros infanto-juvenil, didático, teatro de fantoches. As crianças tem a oportunidade de construir seu próprio brinquedo e jogar sem nenhuma responsabilidade e sem ser forçada a nada. Desenvolvem também a criança a fazer seu próprio jogo utilizando sucatas e coisas descartáveis.

Brinquedoteca pode ser encontrada em hospitais, creches, escolas, faculdades, todas com o mesmo propósito que é a aprendizagem e o bem estar da criança. Ajudam no desenvolvimento das habilidades das crianças.

É difícil encontrar uma escola hoje que não tenha uma brinquedoteca. E se a notícia já é uma delícia para nós, imagine para a criançada. Mas será que esse espaço tem sido pensado e conhecido realmente como um local para o aprendizado e desenvolvimento?

Trata-se de um espaço que permite às crianças trabalhar todas as habilidades, socialização, interação e os diferentes tipos de sentimentos. Além disso, é um ambiente essencial para o trabalho da psicomotricidade, pois, por meio das atividades, é possível formar o esquema corporal, executando o corpo.

A brinquedoteca escolar se constitui em um espaço significativo para o desenvolvimento de diversas atividades recreativas/educativas, especialmente as brincadeiras e os jogos infantis, que podem contribuir para o desenvolvimento das crianças que frequentam as escolas. Ao considerar a necessidade de que os futuros professores de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tenham competência para atuar nesse espaço.

As brincadeiras e os jogos infantis são fundamentais para o desenvolvimento da criança, nos aspectos físico, social, emocional e intelectual. Vygotsky (1991) afirma que o comportamento de uma criança, em relação ao brinquedo, não é apenas simbólico. A criança realiza seus desejos enquanto a realidade e suas experiências vêm à tona. Oliveira, discutindo a temática, afirma que "no brinquedo a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar objeto e significado". (OLIVEIRA, 1993, p. 67)

Para que as atividades desenvolvidas na escola sejam realizadas de maneira adequada, torna-se necessário, além de outras demandas, que os docentes tenham capacitação para uma atuação que atenda aos objetivos pretendidos em relação à aprendizagem escolar. Os próprios alunos do curso de Pedagogia, durante o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com